Anúncios Adsense para meu ID

Diariamente, a mesma história se repete com pessoas diferentes: a pessoa dá um duro danado, gasta "pequenas fortunas" com o processo de habilitação, consegue ser aprovado na prova prática e consegue a primeira habilitação, mas.... aí é que os problemas (e as verdadeiras aprendizagens) começam: o carro morre o tempo todo, arranca o retrovisor, arranha a lateral em algum portão, acerta um poste ou outro carro manobrando de ré, o carro morre na ladeira ou até mesmo se envolve em algum acidente por imperícia. Daí bate o desânimo, vêm as recaídas e o condutor recém-habilitado desiste de dirigir; aposenta a CNH na gaveta e a deixa lá mofando por anos. 

A cobrança de pessoas próximas (familiares, amigos, colegas de trabalho e até de si mesmo) só piora a situação. Alguns, desesperados para dirigir porque não aguentam mais a frustração, porque podem perder o emprego, correm o risco de perder uma vaga nova de emprego ou porque precisam, por algum motivo, superar o medo de dirigir, decidem isso de uma hora para outra e querem resultados rápidos, perfeitos, no menor tempo possível. E o pior: sem acolher-se emocionalmente para compreender as próprias dificuldades e sem treinos dos fundamentos básicos para dirigir. 

Aí é que os problemas recomeçam e se tornam um círculo vicioso: vão despreparados para o trânsito, sofrem a pressão, o resultado da ansiedade, do nervosismo, da falta de perícia e de uma preparação correta para encarar o desafio. Acabam se envolvendo em acidentes, baixando ainda mais a autoestima, passam a nutrir uma imagem cada vez mais negativa de si mesmos e desistem. 

Alguns contratam aulas para habilitados, pacotes de tratamento com psicólogos, compram todo o tipo de produto existente no mercado para ajudar a superar o medo de dirigir, mas nada disso adianta. 

Para compreender melhor porque tudo isso acontece, o que é o medo de dirigir, de onde ele vem e como superar, o Blog Aprendendo a Dirigir fez uma entrevista especial com a sua autora: a educadora de trânsito e especialista em superação do medo de dirigir, Márcia Pontes, que também é autora dos livros Aprendendo a Dirigir: um guia prático de exercícios mentais, emocionais e práticos para quem tem medo de dirigir, do livro Acolhimento Emocional Para Vencer o Medo de Dirigir, e do livro Controle de Embreagem em aclives, declives e estacionamentos. 

Nesta conversa esclarecedora, que é um papo reto sobre o medo de dirigir e como superar sem traumas, Márcia Pontes dá respostas diretas, claras e objetivas sobre o que toda pessoa com medo de dirigir quer saber. 


Blog Aprendendo a Dirigir: Márcia Pontes, porque tantas pessoas recém-habilitadas têm dificuldades para dirigir sozinhas? O que há de errado?

Márcia Pontes: A meu ver, o problema está no processo de formação de novos motoristas, que ainda não corresponde à realidade e aos seus desafios. O CFC, a autoescola só ensina para passar na prova prática do Detran, ou seja, só ensina para tirar carteira, só ensina o básico do básico. Ainda assim, muitos instrutores ainda não façam a mesma língua: um ensina de um jeito, outro ensina de outro jeito, as dificuldades emocionais e práticas dos alunos não são compreendidas por todos e assim se acaba repetindo um padrão de adestramento em vez de uma aprendizagem significativa e preventiva. Quem deveria orientar e auxiliar o CFC diretamente (Detran e seus profissionais) não o faz. A parte pedagógica precisa ser revista urgentemente para preparar melhor o futuro motorista, e o resultado é tanta gente sem dirigir depois de habilitado, se envolvendo em acidentes por imperícia, gastando o que não tem com aulas para habilitados, tratamentos psicológicos, comprando todo o tipo de produto duvidoso que aparece e que promete perder o medo de dirigir. Desanimados, desistem. Guardam a CNH na gaveta e a deixam mofando lá por anos. Outra razão que pesa muito: os recém-habilitados pensam que por ter uma CNH provisória, uma PPD, ele já está apto para sair dirigindo por tudo. Pensa que as aprendizagens acabaram no CFC, o que não é verdade. Pelo contrário, agora é que as aprendizagens começam de verdade. 


