Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,

é muito mais comum do que vcs pensam a quantidade de mulheres que depois que saem da autoescola são ensinadas a dirigir pelos seus maridos. Às vezes elas nem pedem e eles se oferecem para ajudar, mas o resultado não tem sido dos melhores. 

Maridos experientes na direção, que dirigem a mais tempo e até com vícios ao volante tais como dirigir com as mãos em cima da alavanca de câmbio, andar muito colado no carro da frente, não usar cinto de segurança, frear muito em cima dos outros carros, dentre tantos outros vícios acabam descontruindo toda uma aprendizagem voltada para a segurança e a direção defensiva. 

E o pior de tudo: maridos nervosos, que gritam, que xingam, que ofendem, que fazem caretas e cenas em público. Outros, mais estressados, chegam a fazer cenas em público. Infelizmente, muitas mulheres ainda dizem: "se hoje em dia eu não dirijo, agradeço ao meu marido". 

Como lidar com essa situação ao volante que acaba repercutindo em outros aspectos da vida do casal?


A OFERTA DE AJUDA, AS PROMESSAS E A REALIDADE


A mulher acaba de passar no exame de direção e os maridos já vem com a proposta: "Deixa que eu te ajudo", "vem aprender comigo". Mas basta entrar no carro e deixar o carro morrer pela primeira vez que lá vem os xingamentos:


- Sua burra!

- Como é que te deram a carteira?

- Você nunca vai aprender a dirigir desse jeito!

- Tem que voltar para a autoescola!

Outros maridos que sustentam a casa logo disparam:

- Só joguei dinheiro fora contigo nessa maldita autoescola!

- Vai acabar com o carro que eu cuido tanto e mal comprei!




E os xingamentos, ofensas e humilhações não param por aí. Já me deparei no semáforo com um marido aos berros, xingando a mulher, muito nervoso e gritando. Ela, envergonhada, só chorava e se agarrava ao volante no maior desespero. Mas prá que fazer isso, gente? Será que ele pensa que a mulher vai aprender a dirigir de uma hora prá outra desse jeito com tanto grito, humilhação e terror psicológico? 

OS ERROS GRAVÍSSIMOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Uma das piores coisas que um marido nervoso pode fazer é gritar com a esposa, desrespeitá-la, e o pior de tudo: meter a mão no volante para endireitar o carro ou desfazer um comando! 

Na lida diária com mulheres com medo de dirigir conheço casos de acidentes do tipo subir a calçada ou bater em muros e em árvores. Daí é que a boca do marido nunca mais fecha e a cobrança vai durar enquanto dure o casamento!

Acontece que cada vez que um marido grita, berra, ofende, magoa, diminui a mulher ao volante ele está fazendo um mal enorme acabando com a autoestima dela, roubando o que restava de segurança e motivação para aprender. Muitas mulheres nunca mais pegam o carro e desenvolvem até traumas difíceis de serem tratados. 

AS COMPARAÇÕES E AS COBRANÇAS 

Não se pode fazer comparações ou exigir uma prática que as esposas recém saídas da autoescola não tem. Conheço maridos motoristas de caminhão que cobram de suas esposas a mesma habilidade para manobrar, estacionar, dirigir. Isso é muito cruel, gente!

Toda pessoa que está aprendendo vai cometer erros sim, ainda mais ao volante de um carro. Por isso é que temos de ter calma para explicar, não cobrar, não comparar. Temos de respeitar as dificuldades dessa pessoa e apoiá-la para que supere. Com calma, com respeito acima de tudo!

Não se pode cobrar habilidade e prática de quem começou a dirigir agora!

Não se pode cobrar de uma pessoa que acabou de sair da autoescola que vá aprender no trânsito de  verdade, pois hoje em dia o trânsito é outro: tem mais carros nas ruas, a tecnologia dos carros é outra, tem mais pessoas estressadas, apressadas, sem calma e sem paciência. Isso é loucura: incentivar pessoas a irem "aprender" a causar acidentes nas ruas.

COMO LIDAR COM A SITUAÇÃO

Se eu marido é do tipo esquentadinho ou nervosinho não aprenda a dirigir com ele. Evite. Agradeça a ajuda e dispense. Treine sozinha os comandos básicos do carro na rua de casa, em 1ª marcha, sem o carro andar quase nada. 

Primeiro domine os pedais, depois treine troca de marchas com o carro parado; quando estiver bem avançado o seu treino na frente de casa dirija pela rua, depois pela quadra; quando estiver ainda melhor vá aumentando os trajetos. Não se joguem no trânsito de verdade sem ter completo domínio dos comandos e pedais do carro, pois isso é problema na certa. 

Negocie com seu marido as oportunidades de pegar o carro: diga e mostre como vai treinar! Treine na frente de casa os comandos de pedais primeiro, depois os giros de volante, a noção de espaço, noção da posição da cara do carro (a frente dele). Treine marchas com o carro parado, desligado, para sentir a "pegada" e o toque suave na alavanca de câmbio.

Nunca vá para o trânsito insegura, pressionada por seu marido.

Na hora em que estiverem calmos digam aos seus maridos o quanto se sentem magoadas, feridas, humilhadas com tantos berros, gritos e xingamentos e que isso afeta a relação como um todo. 

Procure sempre a ajuda de um motorista calmo, tranquilo, que dirija sem vícios, que não grite, que não te ofenda. 

Conversar é sempre a melhor saída para uma situação tensa como essa!

Leia bastante sobre direção defensiva, pesquise em sites especializados e de confiança em educação para o trânsito na internet. Conheça os vícios ao volante e como evitá-los. 

Busque ajuda, interaja, conheça o Grupo Aprendendo a Dirigir e o Blog Aprendendo a Dirigir, pois nesses espaços virtuais no facebook você conhecerá pessoas com o mesmo problema, pode interagir, conversar, debater o assunto, aprender a lidar melhor com ele. 

Acredite em você e saiba diferenciar a situação. Muitos maridos são assim mesmo e nunca vão mudar, mas você pode mudar o jeito de lidar com a situação sem prejudicar o seu casamento e sem precisar desistir de dirigir. 

Reflitam, condutoras!








 
 
Topo