Anúncios Adsense para meu ID

Condutores e condutoras,

eis aí uma situação muito comum e muito grave que chega a causar dois tipos de consequências desastrosas: ou mata de vez a vontade de dirigir da pessoa ou acaba com o casamento/relacionamento.

O problema da "maridoterapia" ou do "instrumarido" é que eles dirigem há anos, faz tempo que superaram as dificuldades, mas não tem paciência e nem conhecimentos mínimos de didática que um instrutor tem. 

Esses episódios são horríveis porque colocam em risco em alguns casos até a instabilidade do casamento. Afinal, estar junto, casado, namorando, convivendo, é para ser bom, para ser leve, para ser gostoso, ser feliz e só quem já teve ou tem a experiência do marido se oferecer para ajudar a aprender a dirigir depois de habilitado é que sabe o quanto essas discussões, pressões, tensões, cobranças e xingamentos são horríveis e prejudiciais para a relação. 

Nos casos mais graves, as esposas (ou maridos) desistem de dirigir, abandonam a CNH na gaveta e acumulam frustração por conta de estímulos tão negativos. 

O ideal é procurar outra forma de evoluir na direção. Se não tiver ninguém para ajudar e se as aulas para habilitados pesarem no bolso, agradeça a ajuda, mas procure antes acolher-se emocionalmente, rever seus conceitos, acalmar-se, melhorar a autoestima primeiro.

Emocional abalado atrapalha tudo, tira a nossa concentração (fundamental para dirigir), deixa mais nervosa ainda e aumenta o nível de estresse ao ponto de causar um acidente. 

Depois de acolher-se emocionalmente, somente se for HABILITADA(O), recomece as aprendizagens e treinos em local calmo, seguro, longe do trânsito, sem velocidade, em 1ª marcha e precisando de pouco espaço mesmo. 

Treine antes os comandos fundamentais do carro em 1ª marcha, os pedais e suas diferentes graduações e combinações de pisadas, pois a todo o momento o trânsito vai nos cobrar isso. 

Escolha rua calma, não vá direto para o trânsito, tenha paciência e determinação que os resultados virão todos os dias.

Só não se exponham aos riscos de "aprender a dirigir assim", pois não se aprende nada desse jeito: só se desaprende. 

Para quem quiser, uma sugestão que poderá ajudar nesse processo é a leitura do livro Acolhimento Emocional para Vencer o Medo de Dirigir. 

O livro tem 300 páginas e traz, além do acolhimento emocional para esses casos e outras dicas de como lidar com a situação, depoimentos de mulheres e homens que enfrentam e superaram o mesmo problema depois de habilitados. Também traz dicas de exercícios emocionais para ajudar na superação.

Independe disso, continuaremos comentando,apoiando e dando as dicas de como lidar com essa situação.




Links das lojas virtuais, pois os livros são vendidos só pela internet, direto com a autora Márcia Pontes:




Para comprar diretamente com a autora por depósito bancário em conta envie email para thesys@uol.com.br



 
Topo