Muitas
vezes o nosso carro morre o tempo todo nos semáforos, numa parada qualquer ou na
entrada da garagem de casa porque, no começo, como ainda não temos prática e não
dominamos bem o carro, temos medo de acelerar o necessário para não interromper
o giro do motor do carro. É onde ele perde força e morre. Tecnicamente, vejam o
que acontece:
1. Digamos que o carro está em movimento o tempo todoaté a hora em
que você tem que parar por algum motivo (num semáforo, para algupem descer do
carro, na entrada da garagem, etc.);
2. Isso significa que como o carro estava em
movimento, até aquele momento o motor estava trabalhando normal, com giro
suficiente para o carro andar: você pisa no acelerador e transmite força para o
motor para o carro andar;
3. Vejam que o carro saiu
de uma posição de movimento para uma posição de inércia, o que significa que o
motor , que antes girava com força porque seus pés estavam acelerando, de
repente pára;
4. O
carro está ligado, mas parado, sem força para o motor girar porque você parou de
acelerar;
5. Mesmo que a gente ache o ponto ideal no pedal de embreagem o
carro vai morrer porque faltou o que? Aceleração, força, giro do motor para sair
do lugar. Faltou acelerar o suficiente para o carro ter força e sair do lugar;
6. É como se você puxasse alguém que está
pendurado num penhasco, mas não puxasse com a força necessária. Daí fica
cansado, sem força e solta a pessoa. Acontece o mesmo com a falta de aceleração
no carro para sair da posição de meia embreagem;
7. Conclusão: você tem que
emendar o movimento de aceleração (a pisada no acelerador) com o movimento da
embreagem, sincronizando os 2 pedais. Se demorar demais para acelerar o motor
não vai ter giro suficiente, vai ficar fraco e o carro vai
morrer.
No post seguinte tem
sugestões de
exercícios.