BAD: Você já teve medo de dirigir, Márcia Pontes? Pois fala de um jeito que as pessoas se identificam com você, confiam no seu trabalho e no do Grupo Aprendendo a Dirigir.
 Márcia Pontes: Eu passei mais da metade da minha vida com medo de dirigir. Só fui superá-lo aos 42 anos, com muita dificuldade, em uma época que não existia canais de autoajuda na internet. E os que existiam não eram lá muito sérios. Venho de família de origem humilde e meu pai nunca teve carro. Durante anos, aprender a dirigir foi um sonho que parecia cada vez mais distante porque eu não tinha dinheiro para comprar um carro, tinha medo de chegar perto até de carro parado, mas nunca desisti do meu sonho. Durante 4 anos economizei moeda por moeda e me preparei para comprar um carro. Até a decisão de me matricular na autoescola foi difícil. Mas, eu sabia que tinha que tornar o ato de dirigir significativo se quisesse vencer o medo de dirigir. As pessoas zombavam de mim, faziam piada com as minhas dificuldades, mandavam voltar para a autoescola e pedir ajuda para essas pessoas era a pior coisa. Então, decidi que ia me determinar e me empenhar a superar. Me repassaram uma comunidade no antigo Orkut e fiz uma limpa: expulsei todos que faziam piada com as dificuldades e o medo de dirigir. Fiz uma espécie de diário da minha superação: como eram os treinos, cada progresso, cada dificuldade, e isso foi atraindo as pessoas sérias. O grupo cresceu tanto que ganhamos moderadores e hoje podemos ajudar o maior número de pessoas possível. Graças à superação do meu medo de dirigir me profissionalizei na área: orientei minha formação para a graduação em segurança no trânsito na universidade; fiz intercâmbio de 6 meses com instrutores e autoescolas suiças e italianas, pois nesses países o índice de acidentes por imperícia com novos condutores é muito baixo. Escrevi 3 livros sobre medo de dirigir; trouxe e adaptei à realidade brasileira o método Decomposto de Ensino e Aprendizagem Significativa e Preventiva da Direção Veicular; iniciei especialização na universidade, estou escrevendo o 4º livro sobre medo de dirigir. Me tornei palestrante sobre medo de dirigir e métodos de ensino e aprendizagem da direção e não vou parar por aí! Quando a gente supera o medo de dirigir, superamos outros medos na vida também. Por ter passado por cada coisa que as pessoas com medo de dirigir passam, por conhecer cada sentimento ruim, cada manifestação do nervosismo, da ansiedade, da falta de controle emocional e da falta de treinos, eu me identifico com as pessoas e elas comigo. Se eu superei, todos podem superar e é nisso que eu acredito. Acredito em cada um que tenha medo de dirigir e que eles vão superar sim, mas só fizerem a coisa certa, que é acolher-se emocionalmente e iniciar os treinos com dedicação e afinco.
  
BAD: Quais os principais erros dos motoristas recém-habilitados?

Márcia Pontes: Um dos principais erros é pensar que por ser habilitado, já aprendeu tudo na autoescola e que já pode sair dirigindo sozinho por tudo. Até ontem não faziam nada sem o instrutor ao lado, inclusive pisando nos pedais por eles, e agora querem sair dirigindo por tudo como um motorista que tem anos de experiência? Não vai dar certo mesmo. Outro erro clássico e que tem feito toda a diferença para as pessoas pensarem que têm medo de dirigir é o conceito de que dirigir é colocar o carro para andar em linha reta. Isso é um ranço do processo de formação de condutores em que a pessoa que nunca sentou no banco do motorista na vida já é colocada para andar em linha reta já no primeiro dia de aula prática. É isso que ela aprende na autoescola e é isso que ela reproduz no dia a dia depois de habilitada porque é esse o conceito equivocado que se formou. A pressa para dirigir logo por tudo sem os devidos treinamentos de fundamentos básicos é outro problema grave entre os recém-habilitados. 



BAD: Esses seriam os mesmos erros de motoristas que são habilitados há anos, mas ainda não conseguiram superar o medo de dirigir?

