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Condutores,

não existem estatísticas certas sobre os acidentes provocados por imperícia, mas a única certeza que temos é que eles são provocados principalmente por motoristas recém-habilitados no primeiro ano com a Permissão Para Dirigir (PPD) ou no primeiro ano com a CNH definitiva. Porquê isso? Porque muitos motoristas recém-habilitados insistem em não treinar os fundamentos de direção em local calmo, tranquilo, longe do estresse e das dificuldades que ainda não dominam e vão direto para o trânsito. Acostumados a dirigir só em linha reta e fazer o carro andar para a frente, muitos pensam que não vão ter dificuldades pelo caminho, mas o trânsito nos cobra a PERÍCIA o tempo todo.

Uma hora esse motorista vai ter de reduzir marchas, e aí como fica? Uma hora esse motorista vai ter de desviar do trajeto que ele conhece bem por causa de uma operação de trânsito, de uma emergência ou acidente de trânsito, vai pegar ladeiras e vai se deparar com um problema que ele evitava o tempo todo. Sinceramente, fico me questionando sobre os motivos que fazem com que motoristas que não tenham dominado dificuldades básicas se joguem no trânsito com a ideia de que vão "aprender" alguma coisa.

O QUE É IMPERÍCIA?

Condutores, uma das principais preocupações do Blog Aprendendo a Dirigir é em evitar acidentes, principalmente os causados por imperícia, que é a falta de técnica, falta de comando do carro. Perícia quer dizer característica de quem é perito, é ter habilidade, conhecer bem o que está fazendo e ter completo domínio do carro.
Imperícia - É a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando, o agente, em consideração o que sabe ou deveria saber. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre aquilo que deveria saber e dominar com segurança para dirigir e não sabe ou nãop domina. É uma forma culposa que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. Ver art. 18, II do Código Penal e arts. 617 e 951 do Código Civil.
Se você sai no trânsito só andando para a frente e sem controle do carro, ou seja, se não treina e vai aprender no trânsito pode dar problema sim e o maior deles é causar acidentes, se machucar, machucar os outros e ainda por cima sofrer um processo criminal. Vejam a decisão da justiça para uma condutora que atropelou uma pessoa porque foi para o trânsito sem dominar LADEIRA:

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. INDENIZAÇÃO.

Fato ocorrido em saída de garagem. A ré, insegura que estava ¿ como confessou em depoimento pessoal - para subir uma rampa com espaço vazio entre as duas pistas, acelerou demais seu veículo e, sem ver o autor que subia a rampa para orientar a manobra, atropelou-o. Imperícia manifesta. Temerosa como estava para praticar manobra absolutamente trivial no trânsito urbano, o que demonstra imperícia, deveria a ré ter evitado praticá-la sob o risco de atingir terceiros, o que acabou fazendo com conduta imprudente. Culpa exclusiva da demandada. Majoração do valor da indenização por danos morais.

APELO PARCIALMENTE PROVIDO. (Apelação Cível Nº 70027580547, Décima Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Cláudio Baldino Maciel, Julgado em 26/03/2009)

ALGUNS EXEMPLOS DE ACIDENTES POR IMPERÍCIA

- Não treinar antes os fundamentos e sair para "aprender" no trânsito;
- Perder o controle do veículo parado ou em movimento por falta de domínio porque não treina;
- Subir na calçada porque não treinou controle de embreagem, pisadas em pedais, técnicas de frenagem;
- Bater no carro de trás ao manobrar porque não olhou os retrovisores do carro;
- Mudar de faixa sem olhar nos retrovisores;
- Ralar os retrovisores no portão porque não treina manobras;
- Bater no carro da frente numa sinaleira porque não treinou passadas de marchas, saídas com o carro e outros fundamentos básicos.
Estão vendo, condutores? Tudo é provocado por falta de treino antes achando que só andar para frente em linha reta é dirigir. Dirigir é muito mais do que isso! Dirigir é manter o controle do carro em qualquer situação, inclusive parado. Sem treino não se dirige com segurança e expomos a nós mesmos e aos outros a riscos e acidentes que podem ser evitados.
Nunca deixem para aprender no trânsito de verdade: treinem antes, em rua calma, na frente de casa, sem velocidade, sem trânsito. Dominem primeiro os comandos básicos do carro antes de ir se aventurar e se arriscar no trânsito.

Tudo no ato de dirigir é aperfeiçoamento por meio dos treinos em local seguro, longe do estresse do trânsito. PPD ou CNH definitiva não é atestado de bom motorista. Não é certificado de conclusão de nada. Não significa que a pessoa não vá para o trânsito e cometa acidentes por imperícia. Não se compare aos motoristas experientes, habilitados a mais tempo: treine, dê o primeiro passo. Se não der o primeiro passo vai continuar aí se lamentando, vai continuar pegando o carro sem domínio dos fundamentos básicos, indo para o trânsito e depois vai se lamentar mais ainda porque deu errado.
Afinal, o que esperar que dê se não treina nem aperfeiçoa os fundamentos? Vamos lá gente, se não der o primeiro passo não vai sair do lugar! Dirigir não é só andar para a frente em linha reta! A todo momento os fundamentos básicos nos são exigidos no trânsito. Treine primeiro os comandos básicos do carro, domine os fundamentos, pois dirigir não é só colocar o carro em movimento com velocidade e em linha reta: dirigir também é manobrar em espaços apertados, também é saber entrar e sair da garagem, também é ter completo domínio dos retrovisores, é saber frear corretamente, é ter completo domínio do carro em qualquer situação no trânsito, inclusive com o carro parado!

15 minutinhos por dia de treinos na rua calma em frente de casa fazem muita diferença!

Bons treinos, condutores!
 
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