Posso parar em qualquer marcha?

Pode.


Pode? Mas isso não estraga a caixa de câmbio?


Não. Não estraga.



O que estraga a caixa de câmbio é:



- tentar mudar de marcha sem pisar na embreagem, mesmo no caso dos motoristas mais experientes que tentam mudar a marcha no tempo certo da rotação do motor;


- sair e aumentar a velocidade do carro pulando uma marcha;


- ser muito brusco, fazer força demais quase dando um soco na alavanca, aí estraga. 



Nas REDUÇÕES não precisa ficar mudando marcha por marcha para reduzir ou parar o carro. 



Para sentirem a diferença, sugiro que peguem seus carros e tentem os 2 modos de parar um carro sem reduzir marcha por marcha conforme vamos explicar nos exercícios. Claro, desde que se sintam seguros e tenham domínio suficiente do carro para isso, pois quando estamos aprendendo tendemos a ficar inseguros até para passar a 1ª marcha. O ideal é que esses 3 exercícios seja feitos seguidos para sentir bem a diferença entre as 3 formas de parada.




9 comentários

Anônimo em 13 de maio de 2013 19:11

Eu sempre coloco o carro em ponto morto ao passar em lombadas. Isso é correto?

Márcia Pontes em 2 de junho de 2013 15:45

Nunca coloque o carro em ponto morto quando ele estiver em movimento, ok? Sempre engrenado! O segredo de passar nas lombadas é reduzir antes delas, colocar a 2ª marcha e deixar que as rodas da frente passem; depois que elas passarem, o próprio embalo do carro vai trazer as rodas de trás. Tudo suave.

Márcia Pontes em 2 de junho de 2013 15:46

Querem uma prova de que com carro em ponto morto não se tem controle nenhum sobre ele? Coloque o carro em ponto morto e acelere. Ele não vai responder nem sair do lugar, só gritar. Engrene a marcha e acelere que o carro responde. Simples assim. Ponto morto com carro em movimento só sobrecarrega o sistema de freios.

Rosemeire em 11 de julho de 2013 19:23

Que alívio, eu tenho muita, mas muita dificuldade mesmo em reduzir a marcha, sempre que tenho que passar de 5º para 4° o carro dá um tranco enorme, pois sempre entra a 2°. então sempre paro na marcha em que estiver.

Suely Xuxu em 17 de outubro de 2013 16:37

Márcia você é o máximo!!!!

daniela ferreira em 22 de outubro de 2013 15:12

Oi Marcia sou habilitada a quase 05 anos e morro de medo de dirigir,mas depois de precisar de dirigir
e ter que pedir sempre ajuda para alguem decide que enfrentaria o medo e iria dirigir,porém tenho muita dificulade com a marcha e toda vez que entro no carro começo a tremer e a suar frio,como posso vencer estes medos?meu marido e mu pai estão me ajudando mas mesmo assim sempre esqueço algo.

Dapi Compras em 19 de novembro de 2013 11:52

O que pode ser quando a troca de marcha fica difícil depois de um tempo com o carro rodando? Parado no semáforo fica muito difícil engatar a 1ª e a ré faz aquele barulho arranhado que parece que nem estou pisando na embragem...é um 206 1.6. Se alguém puder me dar uma opinião, agradeço!

varao de fogo Gomes em 4 de março de 2014 00:33

OLÁ BOM DIA O QUE DEVE ESTAR ACONTECENDO ! É QUE VOCÊ NÃO ESTAR PISANDO NA EMBREAGEM ATÉ O FINAL TENTE FAZER ISTO! ABRAÇO.

Cancer de Mama Mulher de Peito em 13 de setembro de 2014 19:23

Márcia querida que maravilha esse blog.
Muito desprendimento de sua parte, passando o que sabe passo a passo.
Estou devorando todos os posts, e tenho certeza que vão me ajudar muito.
Um abraço
Wilma

Fique à vontade para comentar essa postagem! Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

 
Design by Loadtech Informatica