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Condutores, 

Vocês sabem para serve, de verdade, o pedal de embreagem? Sabem como dominá-lo numa saída em ladeira, por exemplo?

A função do pedal de embreagem é cortar a comunicação entre o motor e as rodas porque não se pode passar a marcha com o carro em movimento! Mas o carro continua andando porque ele já estava em movimento, já está no embalo. Por isso, é que pisar no pedal da embreagem com o carro em movimento danifica o carro. 

Mas isso é bem diferente de usar o pedal de embreagem em manobras, quando é necessário!

Explicar isso ao aluno é uma forma de tornar o ensino e a aprendizagem significativos para que ele possa incorporar no dia a dia os conhecimentos teóricos e práticos sobre o ato de dirigir! 

Se o instrutor não explicar isso para o aluno, ele continuará tendo as mesmas dificuldades e só conhecerá dois tipos de pisadas na embreagem: a mínima e a máxima. Ou seja, ou vai pisar leve demais e deixará o carro morrer o tempo todo, ou a pisada até o fundo, que só serve para troca de marchas. 

Mas e no dia a dia? Como o aluno vai encontrar a sensibilidade ideal do pedal de embreagem para manter o carro em movimento bem lentinho sem deixar ele morrer se não explorar outras graduações de pisadas no pedal de embreagem? 

Como vai sair de uma ladeira se só sabe pisar leve demais ou fundo demais? Vamos ver nas imagens as dificuldades dos alunos e a busca de soluções para resolver o problema.

No começo da aprendizagem, e se não for ensinado a explorar as diferentes graduações de pisadas no pedal de embreagem, o aluno sairá da autoescola habilitado e só sabendo dois tipos de pisadas: a leve demais e a funda demais. 


Pisada leve demais: o carro morre o tempo todo!



Pisada funda demais: só serve para trocar marchas!


O que o aluno precisa saber é que existem outras formas de se pisar no pedal de embreagem, outras graduações de pisadas, outras sensibilidades de pedal. Não é para pisar leve demais ou fundo demais, principalmente quando se quer manter o carro em movimento a baixíssimas velocidades em tráfego lento ou achar o ponto ideal de embreagem. 

Está aí a maior dificuldade que faz o carro morrer o tempo todo, gente!

Vejam uma outra forma de se achar o ponto ideal de embreagem explorando melhor o uso do pedal de embreagem:

Outras graduações de pisadas no pedal


Entenderam como funciona a coisa? Tem que pisar leve o suficiente e ir buscando no pedal de embreagem outras graduações e sensibilidades de pisadas. 

Aí sim, vocês vão conseguir achar o ponto ideal de embreagem mais fácil e conseguir dominar o carro em qualquer situação, ainda mais em ladeiras! 

Pisem sentindo o pedal! Imaginem que estão colocando a mão numa bacia de água que você sabe que está quente, mas precisa ir aos poucos para sentir a temperatura e colocar a mão aos poucos ou retirá-la da água em algum momento. É assim que se aprende a explorar o pedal de embreagem! 

Bons treinos, condutores!











 
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