Total de visualizações de página

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sair do semáforo sem deixar o carro morrer - com exercícios

Salve, condutores!

A dica de hoje vai para quem ainda tem dificuldades para sair da sinaleira sem deixar o carro morrer. Então, vamos a um exercício passo a passo prá vocês treinarem, pegarem a manha e repetir certinho, que aí automatiza.

1. Ligue o carro e deixe em ponto morto sem pisar em nenhum pedal (só prá pegar a manha do exercício porque no dia a dia é meia embreagem mesmo na sinaleira - pelo menos no começo da aprendizagem);

2. Pise fundo no pedal da embreagem e passe a 1ª marcha

3. Pise no pedal de freio e traga o pé da embreagem para o meio do pedal

4. Tente levantar aos poucos o pé do freio e veja como o carro se comporta:
a) se ele quiser voltar um pouco, solte mais um pouquinho de embreagem
b) se o carro ficar parado, provavelmente vc achou o ponto de embreagem
c) se o carro quiser ir prá frente melhor ainda, pois esse é o ponto em que ele quer sair sozinho (prefiro e procuro sempre esse ponto)

5. Quando vc levanta o pé do freio e sente o carro querer sair sozinho, beleza: é só manter o pé da embreagem no ponto em que está, pisar no freio e esperar a sinaleira abrir para sair

6. nesse ponto o carro sai sem problemas, sem voltar, sem morrer... é só acelerar até chegar em 20km/h e passar a 2ª marcha

Antes que tenhamos aqui uma celeuma por conta da meia embreagem, ou defesas ferranhas de que meia embreagem não pode, gasta o conjunto, etc... como sempre acontece em alguns posts por parte dos sempre bem-vindos motoristas mais experientes ao blog, vamos a algumas considerações:

1. o começo da aprendizagem costuma difícil para quem nunca pegou um carro antes;

2. depois que pegamos prática a gente fica com aquela sensação de que o carro faz tudo sozinho, achamos o ponto da embreagem de olhos fechados, saímos rapidinho de sinaleira com o carro em ponto morto, mas para quem está começando parece um monstro de 7 cabeças e temos de respeitar isso

3. Autoescola ensina meia embreagem porque imagina o cara que nunca dirigiu antes achar na horinha o ponto ideal dos pedais. Gente, isso leva tempo, precisa de uma prática que temos, mas quem está começando não tem e não adianta cobrar isso no começo que só piora

4. No começo da aprendizagem andamos na pista em zig-zag, imagina segurar um carro na ladeira sem usar meia embreagem ou sair da sinaleira com o carro em ponto morto nas primeiras aulas, semanas ou até meses

Então a autescola ensina errado? Eu ensino errado? Claro que não!
quem está aprendendo a dirigir tem dificuldades que precisam ser acolhidas, explicadas, entendidas e respeitadas. Se muito motorista experiente tivesse mais paciência, recriminasse menos, cobrasse e criticasse menos e de forma menos cruel tudo ficaria menos difícil. 

Treinem com a meia embreagem, saiam de sinaleiras com meia embreagem se isso for mais fácil e seguro no começo da aprendizagem, depois que pegarem a prática, que se sentirem seguros e confiantes aí sim, desenvolvam o seu próprio estilo de comandar o carro, de dirigir, desenvolvam a própria "tocada", sempre pensando numa direção defensiva, segura e econômica.

É isso condutores!

12 comentários:

  1. Dirijo a 4 meses apenas, saia do semáfaro com o celta 1.0 de boa,
    Mas meu marido trocou por um prisma 1.4 e não sei se tem alguma relação, mas o sinal pra mim tem sido um pesadelo sempre deixo o carro morrer. Aí tem aquela pressão do outros businando aí piora tudo.
    Tem alguma dica quando o carro é 1.4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tbem dirijo há pouco tempo, e tenho ainda algumas dificuldades com a primeira marcha, não deixo o carro morrer, porem ele ronca na saída. Dá até um pouco de vergonha. Bem, ando com o Honda Fit de meu marido, motor 1.4. Observo que o motos é bastante potente para um carro desse tamanho, então tire o pé da embreagem até o ponto e acelere pouco, sempre escutando o motor. Assim meu marido me ensina. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Vou tentar fazer isso. Estou aprendendo a dirigir mas tenho muita dificuldade com a embreagem, o carro morre o tempo todo.

    ResponderExcluir
  3. Tbm deixo o carro morrer todo o tempo e meu marido quer morrer com isso, briga comigo etc, obrigado pelas dicas vou tentar por em prática pois até hoje não consegui me desenvolver nas minhas aulas de trânsito:(

    ResponderExcluir
  4. Bom dia gente!
    Estou numa situação parecida na Auto Escola, meu problema é na hora de parar o carro, sempre fico com um pouco de pânico na hora de pisar no freio, e as vezes esqueço que tenho q pisar na embreagem até no fundo...
    Ontem mesmo tive que aguentar muita reclamação do meu instrutor, por que deixei o carro morrer no meio do transito e com pressão foi horrível sair dalí.
    Essa foi minha 6ª aula, será que o instrutor tem razão em reclamar tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ele tem que reclamar sim e para o teu bem e dele tambem ja pensou em causar um acidente vao cobrar dele

      Excluir
  5. e so ir com calma que tudo da certo carro e tudo igual e pegar a manha

    ResponderExcluir
  6. porque tiraram minha publicaçao

    ResponderExcluir
  7. Eu fico tão afobada em querer aprender rápido, que eu erro, eu não consigo sair do lugar sem que o carro morra, mas depois disso vou bem, fico muito nervosa, pessoas olhando pra mim, tenho tanto medo de fazer um estrago, tenho que para com isso.

    ResponderExcluir
  8. Fico tão nervosa quando o carro morre, estou andando bem na estrada, o problema é arrancadas, em subidinhas, semáfaro...minhas pernas tremem quando o carro morre, em seguida consigo sair, gostei das dicas, foi motivador pra mim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Nada a ver isso de instrutor ficar nervoso com aluno. Só piora a situação. Peguei uma instrutora estúpida e nem tinha vontade de pegar aula. Ela era estúpida com outras pessoas tb, pq já presenciei. Nem peguei minhas aulas todas, pq só de pensar que tinha aula eu ficava estressada.

    Dirigia com medo, até de raciocinar. Por isso fiquei meses sem pegar aula. E marquei a prova quando meu processo tava acabando, só pra não jogar o dinheiro fora, e praticamente já tinha esquecido tudo. REPROVEI bonito, muito nervosismo pra tudo.

    Decidi que só iria voltar a dirigir e pegar aulas quando comprasse meu carro.
    Sei que é errado, mas estou treinando no meu carro e me sinto mil vezes melhor, pois o meu cunhado que me ajuda é paciente. Não me apavorei nenhuma vez ao deixar o carro morrer, então consegui fazer ele voltar rapidamente. Dirijo com segurança, pois estou calma pra raciocinar. Mas vou dar entrada pra não ser errada.

    Eu aconselho mais do que olhar a auto escola é olhar o instrutor. A minha só tinha dois, e o horário era difícil demais pra pegar aula.

    Instrutor gritou com vc reclame, em mundo nenhum é incentivado que o aluno aprenda na base do grito. Afff

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar essa postagem!