Márcia Pontes: Exatamente! Justamente, por ser um ranço, uma coisa ultrapassada no processo de formação de condutores que já formou mal gerações e gerações de condutores. As pessoas saem da autoescola com aquela crença de que dirigir é andar em linha reta. Elas ignoram que uma hora o trânsito vai exigir comandos, controle e domínio do carro com o carro quase parado, seja para estacionar, manobrar em um estacionamento com vaga apertada, em uma ladeira, ao parar rente ao meio fio sem ralar as calotas, dentre tantos outros comandos básicos. Por conta de um processo de formação de condutores deficiente e ultrapassado, que não explora mais os comandos do carro com ele quase parado de forma significativa para o aluno, muitos, depois de habilitados vão para o trânsito sem dominar o carro; fazem as coisas por tentativa e erro; se jogam no trânsito sem saber o que fazer, sem perícia, sem prática, sem habilidade (a habilidade vem com os treinos e o aperfeiçoamento diário), e é onde tudo de ruim "acontece".


BAD: Porque os novos motoristas agem desta forma, Márcia Pontes?
Márcia Pontes: Primeiro, porque o processo de aprendizagem para dirigir é todo focado em uma passagem rápida do aluno pela autoescola e com isso, o futuro motorista não é ensinado como deveria a formar o conceito de trânsito, de mobilidade, de responsabilidade para dirigir um carro em um país como o nosso, em que a acidentalidade inclusive por imperícia é enorme! O aluno não aprende na autoescola a conhecer o carro como deveria, a explorar os diferentes movimentos, sensibilidades e graduações de pisadas nos pedais como deveria; não aprende sequer a relacionar a resposta do carro quando o aluno mexe no volante. Para onde as rodas vão? Para onde vai a traseira do carro? E a frente? Em vez de explorar os movimentos refinados que serão exigidos o tempo todo no trânsito, ainda se adestra os alunos com as repetições memorizadores de movimentos amplos de volante contando voltinhas: 1 volta completa prá lá, uma volta e meia prá cá, sempre seguindo marcações coloridas nos vidros e pontos de referência. Só que no dia a dia, esses macetes não valem, só atrapalham o novo motorista. No dia a dia os movimentos são refinados: ou você sabe ou você não sabe! Não tem decoreba, não tem memorização, não tem truques! Aí, como o aluno não aprendeu como deveria aprender durante o processo de formação, depois de habilitado não vai saber executar.  A isto chamamos de adestramento.


BAD: Mas, se só se aprende a dirigir na autoescola, com quem esses motoristas mal formados vão aprender depois de habilitados? Sozinhos?

Márcia Pontes: Infelizmente, a maioria ainda vai se envolver em pequenos acidentes por imperícia; muitos irão continuar pensando que já estão prontos para dirigir por tudo, e como não desenvolveram a AUTONOMIA, abre-se uma porta para que o medo de dirigir se instale. A pessoa não tem medo de dirigir, não era para ter, mas vai criar uma insegurança tão grande, vai ficar com a autoestima tão baixa, vai sentir-se impotente e incapaz de tal forma, que vai desistir de si mesma e desenvolver uma verdadeira síndrome em relação ao medo de dirigir. Infelizmente, muitos serão cobrados cruelmente por si mesmos e pelos outros, que vão dizer que aprenderam a dirigir sozinhos, aprenderam a dirigir olhando os outros dirigirem e incorrerão no erro gravíssimo de incentivar esses motoristas a se jogarem no trânsito de qualquer forma. Sem condições emocionais e técnicas para dirigir, aumentarão as dificuldades que já são grandes. Outros, pedirão ajuda a motoristas mais experientes da família, que os ensinarão sem nenhuma didática, ficarão impacientes, nervosos, vão xingar, ofender e criar uma situação mais tensa e perigosa ainda. Outros, ensinarão com vícios como a pegada errada no volante, a pisar na embreagem o tempo todo sem necessidade, principalmente em conversões e em outras manobras; a dirigir com uma mão só, a pendurar o braço na janela; a pisar na embreagem antes do freio nas frenagens e paradas. Outros, contratarão serviços para motoristas habilitados com medo de dirigir ou até mesmo adquirir produtos desonestos no mercado do medo de dirigir, que aliás, movimenta milhões diariamente. Outros, simplesmente sofrerão por anos com o problema.

Blog Aprendendo a Dirigir: Márcia Pontes, quais as consequências disto para os motoristas com medo de dirigir?

