Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
Considerando que esse é um blog feito para quem tem dificuldades para dirigir, seja na fase de aprendizagem na autoescola ou depois que já é habilitado, se falarmos aqui de carro morrendo em sinaleira, em saída de cruzamento e por descontrole emocional depois que toma uma buzinada de um motorista apressado, estaremos sim falando a mesma língua.

ACHANDO O PONTO IDEAL DE EMBREAGEM

Porquê o carro morre? Porque falta sincronia entre a saída do pé da embreagem e o começo da pisada no acelerador. 

Como consertar isso? simples e fácil: faça a meia embreagem com o carro parado; depois que passou a primeira marcha, quando estiver "puxando" o pé da embreagem traga o pedal até a metade mais ou menos. Pise no freio, erga o pé do freio pouca coisa e encontre no pedal da embreagem o ponto em que o carro quer começar a se movimentar. Beleza: esse é o ponto ideal. Pise o freio para guardar a posição e não hora de sair, como o pé da embreagem já estará numa posição em que o carro quer começar a se movimentar, é só tirar o pé do freio, começar a acelerar primeiro e depois é que solta o pé da embreagem.Mas não pode pisar muito fundo na embreagem: tem que achar aquele ponto em que o carro quer começar a sair sozinho.

O CARRO MORREU, E AGORA?

E agora?

1. Toda calma do mundo;

2. Liga o pisca-alerta para os outros carros saberem que você esta com algum tipo de problema;

3. Desligue a chave e faça a posição de meia embreagem de novo;

4. Ligue o carro;

5. Procure no pedal de embreagem a posição em que o carro quer começar a andar, pise no acelerador primeiro e depois solte a embreagem devagar. Pronto! Precisa ficar de goela seca? Tremer? Se apavorar? Não!

Pois é exatamente isso que temos de fazer condutores quando o carro morre: primeiro, calma. Pode ser que algum apressadinho comece a buzinar atrás de você, mas nem liga, pois a buzina é um som normal do trânsito. O que não é normal é a falta de sensibilidade de motoristas que desrespeitam alunos de autoescola quando o carro morre ou o motorista já habilitado.

Para quem gosta de meter a mão na buzina para apressar o motorista da frente que acabou de deixar o carro morrer, digo uma verdade: é mais fácil enfiar o dedo na orelha e o carro do outro motorista andar do que enfiar o dedo na buzina! Faça-me o favor, né? Nunca aprendeu a dirigir, não? Já nasceu sabendo?

COMO LIDAR COM A IMPACIÊNCIA DO OUTRO MOTORISTA QUE BUZINA

Condutores, essa é mole! Como lidar? Ficando calmo, ligando o pisca-alerta, não tendo pressa nenhuma de sair para evitar o risco de fazer as coisas rápido e sem segurança! O motorista de trás precisa saber que o seu carro não levita quando ele buzina e a melhor maneira de fazê-lo entender é não dando bola.

Evite olhar pelo retrovisor nessas horas, pois a sensação é muito negativa e provavelmente você vai ver uma cara feia, uma careta ou mesmo um dedinho levantado e vai acabar ficando nervoso. Então, como provavelmente já está nervoso que chega, poupe-se dessa cena. O motorista de trás que espere pacientemente ou que sinalize com segurança e saia pela pista do lado quando for pista dupla.

Se o motorista xingar, não dê bola. Você tem que focar é na segurança e nos movimentos que tem que fazer para sair dali com o carro em segurança e sem pressa.

Não fique com medo se aparecer um guarda de trânsito ou se tiver algum deles perto, pois deixar o carro morrer é a coisa mais normal do mundo e todo guarda sabe disso. Você tem mais chances de levar um "sabão" do guarda e uma multa se tentar sair dali sem sinalizar depois que o carro morreu ou se tentar sair às pressas, principalmente se tiver um cruzamento.

