Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, quando eu digo à vocês que tem que dominar o pedal de embreagem, principalmente em ladeiras, é para que saibam se sair de situações como essas. 

Esse é o meu Celta: hoje tive de ir a um lugar e a única vaga que tinha entre centenas era essa: num declive de responsa, aliás, era "o declive". O carro ficou embicado mesmo para baixo e a traseira do carro estacionado à frente impedindo a saída.

O jeito de sair dali? Só de ré e achando o ponto ideal de embreagem. E como que acha? Testando as diferentes possibilidades, as diferentes graduações de pisadas e sensibilidades do pé no pedal.

Vira e mexe alguns alunos questionam se os exercícios que posto para dominar a embreagem, os exercícios de meia embreagem não queimam o sistema, se não acabam mais rápido com a embreagem. 

O que não falta é motorista experiente criticando, mas se não treinar e não dominar o pedal de embreagem não sai dessa situação de jeito nenhum! 

Não confundam o discurso de queimar embreagem com a utilização de comandos necessários em manobras. 

Por mais que use o freio de mão, você tem que achar o PONTO IDEAL DE EMBREAGEM para sair de frente e de ré, principalmente de ré como nessa situação. 

Tinha dois homens conversando até eu chegar, depois eles pararam e ficaram olhando como eu ia sair dali com o carro embicado daquele jeito. 

Vejam que a ladeira era tão íngreme que tive de colocar pedaços de tijolos usados pelos outros motoristas também para garantir que o carro não ia descer e pegar o importado da frente, aliás, todo cuidado é sempre pouco nessas situações. 

Entrei no carro, pisei no freio primeiro porque era ladeira, liguei, engatei a ré e fiz a posição de meia embreagem. Fui sentindo o pedal de embreagem e soltando, alternando entre soltar o pedal de freio aos pouquinhos e ajeitar a pisada na embreagem até que o carro começou a se mover para trás. 

Nessa hora, nada de pisar forte demais: olho vivo sempre nos retrovisores, outros carros, pedestres, crianças e ciclistas. 

Tudo na calma, devagar, com a maior naturalidade e sinalizando tudo.

Taí o que os treinos significativos, com muita aprendizagem significativa faz pela gente! 

Bons treinos, condutores!





 
Topo