Salve, condutores!

A dica de hoje vai para quem ainda tem dificuldades para sair da sinaleira sem deixar o carro morrer. Então, vamos a um exercício passo a passo prá vocês treinarem, pegarem a manha e repetir certinho, que aí automatiza.

1. Ligue o carro e deixe em ponto morto sem pisar em nenhum pedal (só prá pegar a manha do exercício porque no dia a dia é meia embreagem mesmo na sinaleira - pelo menos no começo da aprendizagem);

2. Pise fundo no pedal da embreagem e passe a 1ª marcha

3. Pise no pedal de freio e traga o pé da embreagem para o meio do pedal

4. Tente levantar aos poucos o pé do freio e veja como o carro se comporta:
a) se ele quiser voltar um pouco, solte mais um pouquinho de embreagem
b) se o carro ficar parado, provavelmente vc achou o ponto de embreagem
c) se o carro quiser ir prá frente melhor ainda, pois esse é o ponto em que ele quer sair sozinho (prefiro e procuro sempre esse ponto)

5. Quando vc levanta o pé do freio e sente o carro querer sair sozinho, beleza: é só manter o pé da embreagem no ponto em que está, pisar no freio e esperar a sinaleira abrir para sair

6. nesse ponto o carro sai sem problemas, sem voltar, sem morrer... é só acelerar até chegar em 20km/h e passar a 2ª marcha

Antes que tenhamos aqui uma celeuma por conta da meia embreagem, ou defesas ferranhas de que meia embreagem não pode, gasta o conjunto, etc... como sempre acontece em alguns posts por parte dos sempre bem-vindos motoristas mais experientes ao blog, vamos a algumas considerações:

1. o começo da aprendizagem costuma difícil para quem nunca pegou um carro antes;

2. depois que pegamos prática a gente fica com aquela sensação de que o carro faz tudo sozinho, achamos o ponto da embreagem de olhos fechados, saímos rapidinho de sinaleira com o carro em ponto morto, mas para quem está começando parece um monstro de 7 cabeças e temos de respeitar isso

3. Autoescola ensina meia embreagem porque imagina o cara que nunca dirigiu antes achar na horinha o ponto ideal dos pedais. Gente, isso leva tempo, precisa de uma prática que temos, mas quem está começando não tem e não adianta cobrar isso no começo que só piora

4. No começo da aprendizagem andamos na pista em zig-zag, imagina segurar um carro na ladeira sem usar meia embreagem ou sair da sinaleira com o carro em ponto morto nas primeiras aulas, semanas ou até meses

Então a autescola ensina errado? Eu ensino errado? Claro que não!
quem está aprendendo a dirigir tem dificuldades que precisam ser acolhidas, explicadas, entendidas e respeitadas. Se muito motorista experiente tivesse mais paciência, recriminasse menos, cobrasse e criticasse menos e de forma menos cruel tudo ficaria menos difícil. 

Treinem com a meia embreagem, saiam de sinaleiras com meia embreagem se isso for mais fácil e seguro no começo da aprendizagem, depois que pegarem a prática, que se sentirem seguros e confiantes aí sim, desenvolvam o seu próprio estilo de comandar o carro, de dirigir, desenvolvam a própria "tocada", sempre pensando numa direção defensiva, segura e econômica.

É isso condutores!

 
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