Anúncios Adsense para meu ID

Postagem feita a partir da palestra de formação apresentada no Centro de Formação de Instrutores de Trânsito Interlagos, em Várzea Grande, no Mato Grosso, e em outras palestras e cursos de formação pelo Brasil pela educadora de trânsito, Márcia Pontes. 


PRINCIPAIS DESCUIDOS DOS INSTRUTORES


  • Fumar, comer e ingerir algum tipo de bebida durante as aulas. Água, suco ou refrigerante que seja, isso não é certo, não é ético;
  • Usar o celular durante as aulas, se distrair conversando, enviando SMS, interagindo no Facebook e o aluno lá, com cara de pastel, ele que se vire;
  • Ligar o rádio do carro durante a aula e, se a música for boa, aumentar o som, distraindo ainda mais o aluno e sem ensiná-lo a ouvir e valorizar os sons do trânsito;
  • Falar mal dos outros instrutores, do CFC onde trabalha, dos donos do CFC e da própria profissão;
  • Flertar e envolver-se emocionalmente com os(as) alunos(as); 
  • Ficar irritado com o aluno que deixa o carro morrer o tempo todo e passar a pisar nos pedais por ele;
  • Provocar ou responder as provocações de outros motoristas durante a aula ensinando ao aluno tudo o que não se deve fazer;
  • Discutir com os candidatos;
  • Impor e não propor;
  • Fazer piada e chacota com os erros e comportamentos dos alunos;
  • Fazer comparações entre os alunos;
  • Ficar fora do carro conversando com outras pessoas sem orientar o candidato;
  • Falta de pontualidade;
  • Falta de manutenção e limpeza do veículo de aprendizagem;
  • Alterar os trajetos nas aulas para resolver assuntos pessoais e deixar o aluno esperando;
  • Não cumprir com a carga horária das aulas;
  • Ser irônico, ríspido, debochado, fazer cara feia e gritar com o aluno não importa se são mais novos e até senhoras.
 
SUGESTÕES
 
- Seja calmo, paciente, não grite, não seja ríspido ou irônico com o aluno;
- —Evite comentários negativos e pejorativos;
- —Não faça comentários pessoais;
 
- Elogie a cada acerto do aluno;
 
-Tente dizer a mesma coisa de forma diferente;
 
-Não imponha, proponha!
 
-Ajude seu aluno a pensar e a buscar soluções diferentes para o mesmo problema;
 
-Trabalhe a autonomia com os seus alunos.
 
  TORNE-SE UM INSTRUTOR INESQUECÍVEL PARA OS SEUS ALUNOS: O MELHOR EXEMPLO DE INSTRUTOR E DE MOTORISTA QUE ELES CONHECEM!


 
Topo