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Pois bem, condutores habilitados e futuros habilitados:

Chega a hora da gente fazer a carteira de motorista: nos matriculamos nos CFC com toda a torcida do mundo de amigos e familiares, passamos com louvor nas aulas teóricas (muitos usando a técnica nada significativa do decoreba de leis), e chega o dia tão esperado: você nunca sentou no banco do motorista na vida e agora vai dirigir pelas ruas da sua cidade.

Não se assustem se a primeira reação for de medo do carro, pois isso é absolutamente normal: a maioria nunca dirigiu antes, fica tão concentrado na sensação de medo que esquece até as informações do instrutor sobre cada instrumento do painel. E os pedais, então? Vixi!

Mas você sobrevive à primeira aula, sai meio assustado e agora enfrenta as dificuldades para manter o carro alinhado na pista durante as aulas: é um tal de zig zag, vai prum lado, vai pro outro... A gente pensa que os carros que vem no sentido contrário vão bater na gente ou que o ônibus fazendo a curva vai ralar na lateral. E agora, um ciclista... um pedestre caminhando no acostamento... um cachorro... motos trafegado na mesma pista e te dando passagem... 

Calma pessoal, não é o fim do mundo! Bem-vindos ao mundo maravilhoso e cotidiano do trânsito!

O que no começo parece impossível de se conseguir, vc consegue nas aulas seguintes: manter o carro na pista. O perigo é a pessoa se assustar porque ainda não tem domínio do volante e fazer uma manobra brusca, se precipitar e jogar o carro na calçada ou subir no meio fio. Por isso é importante a calma e a serenidade. Olhem a foto:



Percebam que o condutor mantem o carro no meio da pista entre a linha branca que delimita o acostamento e a faixa contínua dupla. Esse é o jeito certo, universal, de conduzir em qualquer estrada. Se você vir que está dirigindo torto, procura se alinhar no meio dos limites da pista.

Tá, mas e se tiver carro estacionado rente ao meio-fio?

Nesse caso, você vai usar a mesma estratégia do motorista da foto anterior: em vez de se guiar pela linha branca e a faixa contínua dupla amarela da foto aí de cima, guie-se pela distância entre o espelho retrovisor do(s) carro(s) estacionado(s) e a faixa amarela ou o meio da pista que divide as duas mãos de direção (isso porque nem toda via tem faixa pintada dividindo entre mão e contramão).

Não esqueça de guiar-se pela frente do seu carro, pela cara do carro, pois é ela que indica o quanto temos de virar o volante e para onde virar o volante.

Procure sempre manter-se afastado dos obstáculos, guiando o carro em linha reta. Detalhe: nas retas nem sempre temos de virar o volante por pouca coisa que seja, é só manter ele reto. A mão vai funcionar como um leme, vai apenas manter o volante na posição em que está, virando o volante quando for necessário de acordo com a imagem do trânsito que você tem à sua frente.

Pode-se até dizer que para manter o carro em linha reta, assim que as rodas estão retinhas na pista e o carro em movimento, as mãos apenas descansam sobre o volante, segurando sem apertar ou esmagar a direção. 

Quando for necessário alinhar o carro na pista, dá só um toquinho, ainda mais em carro de autoescola que tem direção hidráulica e não viramos o volante quase nada.

Macete para deixar o carro reto sem zig-zag na pista: manter-se dentro das linhas que separam a pista e longe dos carros estacionados.

Qualquer dúvida que ajude a tornar a aprendizagem significativa, podem postar nos comentários.

 
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