Pois é condutores, tomar uma buzinada no
trânsito é o terror de todo motorista iniciante, mas não pensem que esse
comportamento de alguns motoristas é só em relação aos iniciantes não, pois tem
muito motorista experiente levando buzinada na orelha. Mas atenção, aprendam a
interpretar uma buzinada, pois nem sempre isso significa que você está errado.
Por exemplo, eu parei num cruzamento bem na
saída de uma rótula: carro vindo de tudo que é lado. Parei, dei a vez a quem
vinha da esquerda, só que atrás do carro que tinha a preferencial vinha um
motociclista chutado, por isso atrasei a saída na rótula. Vixi, mas tomei uma
buzinada daquelas, mas vocês pensam que eu liguei? Se isso acontecer com vocês
pensem o seguinte: não adianta se atirar na saída de um cruzamento para evitar
levar buzinada porque:
1. o motorista de trás não está tendo a mesma
visão que o motorista da frente;
2. se você sai depressa, sem cuidado, num
cruzamento, vai bater, vai provocar um acidente, vai se machucar e machucar as
pessoas e o babaca de trás que buzinou vai buzinar mais ainda, vai colocar a
cabeça de caixa 'água dele prá fora da janela, te xingar e sair fora, seguir
caminho, deixando você ali com a dor e o prejuízo. te garanto que a pressa vai
sair caro demais;
3. tem muito motorista apressado que pensa que a
tecnologia avançou tanto que a buzina dele vai acionar o seu pedal de
acelerador, ou se buzinar o seu carro levita prá ele passar; você é o primeiro
carro da fila?
Nesse momento o poder de segurar os demais motoristas é todo seu
e é isso que incomoda. Não precisa se estressar, não precisa xingar, nem se
apressar se atirando no cruzamento ou rótula. Aja em nome da segurança em
primeiro lugar e só saia do cruzamento com calma, quando estiver seguro; não se
arrisque nem arrisque a vida de seus passageiros à tôa.
Manda o CTB, a prudência e a direção defensiva
que todo motorista parado ou que esteja passando por uma rótula tem que olhar
bem para a esquerda, que é a preferencial dos outros carros. No entanto, se vcê
já está trafegado na rótula, se já iniciou a entrada na rótula, a preferencial é
sua - ou seja, a preferencial é de quem já está trafegando por ela. Então, não
esquenta com essa de ir embicando ou se enfiando que isso é coisa de apressado e
sempre acaba mal.
ALGUNS SINAIS DE COMUNICAÇÃO COM A
BUZINA
Um toquinho
rápido: geralmente vem do outro motorista num cruzamento
e significa que está dando a vez; você também pode usar um toquinho rápido na
buzina quando pára na faixa e o pedestre está distraído ou indeciso para
atravessar; se o motorista de trás der um toquinho rápido desses na buzina
quando você está manobrandp significa que está dando a vez para você
passar;
Dois toquinhos rápidos na
buzina: significa agradecimento; "muito obrigado por me ceder a
vez" ou uma forma de agradecer qualquer gentileza no trânsito;
Um toque longo de alguns
segundos: bom, essa forma de apertar a buzina acontece
quando o outro motorista cometeu uma imprudência ou fez uma besteira. Mas se a
buzina soar por mais de 2 segundos, aí significa palavrão, que o outro motorista
está te
xingando mesmo. Mas... isso não significa que ele esteja certo; pode ser um
apressadinho daquele tipo "vai que dá" ou que se acha o bonzão ao ponto de
dizer: "se fosse eu já tinha ido". Mas como você não vai se arriscar a causar um
acidente só prá alegrar um motorista apressadinho.... deixa buzinar.
Tive um professor que sempre comparava a
buzinada no trânsito ao latido de um cão territorialista e o motorista que
buzina agressiva e ofensivamente como o cão bravo que está, a todo custo,
defendendo o seu espaço.
Vejamos o que diz o CTB, no artigo 41 sobre o
uso da buzina:
Art.
41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque
breve, nas seguintes situações:
I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Lembrem-se, condutores: vocês não tem que se
sentir menos motoristas que os outros só porque são iniciantes, porque são
recém-habilitados ou estão (re)começando a dirigir. Não tem nada que um
motorista experiente saiba que vocês não saibam quando se trata de botar um
carro para andar; o que eles tem a mais que vocês e não dá para comparar é a
prática.
E não adianta querer dirigir que nem um motorista experiente sem
praticar, sem aprender, sem aperfeiçoar. Esse papo de aprender no trânsito de
verdade é imprudência, causa acidentes, só detona a auto-estima do motorista
iniciante, além de ser muito perigoso.
Se
alguém buzinar prá você no trânsito não liga; já foi; procura entender o que
você fez de errado e corrige das próximas vezes.
Mas
se o cara buzinou de apressado, liga menos ainda. Se nesse momento você ficar
nervoso, se quiser se apressar prá sair logo daquela situação vai dar porcaria,
caca, acidente. Todo motorista precisa de calma, cuca fresca e auto-controle.
Mas
agora, usar e abusar dos dois toquinhos rápidos é muito bacana, é educado, para
agradecer a gentileza do outro motorista.
Mas
quando é a gente que recebe esses dois toquinhos em sinal de agradecimento,
ah... é melhor ainda. Nos alegra, deixa feliz, com a sensação de dever e
cidadania cumpridos. No trânsito, gentileza gera gentileza, faz a gente se
sentir em paz, contagia.
Pode crer que logo ali na frente, na hora em que você
estiver em apuros, sempre vai ter um motorista bacana que vai te dar a vez,
esperar você sair de uma vaga de estacionamento, dar a vez numa preferencial,
etc... etc... etc...
Liga
não prás buzinadas. Tem motorista que pensa que o carro dele é o único que tem
buzina e aí fica querendo contar prá todo mundo.