Anúncios Adsense para meu ID

Olá condutores,
esse post foi uma sugestão da Kelly, participante do blog na plataforma UOL. 
Vamos lá:

a gente nunca sentou no banco do motorista na vida e já na primeira aula, tome o volante! Beleza, é assim mesmo. Só que as aulas vão passando e a gente ainda não se entendeu com os pedais do carro. 

Bom, eu costumo dizer que a sintonia necessária entre o condutor e o carro depende, também, dos pedais. É como se os pedais fossem uma extensão dos nossos pés, um casamento perfeito que vai te permitir aplicar a força necessária nos pedais, seja de levinho ou mais pesadinho só prá manter a aceleração ideal. Então vamos ao check list prá adiantar algumas situações que podem acontecer quando você freia antes de chegar na sinaleira/farol/semáforo.

O CARRO MORRE QUANDO EU FREIO ANTES DO SEMÁFORO

Ok. O carro morreu porque vc freou de sopetão, muito forte e tirou o pé da embreagem. 

Frear é uma arte que a gente aprende freando. Então, a dica é:

1. Assim que perceber que tem um farol/sinaleira/semáforo lá na frente, já vai reduzindo a marcha e pisando de levinho no pedal de freio só para o carro ir baixando a velocidade gradualmente;

2. Para os mais avançados, experimentem ir soltando o pé do acelerador de leve para sentir o carro ir perdendo velocidade sem necessidade de frear. Nesse momento vcs estarão usando o freio motor, uma espécie de freio natural do carro quando paramos de acelerar. A lógica é: se não acelera o bicho não anda e vai reduzindo a velocidade até parar. Mas use o freio motor (tirar o pé do acelerador) dependendo da necessidade;
 
3. Por exemplo, você vem de 3ª marcha a 50km/h e tem uma sinaleira. Pouco antes de chegar para ficar atrás do outro carro, freie gradualmente e SUAVEMENTE, colocando o pé aos poucos no pedal de freio (vc vai sentir o carro ir diminuindo a velocidade aos poucos). Quando estiver quase parando, FREIE PRIMEIRO, pise fundo na embreagem quase emendando o movimento (isto é: freia e já vai pisando na embreagem) que o carro vai parar completamente sem socos ou solavancos. Faça a meia embreagem, ache o ponto em que o carro quer sair sozinho e pise no freio para conservar o ponto ideal. Na hora de sair, só levante o pé do freio e a caranga já vai sair andando lentinho. 

O CARRO DÁ SOCOS, PULA, CORCOVIA E SE CHACOALHA TODO QUANDO FREIO ANTES DO SEMÁFORO

Ok. isso acontece por falta de sincronia entre as pisadas de freio e embreagem, seja porque vc pisou forte demais como se tivesse pisando no freio como se pisa na cabeça de uma cobra, seja porque atrasou a pisada no pedal de embreagem. É o ponto entre o carro morrer e evitar que morra, por isso soqueia. 

1. repita o procedimento acima: vem pisando de leve e gradual no freio já lá atrás, antes de chegar na sinaleira, que o carro vai diminuir velocidade gradualmente;

2. freia primeiro, já emenda o movimento de pisada no pedal de embreagem até o fundo e pronto: o carro pára suave, sem solavancos. 

CANTO PNEU NA PARADA NA SINALEIRA OU NA SAÍDA

Ok. mais um caso clássico de falta de sintonia entre pisadas de pedais de freio e embreagem.

1. Quando canta pneu na sinaleira é porque vc vem numa velocidade em determinada marcha e freia de repente, em seco, bruscamente. Acostume-se a ir freando antes, bem suave, fazendo o carro comer na tua mão - e ele obedece bem quando mandamos bem;

2. Na saída da sinaleira canta pneu porque o pedal de embreagem está mais baixo, daí vc acelera, o carro fica pesado, demora prá sair, mas sai cantando pneu. Ache o ponto do pedal de embreagem em que o carro quer sair sozinho (vejam as postagens anteriores mais recentes). Faz meia embreagem parado na sinaleira, levanta um teco o pé do freio e com o pé na posição de meia embreagem ache aquela em que o carro quer sair sozinho, daí pisa no freio de novo e espera a hora de sair. Prá sair, tire o pé do freio e o carro já estará se movimentando vagarosamente;
 
A boa frenagem vai depender da velocidade e da marcha em que estamos. Trocando em miúdos, quando se diz "troca a marcha para uma mais alta" queremos dizer "anda mais depressa", quando trocamos a marcha para uma mais baixa queremos dizer "anda mais devagar".

Imaginem que vocês deram uma corridinha prá pegar o ônibus. Notem que no começo da corrida a gente senta o pé, mas para parar vamos desacelerando porque se parar de repente periga levar um tombo: é assim que acontece com a freada do carro, sacaram? 

Antes de parar, freia suave bem antes, vem reduzindo a marcha, daí sim, pára com segurança. Dúvidas, postem que a gente esclarece.

Boas freadas, condutores!
 
Topo