No
post anterior vimos algumas dicas de como dominar o carro em terreno plano só
nos pedais de acelerador e embreagem fazendo aquele movimento clássico: o pé do
acelerador acelerando constante só para dar giro no motor do carro enquanto o pé
da embreagem segurava o carro para ele não sair do lugar.
Quando vcs estiverem numa sinaleira com subidinha ou numa fila de
carros, percebam que alguns carros não tem as luzes de freio acesas quando estão
parados (significa que o motorista não puxou o freio de mão nem fez meia
embreagem) ou que vão um pouquinho para frente, um pouquinho para trás. Pois
estejam certos que o motorista está segurando o carro em acelerador e embreagem.
Nesse exercício vamos tentar segurar o carro
no acelerador e embreagem com ele quase parando. Por exemplo, vc está parando o
carro depois de vir de algum lugar: parando na sinaleira, na frente de casa, em
qualquer lugar.
Quando o ponteiro da
velocidade ficar abaixo dos 10km/ e estiver quase encostando no zero, nessa hora
vc geralmente pisamos no freio e depois na embreagem para o carro não morrer,
não é?
Experimente pisar na embreagem só o suficiente para o carro não
morrer (perto do meio do pedal) e já emendar o pé no acelerador acelerando
constante. Carro parando, pé na embreagem sem ir até o fundo e o pé do
acelerador já começa a acelerar constante.
A
sensação que temos é de completo domínio do carro, que nem perdeu giro de motor
porque não ficou sem aceleração como acontece quando fazemos a meia embreagem
parando o carro no pedal do
freio.
Nesse
movimento de manter o carro acelerado o giro do motor só diminui, mas não pára
porque o carro não chega a parar e já emendamos a aceleração com o pé da
aceleração constante.
Tudo é questão de treino, pessoal, de ir lá, tirar o carro da
garagem e tentar até pegar o jeito. Depois que pega a manha vc não quer outra
coisa, além de que o carro não volta nunca nas ladeiras.