Condutores,
Essa postagem foi
sugestão da Paula, participante do blog, mas creio que, também, de milhares de
alunos e de motoristas que tem essa mesma dificuldade.
Pessoal, segurar carro em ladeira é uma
arte, mas também uma coisa básica que a gente leva algum tempinho prá aprender e
dominar. Portanto, não fiquem se achando os piores motoristas do mundo porque o
seu vizinho que tem 300 anos de CNH faz isso com as mãos nas costas, ok? Nada de
comparações nessa fase de aprendizagem. O importante é ter vontade de aprender,
ficar calmo e treinar certo.
Para quem
dirige, isso é molinho, mamão com açúcar, mas levou tempo prá aprender viu? E já
fizeram as suas sim. No começo da minha aprendizagem eu deixei o carro voltar,
chegou a encostar no carro de trás e deu o maior barulhão, mas foi só o susto.
Desse dia em diante decidi dominar a técnica, fiquei horas, dias, semanas,
treinando e nunca mais deu xabú. Então, vamos lá.
1. Embora
tenha muito motorista experiente que critica "dirigir na frente de casa"; "ficar
andando prá frente e prá trás com o carro" e defensa que "dirigir se aprende no
trânsito", por experiência própria, não façam isso. Não tentem descobrir como
segura carro em ladeira no meio de trânsito, ainda mais com um monte de carro
atrás de você, principalmente se for um carro zero ou importado;
2. Comece
treinando em terreno PLANO, isso mesmo: ah, tá, mas como se treina ladeira no
plano? resposta: dominando os fundamentos;
3. No
terreno plano, na frente de casa, treine comando de embreagem: com a meia
embreagem feita como ensinam na autoescola, solte o pé do freio teste a posição
da embreagem até achar o ponto em que o carro quer andar sozinho. Nesse ponto,
se vc segurar o carro só na embreagem vai ver que o carro fica parado sozinho,
não volta. Mas isso é só um teste e para facilitar a vida de quem está
aprendendo;
4. com a
meia embreagem no ponto em que o carro quer sair sozinho, se vc soltar o pé do
freio o carro quer andar, mas.... em ladeiras temos uma coisinha chamada
gravidade, que empurra o carro para trás, certo? Ok. Então, temos de treinar
bastante esse movimento. Quando o carro tiver começando a andar, vc pára e
treina bem essa parada e recomeço sem deicar ele morrer;
5. Depois
que dominou bem a arte das saídas em terreno plano, pega uma elevaçãozinha
básica da própria rua ou nas entradas de garagem (nunca vi, tudo que é entrada
tem subidinha), e treina os movimentos nessa subidinha até que o carro não volte
mais. Esse é o exercício básico;
6. se
segurou o carro na meia embreagem e ele fica parado na subidinha, beleza, pode
tirar o pé do freio e dá uma aceleradinha de leve para o carro subir;
7. tem um
macete aqui: quanto mais alta a ladeira, mais alto vai ficar o pé no pedal da
embreagem e, dependendo da ladeira, a embreagem fica na última posição do pedal
e ainda assim o carro volta ou morre. O segredo é acelerar constante, ou seja,
não acelerar para o carro andar, mas para manter ele parado: o pé do acelerador
acelera constante só para encher o motor (dar força, dar impulso na saída)
enquanto o da embreagem pisa quase que simultaneamente para não deixar o carro
sair;
8. pé do
acelerador constante para encher o motor e pé da embreagem pisando um pouco para
segurar o carro;
9. se
soltar a embreagem nessa hora o carro anda; se pisar ele pára.
Vejam os
vídeos: esse de baixo mostra as duas formas (meia embreagem e controle de
embreagem acelerando constante):
Esse outro vídeo mostra
que todo motorista passa as mesmas dificuldades, portanto, não se intimidem
diante das dificuldades
E aqui vai mais uma dica:
Ao longo das
postagens a gente vai explicando mais dicas e macetes para as ladeiras e o
principal, de como treinar com segurança. Detalhe: carro 1.0 pode ter menos potência, força e torque os carros de motores mais fortes, mas com a técnica certa a gente segura ele em ladeira sem problemas!