QUANDO O CARRO MORRE NUM CRUZAMENTO

Condutores, taí uma situação perigosa: se o carro morrer antes do cruzamento, quando você está parado, aí tu bem. Mas e se morre no meio do cruzamento, de uma rótula? Aí o risco de acidente é grande. Por isso é que eu bato sempre na mesma tecla: não vão para o trânsito sem antes dominar todos os fundamentos básicos de direção. Peguem as dicas do blog, treinem, pratiquem, testem, se avaliem, corrijam o que está dando errado, façam os exercícios do blog e, pelo amor de suas vidas e da vida dos outros: não caiam na pressão de pessoas da família de ir "aprender" no trânsito por isso não funciona mais como antigamente! 

Tem mais carros nas ruas, mais gente estressada, a tecnologia dos carros é outra, além de aumentar o risco de acidentes por IMPERÍCIA.
Se o carro morre na entrada do cruzamento, calma, liga o pisca-alerta, faz os movimentos certinho para sair e só vá com segurança. Tente conter o nervosismo, a ansiedade e foque no que está fazendo!

PORQUÊ O CARRO MORRE?

Outra coisa, condutores: nem sempre o carro morre porque não sabemos dirigir. Muitas vezes ele morre porque tem algum problema mecânico, seja:

1. uma embreagem no final da vida útil;

2. embreagem nova desregulada;

3. problemas no carburador ou sistema de injeção eletrônica;

4. problemas na parte elétrica (bateria, alternador, motor de arranque, etc...);

5. dentre outros.

É muito fácil um motorista experiente chamar o outro de pitoco, meia roda e outros xingamentos pejorativos quando é um motorista inexperiente atrás do volante, mas nem sempre o problema é o motorista, mas a fata de manutenção do carro.

Há 2 dias o meu carro morreu do nada, andando em 3ª marcha a uns 50km/h, em meio a um trânsito caótico, apressado, às 18h. Imaginem a cena! O cara de trás buzinava feito louco até que dei um toquinho na buzina também. Quando percebi o carro "morto" e andando, ligueio o pisca-alerta na hora, deixei ele ir perdendo velocidade sozinho, indo só no embalo e depois que parou de vez, tentei ligar de novo sem perder a acelerada.

Lá na frente, bem na entrada de um cruzamento, tome carro morrendo de novo. Aí já era outro motorista apressado buzinando. Olhei pelo retrovisor e vi que a cara do motorista de trás no espelho: parecia o demônio da Tasmânia, olho esbugalhado, babando de raiva, vermelho que nem um perú de Natal, fazendo gestos com as mãos como se estivesse empurrando o carro. Confesso que passaram umas ideias pela minha cabeça porque sou humana, mas, motorosta gentil e defensiva como sou, pensei: "querido, o meu carro não levita e essa mãozinha de alface aí não vai fazer ele pegar, tá? Então, sossega o fiofó bem quietinho aí atrás até eu deixar tu sair!"

Depois que o carro pegou de novo eu vinha rindo sozinha. Tá vendo, pessoal? A gente pode xingar sim, mas baixinho, dentro do carro, em pensamento. Não precisa gritar, se alterar, endoidar e arrumar briga à tôa!

Meu carro já foi prá oficina prá consertar o sensor da injeção eletrônica que estava falhando e fazendo ele morrer. Pronto! mas que revivi numa boa os tempos de autoescola em que o carro morria, isso eu revivi. E até que foi bom, pois a gente aprende a respeitar mais o outro motorista quando o carro dele morre, aprende a descer do nosso carro e ir oferecer ajuda. Afinal, não é isso que esperamos quando o nosso carro morre? Que apareça um anjo e nos ajude a sair daquela situação?

Fazer bem para os outros faz muito bem prá gente.

Pensem nisso quando tiverem mais prática e o carro de vocês nunca mais morrer por dificuldades com os pedais.

Muita calma, tranquilidade e boa viagem, condutores!

 
Topo