Márcia Pontes: São as piores possíveis. Muitos motoristas iniciantes vão acreditar e se convencer de que devem ir aprender no trânsito, se jogar de cabeça, porque os motoristas que mais admira na família aprenderam a dirigir dessa forma. Só que esses motoristas aprenderam em outra época, quando a frota não era tão grande, quando o ritmo de vida era outro, quando as pessoas não estavam tão estressadas, quando o próprio processo de formação e as leis de trânsito eram outras. Só que mesmo assim, o motorista iniciante vai: inseguro, sem perícia, sem saber o que fazer, sem dominar o carro. Na primeira buzinada ele se assusta, o carro morre, empaca, leva buzinada, vai ser xingado pelos outros.... vai aprender o quê desse jeito? Outros, vão desistir pelo caminho; vão pedir ajuda para aprender com o marido, o primo, esse ou aquele, mas a pessoa é estressada, nervosa, não tem paciência, xinga, ofende, frustra ainda mais quem está aprendendo a dirigir depois de habilitado. Alguns, irão se jogar no trânsito de qualquer forma porque entendem que são habilitados, têm carteira e então podem dirigir. Outros, vão querer dirigir de qualquer jeito e sem a devida preparação porque são habilitados há anos, mas nunca dirigiram e querem sair dessa situação o mais rápido possível. Outros, porque não podem perder a chance do novo emprego, porque não podem perder o emprego. Só que essas pessoas não dão a devida importância aos treinos básicos. Querem tudo para ontem, na pressa, na ansiedade. Daí não conseguem por falta de preparação e se frustram mais ainda!


BAD: Você poderia nos dar alguns exemplos que conhece?

Márcia Pontes: Diariamente recebo muitos, mas muitos emails e mensagens mesmo, de pessoas de todo o Brasil e do exterior. São pedidos de ajuda para superar o medo de dirigir, fotos com o resultado dos acidentes por imperícia no qual se envolveram, dúvidas básicas a esclarecer, mas, acima de tudo, relatos contando suas histórias de vida e a experiência negativa com o carro e com o medo de dirigir. A maioria deles de pessoas já cansadas, desencantadas com a direção. A maioria querendo desistir mesmo depois de ter investido pequenas fortunas no processo de habilitação. Aí, quando vamos analisar os motivos, alguns em comum: 

1. dificuldades para aprender, mas não treina fundamentos básicos;
2. precisa dirigir o mais rápido possível porque senão perde o emprego, a oportunidade de emprego, porque ficou anos habilitado sem dirigir, e quer aprender a qualquer custo, mas não treina fundamentos básicos de dirigir;
3. o carro morre no semáforo, mas não faz treinos de pedais, até porque carro se dirige nos pedais;
4. o carro voltou na ladeira, mas não treinou nada de comandos em solo inclinado e acha que de uma hora para outra vai ter um vídeo ou postagem milagrosa que ele vai decorar e executar sem nenhum errinho na ladeira.
Ledo engano, gente! Assim como não existe atleta que ganhe medalhas a quebre recordes sem treinos, não existe motorista que dirija sem preparação básica depois de habilitado. Aí sempre pergunto: o quanto você está se dedicando aos treinos de fundamentos básicos longe do trânsito? O quanto estão se empenhando e se ajudando? Será que você não está querendo queimar etapas básicas da aprendizagem depois de habilitado? Reflita!

BAD: Dá para dizer que a pressa dos motoristas recém-habilitados para dirigir é a maior causa do problema depois de habilitado? 

Márcia Pontes: Certamente! Muitos desencantamentos, vontade de desistir, irritação e baixa autoestima (e até os acidentes por imperícia) poderiam ser evitados se não fosse a pressa e a falta de paciência dos condutores recém-habilitados para os treinos em rua calma, tranquila, inicialmente longe do trânsito. Muitos insistem em ir para o trânsito de verdade "aprender" por tentativa e erro, "achando" que de tanto tentar (e dar errado porque ainda não domina os fundamentos básicos para dirigir), uma hora vai dar certo. A preparação tem que ser maior que a sua vontade de dar certo. Não adianta ir para o trânsito achando que dirigir é só andar em linha reta, e sem nenhum controle emocional e dos fundamentos, porque vai dar errado mesmo! Não é praga, não é boca de agouro, não é torcida contra! É a mais pura realidade que se nega por conta da pressa, da ansiedade, da falta de paciência para os treinos de fundamentos básicos em local calmo e tranquilo depois de habilitado. Insistir nesse erro de se jogar no trânsito de qualquer jeito e indo com medo mesmo só vai atrasar todos os progressos que fizeram até agora, fazer desacreditar em si mesmo, baixar ainda mais a autoestima, desanimar e querer desistir! O mais importante não é a pressa para dirigir, mas a preparação adequada! Reflitam, condutores: vocês estão se dedicando e se preparando do modo adequado?

