Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
diariamente é comum ouvirmos que alguém levou uma "fechada" no trânsito ou mesmo presenciarmos acidentes causados porque um dos motoristas não deu seta e assim deixou de sinalizar a sua intenção. Não é a toa que deixar de dar seta é uma das coisas que mais contribui para a reprovação nos exames de direção. 

O aluno que reprova porque deixou de dar seta nem sempre entende que uma "coisinha" dessas possa reprovar. E muitos lamentam: "pôxa, mas só por causa da seta?". Mas a resposta é: sim, dar seta no trânsito é muito mais importante e fundamental do que qualquer um possa imaginar. 

Mesmo em rua de mão única é importante dar seta porque numa via de mão única pode-se trafegar no mesmo sentido pelos dois lados da pista, ou seja, se a rua não for estreitinha demais, pode ter sim um carro trafegando do seu lado e precisa manter a comunicação por seta com esse motorista.

Outra coisa: em saída de mão única é obrigatório o uso da seta, ainda mais se o motorista tem a opção de virar à direita ou esquerda ou seguir reto cruzando uma via preferencial ou não. Mesmo que você não tem mais para onde ir e tenha uma curva indicando só para uma direção, dê seta sem problemas: isso vai fazer com que não perca o hábito.

Dica importante: se você vai entrar numa pista ou faixa mais adiante e tem uma rua transversal antes, deixe para dar seta depois que passou a rua transversal, pois o outro motorista pode pensar que você vai entrar na primeira rua lateral e já ir se preparando para tomar o seu lugar. Isso é muito arriscado, condutores! Pode causar acidentes desnecessários!

A seta é a nossa única forma de manter uma comunicação segura com o outro motorista, os motociclistas, pedestres e outras pessoas e veículos que utilizam o trânsito. A seta é fundamental para tudo no trânsito:

1. para avisar o outro condutor e os pedestres sobre todas as suas intenções no trânsito;

2. para que o motorista de trás freie com segurança e dê a distância necessária quando você for fazer uma conversão numa via ou entrada de garagem e estacionamento, que são os lotes lindeiros que a maioria desconhece;

3. para sinalizar a entrada na vaga de estacionamento e fazer baliza sem risco de colisões;

4. para mudar de faixa ou pista sem fechar ninguém nem ser fechado;

5. para evitar que o motorista que vai cruzar a rotatória fique parado trancando o trânsito, na dúvida, se você vai passar por ele ou vai virar na rua do lado;

6. para avisar ao pedestre que está atravessando a rua se você vai seguir reto ou fazer uma conversão.

Como vocês podem ver condutores, dar seta no trânsito é fundamentale não tem perdão: "esqueceu", se distraiu, não sinalizou, das duas uma: ou reprova no exame de direção se fizer mais alguma infração ou leva multa no dia a dia. E ainda tem a opção mais grave: pode se machucar sério num acidente ou machucar outras pessoas, com risco até de morte. É exagero? Tenta mudar de pista numa rodovia sem dar seta para ver o que acontece. Ou melhor, nem vê! O vídeo mostra bem a importância de sinalizar com a seta!



Outra coisa que não pode acontecer é dar seta em cima da hora e ir se enfiando: 


1. Dê seta com antecedência e só prossiga se o motorista da faixa para a qual você vai mudar permitir;


2. Cuidado com os pontos cegos na mudança de faixa;


3. Ajuste os retrovisores todos para fora na posição de 90 graus, bem abertos;


4. Só mude de faixa quando vir a imagem do carro da pista ao lado inteira no seu retrovisor e, de preferência, com um carro de distância entre você e ele;


5. Não se distraia olhando para o carro do lado para não esquecer de olhar para o carro da frente!


Vejam no vídeo a imprudência de dar seta e já ir se enfiando sem a permissão do outro motorista:






Na sequência, alguns vídeos que mostram a importância de dar seta, algumas imagens de imprudências que poderiam causar acidentes e as dicas de direção defensiva para nos protegermos no trânsito.

Art. 196. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

Infração - grave; (5 pontos na CNH)

Penalidade - multa. (R$ 127,69)



Fiquem ligados, condutores!


 Outro vídeo:




 
Topo