Anúncios Adsense para meu ID


Condutores, 

Este deveria ser um princípio fundamental de aprendizagem da direção veicular a ser ensinado pelos instrutores nas autoescolas, mas infelizmente nem todos se preocupam com os detalhes que fazem toda a diferença!

O que vcs vão ler é um depoimento de um condutor iniciante no blog Aprendendo a Dirigir na plataforma uol, o blog-mãe, que pode ser acessado em http://thesys.blog.uol.com.br ou em blogaprendendoadirigir.zip.net


"Olá Marcia! Estou lendo todo seu blog e to aprendendo muita coisa, parabens pelo trabalho. Hj eu tive meu primeiro acidente, nada grave felizmente, mas se eu tivesse lido esse post antes acho que teria evitado. Bom, como nao tenho ngm pra me ajudar no volante, eu tive que ir abastecer sozinho, ai tinha um caminhao parado na bomba da frente e eu tive que manobrar pra ir na do lado, foi entao que durante a virada eu fui pisando na embreagem e acho que pisei demais e o carro deu uma avançada, eu freiei mas ainda pegou na bomba. No fim amaçou toda frente do meu carro e quebrou o cano de agua do posto e ficou vazando. O dono do posto foi solidario e nem me pediu pra pagar nada.Depois fui pra casa e fui descer a rampa e tava pisado na embreagem, senti o freio fraco mas parou pro meu alivio. 2x num dia ia ser demais pra mim. Desculpa o texto longo, mas era so pra vc ver como uma coisa simples dessas q ngm me avisou, pode acabar sendo o motivo de um grave acidente. Obrigado, continue assim."

Condutores,
tenho recebido alguns emails de alunos de autoescola e motoristas recém-habilitados que estão me deixando muito preocupada: instrutores que ensinam os alunos a pisarem primeiro na embreagem e depois no freio. Gente, isso é um crime contra a aprendizagem da direção defensiva e um crime contra a vida. 

O último email que recebi foi agora a tarde, de um motorista já habilitado que quase provocou um acidente horrível: ele estava descendo uma rua com declive, pisou primeiro na embreagem e depois no freio, só que o carro ficou bobo, solto, sem controle e avançou para cima de um carro que passava na preferencial. Por sorte, pararam a menos de um palmo um do outro e não houve acidente e ninguém se feriu, mas nem sempre é assim. 

O pedal de embreagem é ligado a um cabo de aço (cabo de embreagem) que aciona um mecanismo que permite a troca de marchas. No momento em que o pedal é acionado o carro fica sem comunicação entre motor e rodas, portanto, fica sem controle. É como se a comunicação do motor com as rodas fosse interrompida pelo pedal de embreagem para que as rodas do carro continuem girando enquanto colocamos outra marcha, ou seja, outra força no motor. Nesse momento é que o carro fica bobo, sem controle se você pisar na embreagem primeiro. Por este motivo é que pisamos antes no freio, para garantir o controle do carro.

1. Se você vem trafegando num terreno plano, em rua asfaltada, vai reduzir para mudar de marcha e pisa na embreagem primeiro vai sentir o carro se atirar para frente, meio que ganhar velocidade, com aquela sensação de que está ficando soltinho, sem controle e te garanto que vai dar um medão enorme. Vai ser um basta susto, isso se o carro não der com tudo na traseira do carro da frente.

2. Descer morro com o carro pisando na embreagem primeiro, mesmo que você pise no freio depois, ele fica sem controle, pode patinar em estrada de barro e até sair da pista. Dependendo da inclinação do morro se você puxa o freio de mão o carro sai da pista, roda ou até capota. Estão vendo o tamanho do perigo? Sem falar que o carro já está descendo o morro, já tem embalo e vai precisar do freio para conter a descida pisando gradualmente. Não precisa pisar na embreagem porque o carro já tem embalo e não vai morrer porque a marcha está engrenada. NUNCA PISE NA EMBREAGEM EM DESCIDA DE MORRO! Só no finalzinho, quando estiver parando o carro num cruzamento para ele não morrer.

3. Se você está subindo um morro e o carro morre, pisar na embreagem primeiro é assinar a autoria de um acidente na certa, pois o carro vai voltar ladeira abaixo sem controle, pois quando o carro morre os freios perdem a eficiência, não funcionam, o motorista tem que "se matar" se pisar no pedal de freio e nada! Dependendo da descida, como eu disse anteriormente, o carro pode até capotar.
Se o seu instrutor está te ensinando dessa forma, converse com ele. Se ele te disser que é bobagem, que é história", imprimam os artigos 18 e 19 da Resolução nº 168 do CONTRAN e mostrem prá ele. O artigo 18 dispõe que os candidatos serão avaliados em função da pontuação negativa na prova prática de direção. Vejam o que diz o art. 19 da Resolução nº 168 do CONTRAN:

Art. 19. Constituem faltas no Exame de Direção Veicular, para veículos das categorias “B”, “C”, “D” e “E”:
III – Faltas Médias:
h) usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;
Se o teu instrutor está te ensinando a pisar na embreagem antes do freio, sinto muito, mais ele está te ensinando errado e não conhece um documento que ele deveria saber de cor e salteado, pelo menos, no que diz respeito a esse fundamento de dirigir. E pior, está te ensinando a reprovar na prova. Converse, argumente, conteste!

Na meia embreagem em qualquer situação pise sempre no freio e depois na embreagem.

Na descida de morro, NUNCA PISE NA EMBREAGEM, só quando o carro estiver lá embaixo, quase parando, aí vc mantém o pé no freio e pisa na embreagem para ele não morrer ao parar. 

Vamos salvar vidas e evitar acidentes por imperícia!
 
Topo