Blog Aprendendo a Dirigir: É possível vencer o medo de dirigir sozinho, Márcia Pontes?

Márcia Pontes: Na quase totalidade dos casos sim! São raros os casos em que o medo de dirigir precisa de tratamento específico. Aliás, na quase totalidade dos casos o que a pessoa tem nem é medo de dirigir: é só ansiedade, é nervosismo, é falta de controle emocional; é falta de compreensão, falta de alguém paciente para ensiná-los e que faça isso da maneira correta! Existe hoje um discurso de que todo medo de dirigir é patológico, quando na verdade não é! Existem muitos profissionais bons no que fazem, mas muitos querem lucrar com o discurso do medo de dirigir fabricado pela própria sociedade, pelos interessados em lucrar com isso. Hoje temos psicólogos que desistiram das clínicas tradicionais e estão se especializando em medo de dirigir. Montam mega-clínicas, criam protocolos especiais de atendimento, cobram preços diferenciados por sessões, aulas ou pacotes nem sempre acessíveis à todos. Nem todo medo de dirigir é patológico e precisa de tratamento, gente! Eles sabem disso! O pior é que muita gente ainda procura esses tipos de recursos e acaba caindo nas mãos de interesseiros que inventam métodos milagrosos e caríssimos para perder o medo de dirigir em questão de dias. Isso não existe! Não existem estudos e comprovação científica para isso! As pessoas têm que entender que o ato de dirigir é AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E LIBERDADE! Mas, acima de tudo, AUTONOMIA, e autonomia significa: dirigir sozinho a maior parte do tempo; tomar decisões sozinhos a maior parte do tempo; ficar calmo e tranquilo para tomar as decisões certas no trânsito e no momento certo! Chega de muleta psicológica! Chega de pensar que tendo outra pessoa do lado você vai dirigir melhor! O carro só tem um volante e só quem mexe nele é o motorista! Carona não dirige, não pisa em pedal, carona não troca marcha, carona não decide por você, carona não olha retrovisor por você! O motorista é quem deve ter a AUTONOMIA necessária para dirigir, pois dirigir é uma coisa corriqueira, cotidiana! Não é nenhum bicho de 7 cabeças, meu povo! Parem de cair na lábia dos aproveitadores que existem por aí! Saibam distinguir e respeitar os profissionais sérios no mercado, mas não caiam em arapuca, não joguem mais dinheiro fora com promessas milagrosas de tirar o medo de dirigir com as mãos!


BAD: Como a pessoa pode saber se tem mesmo medo de dirigir?

 Márcia Pontes:  Medo todo mundo sente, não é nenhuma novidade para o ser humano sentir medo, até porque o medo é um instinto de preservação: o medo é uma emoção humana, uma forma de nos preservarmos de algo que ainda não conhecemos e o próprio organismo se incumbe disso. É um mecanismo de defesa para evitar que nos machuquemos e coloquemos a nossas vida em risco. A ansiedade, o nervosismo, a insegurança são sintomas que estão presentes no medo de dirigir, mas não são e não representam necessariamente o medo de dirigir. Sentir medo de alguma coisa é normal, mas quando se trata de medo de dirigir existe muitos interesses por trás e onde acaba agravando o modo como o vemos. É importante não acreditar nesses testes de internet, em entrevistas com determinados profissionais que só analisam o medo de dirigir do ponto de vista da área e do interesse deles, e principalmente não se impressionar com o tamanho das dificuldades. O medo de dirigir na medida certa é que nos mantém prudentes; ser corajoso demais no trânsito resulta em acidentes. Sentir medo de algo que não se domina ainda é perfeitamente NORMAL! O problema não é ter medo de dirigir, é se acomodar nesse medo, é aumentar a evitação ao ato de dirigir, é o modo que vamos enfrentar esse medo que vai fazer toda a diferença!

