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É aquilo que eu digo: é mais fácil ensinar a embreagem a partir do ponto em que o carro se move do que o ponto em que o carro morre, mas muitos instrutores ainda insistem naquela prática tradicional e mais complicada de ensinar a achar o ponto de embreagem assim que o volante começa a tremer.

Como o aluno ainda tem dificuldades para desenvolver a sensibilidade necessária para sentir os pedais e também para graduar as pisadas e buscar o ponto certo, é natural que fiquem esperando o carro se tremer inteiro. E é aí onde o carro morre: porque ficam se "treinando", se "programando" para a tremedeira e a morrida do carro.

Para quem está começando a dirigir e só aprendeu no carro da autoescola, vai sentir uma diferença enorme em relação aos outros carros na hora de achar o ponto de embreagem e isso é perfeitamente normal. Os carros de autoescola são de frotas novas, sistema de embreagem novo sem muito desgaste e tudo isso influencia na hora de achar o ponto de saída do carro. Além disso, com a tecnologia moderna dos carros hoje em dia, tem muito instrutor que não se tocou ainda que os carros nem trepidam mais.

Nem todo carro trepida e para um aluno de autoescola ou motorista recém-habilitado, é normal que espere o carro se tremer todo. Procurem o ponto em que o carro começa a andar, que é bem diferente em todos os carros. Mas, todo carro tem o ponto certo em que começa a se mover. 

EXERCÍCIOS

Primeiramente:

1. Se tranquilizem, tentem conter a tensão, relaxem a musculatura do corpo e das pernas para ter melhor sensibilidade na leitura dos pedais. 

2. Assim que você afundar o pé na embreagem para passar a primeira marcha em terreno bem plano, vá trazendo o pé da embreagem bem devagarinho mesmo até o meio;

3. Observem que vai ter uma hora, um momento, em que o pedal da embreagem vai segurar o carro paradinho, mas também um momento em que mudando pouquinha coisa a pisada, soltando mais embreagem aos poucos, o carro vai começar a se mover; em qualquer carro é assim! 

4. Nesse momento, mantenha o pé da embreagem onde está e pise no freio;

5. Agora faça a seguinte brincadeira: solte o freio e sinta o carro se mover, depois pisa no freio de novo e vai fazendo isso até sentir controle sobre o carro. Nunca mais vc perde o ponto.

Este é o primeiro exercício em terreno plano  para dominar o carro em ladeiras. 

Agora vamos começar a terapia do TBC: tirar a buzanfa da cadeira, ir lá fora, pegar o carro e começar a dominá-lo de uma vez por todas.

Lembrem-se: quase sem velocidade, em local plano, só de primeira marcha e andando pouquinha coisa mesmo, só para pegar a manha do carro não morrer mais!
 
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