Anúncios Adsense para meu ID



Pois é condutores, tomar uma buzinada no trânsito é o terror de todo motorista iniciante, mas não pensem que esse comportamento de alguns motoristas é só em relação aos iniciantes não, pois tem muito motorista experiente levando buzinada na orelha. Mas atenção, aprendam a interpretar uma buzinada, pois nem sempre isso significa que você está errado. 

Por exemplo, eu parei num cruzamento bem na saída de uma rótula: carro vindo de tudo que é lado. Parei, dei a vez a quem vinha da esquerda, só que atrás do carro que tinha a preferencial vinha um motociclista chutado, por isso atrasei a saída na rótula. Vixi, mas tomei uma buzinada daquelas, mas vocês pensam que eu liguei? Se isso acontecer com vocês pensem o seguinte: não adianta se atirar na saída de um cruzamento para evitar levar buzinada porque:

1. o motorista de trás não está tendo a mesma visão que o motorista da frente;

2. se você sai depressa, sem cuidado, num cruzamento, vai bater, vai provocar um acidente, vai se machucar e machucar as pessoas e o babaca de trás que buzinou vai buzinar mais ainda, vai colocar a cabeça de caixa 'água dele prá fora da janela, te xingar e sair fora, seguir caminho, deixando você ali com a dor e o prejuízo. te garanto que a pressa vai sair caro demais;

3. tem muito motorista apressado que pensa que a tecnologia avançou tanto que a buzina dele vai acionar o seu pedal de acelerador, ou se buzinar o seu carro levita prá ele passar; você é o primeiro carro da fila?  

Nesse momento o poder de segurar os demais motoristas é todo seu e é isso que incomoda. Não precisa se estressar, não precisa xingar, nem se apressar se atirando no cruzamento ou rótula. Aja em nome da segurança em primeiro lugar e só saia do cruzamento com calma, quando estiver seguro; não se arrisque nem arrisque a vida de seus passageiros à tôa. 

Manda o CTB, a prudência e a direção defensiva que todo motorista parado ou que esteja passando por uma rótula tem que olhar bem para a esquerda, que é a preferencial dos outros carros. No entanto, se vcê já está trafegado na rótula, se já iniciou a entrada na rótula, a preferencial é sua - ou seja, a preferencial é de quem já está trafegando por ela. Então, não esquenta com essa de ir embicando ou se enfiando que isso é coisa de apressado e sempre acaba mal.

ALGUNS SINAIS DE COMUNICAÇÃO COM A BUZINA

Um toquinho rápido: geralmente vem do outro motorista num cruzamento e significa que está dando a vez; você também pode usar um toquinho rápido na buzina quando pára na faixa e o pedestre está distraído ou indeciso para atravessar; se o motorista de trás der um toquinho rápido desses na buzina quando você está manobrandp significa que está dando a vez para você passar;

Dois toquinhos rápidos na buzina: significa agradecimento; "muito obrigado por me ceder a vez" ou uma forma de agradecer qualquer gentileza no trânsito;

Um toque longo de alguns segundos: bom, essa forma de apertar a buzina acontece quando o outro motorista cometeu uma imprudência ou fez uma besteira. Mas se a buzina soar por mais de 2 segundos, aí significa palavrão, que o outro motorista está te xingando mesmo. Mas... isso não significa que ele esteja certo; pode ser um apressadinho daquele tipo "vai que dá" ou que se acha o bonzão ao ponto de dizer: "se fosse eu já tinha ido". Mas como você não vai se arriscar a causar um acidente só prá alegrar um motorista apressadinho.... deixa buzinar.

Tive um professor que sempre comparava a buzinada no trânsito ao latido de um cão territorialista e o motorista que buzina agressiva e ofensivamente como o cão bravo que está, a todo custo, defendendo o seu espaço.
Vejamos o que diz o CTB, no artigo 41 sobre o uso da buzina:

Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo. 

Lembrem-se, condutores: vocês não tem que se sentir menos motoristas que os outros só porque são iniciantes, porque são recém-habilitados ou estão (re)começando a dirigir. Não tem nada que um motorista experiente saiba que vocês não saibam quando se trata de botar um carro para andar; o que eles tem a mais que vocês e não dá para comparar é a prática. 

E não adianta querer dirigir que nem um motorista experiente sem praticar, sem aprender, sem aperfeiçoar. Esse papo de aprender no trânsito de verdade é imprudência, causa acidentes, só detona a auto-estima do motorista iniciante, além de ser muito perigoso. 

Se alguém buzinar prá você no trânsito não liga; já foi; procura entender o que você fez de errado e corrige das próximas vezes. 

Mas se o cara buzinou de apressado, liga menos ainda. Se nesse momento você ficar nervoso, se quiser se apressar prá sair logo daquela situação vai dar porcaria, caca, acidente. Todo motorista precisa de calma, cuca fresca e auto-controle. 

Mas agora, usar e abusar dos dois toquinhos rápidos é muito bacana, é educado, para agradecer a gentileza do outro motorista.

Mas quando é a gente que recebe esses dois toquinhos em sinal de agradecimento, ah... é melhor ainda. Nos alegra, deixa feliz, com a sensação de dever e cidadania cumpridos. No trânsito, gentileza gera gentileza, faz a gente se sentir em paz, contagia. 

Pode crer que logo ali na frente, na hora em que você estiver em apuros, sempre vai ter um motorista bacana que vai te dar a vez, esperar você sair de uma vaga de estacionamento, dar a vez numa preferencial, etc... etc... etc...

Liga não prás buzinadas. Tem motorista que pensa que o carro dele é o único que tem buzina e aí fica querendo contar prá todo mundo.
 
Topo