 BAD: Márcia Pontes, quais os sintomas de quem tem medo de dirigir?


Evitar o carro, sentir sentimentos ruins em relação à ele são os sintomas mais clássicos. Tremores, suores, calafrios, sensação de apavoramento, mãos geladas, garganta seca, negativismo em excesso, choro, insegurança. A pessoa fica nervosa só de pensar em chegar perto do carro, de sentar no banco do motorista mesmo sem ligar o carro, não se imagina dirigindo e cria imagens de fantasias catastróficas! Em vez de se imaginar dirigindo cuidadosamente, fazendo suas voltas com alegria, imagina-se batendo nos outros carros, atrapalhando o trânsito, atropelando e machucando as pessoas, imagina o carro rolando ladeira abaixo e outras imagens e mentalizações ruins. Pessoas com medo de dirigir são metódicas, certinhas, não gostam de errar e algumas sequer admitem os erros, quando na verdade não existe perfeição em tudo, principalmente em si mesmas. Há mulheres bem sucedidas na vida, no emprego, no casamento, mulheres estudiosas, com mestrado e tudo, mas que em relação ao carro se sentem inferiorizadas, burras, diminuídas, inferiorizadas. Tudo isso é autoestima baixa, tudo isso é imagem negativa de si mesma que se projeta e se reforça a cada pensamento ruim. Pessoas com medo de dirigir têm pressa, não são pacientes, querem entrar no carro e sair dirigindo por tudo sem errar nada e isso não existe! Somos humanos, somos normais, vamos errar sim, mas isso não é motivo para sair com o carro no trânsito de qualquer jeito, sem treino, sem preparação. Isso só piora as coisas.


BAD: Qual o primeiro passo para uma pessoa com medo de dirigir começar a superar por si mesma?

Márcia Pontes: as primeiras coisas que temos de trabalhar nesse processo de superação do medo de dirigir: tornar o ato de dirigir significativo, saber porque queremos dirigir, o que nos move, qual o nosso desejo ou necessidade. Isso vai nos acolher emocionalmente e nos deixar mais fortalecidos para o enfrentamento.Entender que temos de ter calma, ser pacientes, dedicados, ter força de vontade e estar disposto aos treinos depois de habilitado, em rua calma, longe do trânsito, longe de estresse, buzinadas e xingamentos dos outros. Se você desiste de dirigir vai ser para sempre, e para sempre é muito tempo! Mas, se você estiver disposto a tirar alguma vantagem do seu medo de dirigir e se dedicar cada dia um pouquinho aos treinos, aí sim, você vai conseguir em menos tempo do que imagina. Tem que dominar antes os seus sentimentos ruins e fantasias catastróficas em relação ao carro. Não se auto-sabote! O carro é o seu melhor amigo de lata! O carro e o motorista foram feitos um para o outro e se você olhar para o carro com sentimentos ruins em relação à ele vai se auto-sabotar! É que nem relacionamento: se você não ama o outro não vai gostar dele, não vai querer estar perto dele, não vai curtir a vida com essa pessoa. É o mesmo com o carro: para dominá-lo tem que gostar do carro, tem que querer dirigir, tem que estar disposto aos treinos.

BAD: Márcia Pontes, você recomenda aulas para habilitados, livros, CD's, kits e cursos online para perder o medo de dirigir?

