Anúncios Adsense para meu ID

Como passar as marchas?
A que velocidade?
Como não dar socos e pulos?

Bom pessoal, para quem está começando as marchas parecem um bicho papão, mas logo vocês pegam o jeito e vão ver que é mais fácil do que pensam. 

A velocidade ideal prá mudar de marcha depende do carro: do fabricante, da marca, do motor (se é 1.0, se é 1.2, 1.4, 2.8, enfim...) 

Carro 1.0 geralmente tem relação mais curta de marchas e vc não consegue esticá-las, ou seja, tem que passar a marcha mais rápido. Vou apresentar uma relação prá vcs, mas isso não regra para todos os carros com motor acima de 1.0. 

1ª marcha - usada só para sair com o carro até 20km/h

2ª marcha - entre 20km e 40 km/h

3ª marcha - de 40km/h até 60km/h

4ª marcha - de 60km/h até 70 ou 75km/h

5ª marcha - 75km/h em diante

Para não dar soco na hora de mudar a marcha a regra é a mesma da embreagem: tira o pé do acelerador, pisa fundo na embreagem, passa a marcha, tira o pé da embreagem e continua acelerando. 

Se acelerar forte demais o carro dá soco; se demorar prá acelerar tb dá. Então, em que buscar a sincronia perfeita entre o momento de começar a acelerar e o momento de tirar o pé da embreagem, ok?

Se vc saiu de 1ª quando chegar nos 20km passa a 2ª e quando tiver em 40km/h passa a 3ª
Prá reduzir de 3ª  (60 km/h) para 2ª  vc freia lentamente, aos poucos, até chegar em 35km/h, pisa na embreagem, passa a 2ª, tira o pé da embreagem e acelera ou faz a manobra. Geralmente  se faz assim para entrar numa curva fechada, rua ou passar na lombada.

Lembrem-se:

Marcha baixa (1ª, 2ª ou 3ª) = carro pesado e fácil de controlar
 
Marcha alta (4ª ou 5ª) = carro levinho e difícil  de controlar
 
Topo