Márcia Pontes: Podem ser boas ferramentas, mas não vão tirar o medo de dirigir de ninguém com as mãos!  Bem usadas e muito bem escolhidas, essas ferramentas vão ajudar e muito! Há que se ter critérios na escolha dos treinamentos para habilitados, pois se o motorista iniciante for instruído só a andar em linha reta como fazem nas autoescolas, vai jogar dinheiro fora e não vai adiantar. Se o instrutor para habilitados te joga no mesmo dia no meio do trânsito, aí você sai do carro pior que entrou. Se o instrutor para habilitados não dá atenção às suas inseguranças, não faz a escuta atenta de suas ansiedades, medos e inseguranças, isso não é bom sinal. É preciso antes explorar os fundamentos básicos de dirigir, explorar os comandos de pedais, acolher a pessoa emocionalmente, ir avançando aos poucos sem enrolação. Há muito bons profissionais no mercado, assim como também tem pessoas que não trabalham bem. Pesquise antes, peça referências, escolha bem para não se arrepender.  O mesmo cuidado na compra de kits e cursos online que se vende por aí: há pessoas que postam vídeos e propagandas dizendo que querem ajudar a tirar o medo de dirigir dos outros, mas ao mesmo tempo publicam vídeos e propagandas chamando outras pessoas a ganhar dinheiro com seus métodos milagrosos. Peraí: o cara é profissional ou quer atrair mais pessoas para ganhar dinheiro em pirâmide? Muito cuidado com isso! Eu NÃO VENDO KITS para vencer o medo de dirigir: disponibilizo palestras motivacionais para vencer o medo de dirigir e videoaulas GRATUITAS em meu canal do youtube para ajudar o maior número de pessoas possível. Quanto aos livros, sou autora de 3: o livro Aprendendo a Dirigir, o livro Acolhimento Emocional Para Vencer o Medo de Dirigir e o livro Controle de Embreagem em aclives, declives e estacionamentos. Todos esses livros têm acolhimento emocional e dicas de treinos de fundamentos básicos para treinar e aperfeiçoar os comandos do carro antes de ir para o trânsito de verdade. Tudo focado na ética, cidadania e responsabilidade para dirigir um veículo. Há que se ter cuidado com esses cursos online! Pesquise antes para não cair em roubada! Não vendo vídeos como parte de cursos online: meus vídeos são de graça! O que faço é um atendimento online específico, em sessões interativas e ao vivo, tudo personalizado para a dificuldade que a pessoa tem. É um atendimento vip, por videoconferência, em que cada caso é analisado separadamente com vistas à superação do medo de dirigir. Cada sessão de 60 minutos custa R$ 45,00. Mas, que fique claro que é um atendimento meu, diferenciado, para quem quiser, ninguém é obrigado! O trabalho do Grupo Aprendendo a Dirigir sempre foi e sempre será GRATUITO!

BAD: Existe um plano de treinamento específico para quem tem medo de dirigir superar as dificuldades sozinho?

Márcia Pontes: Existe sim: primeiro passo é tornar o ato de dirigir significativo. É saber para que quer dirigir, é acolher-se emocionalmente e manter o foco na superação. Não coloque lentes de aumento nas dificuldades, pois elas já existem por si só! O passo seguinte é SER HABILITADO! Não adianta se encher de vontade de superar o medo de dirigir, não se preparar, se jogar de cara no trânsito e depois vir reclamando que tudo deu errado, que o carro morreu 500 vezes no semáforo, que bateu ou ralou em algum lugar. Se não treinar antes, em local calmo e tranquilo longe do trânsito, é claro que vai dar errado mesmo! Não piore as coisas! Você tem que fazer uma lista das suas dificuldades e começar os treinos por ela! Se o carro ainda morre por algum motivo, treine achar o ponto ideal de embreagem em que o carro começa a se mover para ele não morrer mais! Treine as saídas e paradas com o carro sem deixar ele morrer em lugar calmo e tranquilo, longe do trânsito! Não vá se expor à riscos! Além disso, se o carro morrer na frente de casa, é o lugar mais seguro para isto acontecer. Veja o que deu errado, analise a resposta do carro, corrija, aperfeiçoe e em 15 minutinhos por dia, em menos de uma semana o carro pára de morrer. Depois treine manobras de ré, resposta das rodas quando mexe no volante, para onde vai a frente do carro, a traseira, aperfeiçoe os treinos combinados de pedais e volante; retrovisores, e por aí vai. Tudo em 1ª marcha, rua calma, tranquila. Esse é o passo a passo! Tem que treinar cada dia um pouquinho, avançar aos poucos, não ter pressa de sair dirigindo logo! Fazer tudo certinho da primeira vez para não ter recaídas desnecessárias.





Para saber mais sobre as ferramentas de autoajuda GRATUITAS do Grupo Aprendendo a Dirigir, acesse os canais nos seguintes endereços eletrônicos:

Perfil pessoal da educadora de trânsito Márcia Pontes no facebook: https://www.facebook.com/marciapontesdefensiv?ref=tn_tnmn


twitter: @marciapontesbnu


telefones: (47) 9936-8404 TIM - (47) 9132-9607 VIVO

Currículo na plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0142000226051492



















 
Topo