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Condutores, 

Essa postagem foi sugestão da Paula, participante do blog, mas creio que, também, de milhares de alunos e de motoristas que tem essa mesma dificuldade. 

Pessoal, segurar carro em ladeira é uma arte, mas também uma coisa básica que a gente leva algum tempinho prá aprender e dominar. Portanto, não fiquem se achando os piores motoristas do mundo porque o seu vizinho que tem 300 anos de CNH faz isso com as mãos nas costas, ok? Nada de comparações nessa fase de aprendizagem. O importante é ter vontade de aprender, ficar calmo e treinar certo. 

Para quem dirige, isso é molinho, mamão com açúcar, mas levou tempo prá aprender viu? E já fizeram as suas sim. No começo da minha aprendizagem eu deixei o carro voltar, chegou a encostar no carro de trás e deu o maior barulhão, mas foi só o susto. Desse dia em diante decidi dominar a técnica, fiquei horas, dias, semanas, treinando e nunca mais deu xabú. Então, vamos lá. 

1. Embora tenha muito motorista experiente que critica "dirigir na frente de casa"; "ficar andando prá frente e prá trás com o carro" e defensa que "dirigir se aprende no trânsito", por experiência própria, não façam isso. Não tentem descobrir como segura carro em ladeira no meio de trânsito, ainda mais com um monte de carro atrás de você, principalmente se for um carro zero ou importado;

2. Comece treinando em terreno PLANO, isso mesmo: ah, tá, mas como se treina ladeira no plano? resposta: dominando os fundamentos;

3. No terreno plano, na frente de casa, treine comando de embreagem: com a meia embreagem feita como ensinam na autoescola, solte o pé do freio teste a posição da embreagem até achar o ponto em que o carro quer andar sozinho. Nesse ponto, se vc segurar o carro só na embreagem vai ver que o carro fica parado sozinho, não volta. Mas isso é só um teste e para facilitar a vida de quem está aprendendo;

4. com a meia embreagem no ponto em que o carro quer sair sozinho, se vc soltar o pé do freio o carro quer andar, mas.... em ladeiras temos uma coisinha chamada gravidade, que empurra o carro para trás, certo? Ok. Então, temos de treinar bastante esse movimento. Quando o carro tiver começando a andar, vc pára e treina bem essa parada e recomeço sem deicar ele morrer;

5. Depois que dominou bem a arte das saídas em terreno plano, pega uma elevaçãozinha básica da própria rua ou nas entradas de garagem (nunca vi, tudo que é entrada tem subidinha), e treina os movimentos nessa subidinha até que o carro não volte mais. Esse é o exercício básico;
 
6. se segurou o carro na meia embreagem e ele fica parado na subidinha, beleza, pode tirar o pé do freio e dá uma aceleradinha de leve para o carro subir;

7. tem um macete aqui: quanto mais alta a ladeira, mais alto vai ficar o pé no pedal da embreagem e, dependendo da ladeira, a embreagem fica na última posição do pedal e ainda assim o carro volta ou morre. O segredo é acelerar constante, ou seja, não acelerar para o carro andar, mas para manter ele parado: o pé do acelerador acelera constante só para encher o motor (dar força, dar impulso na saída) enquanto o da embreagem pisa quase que simultaneamente para não deixar o carro sair;

8. pé do acelerador constante para encher o motor e pé da embreagem pisando um pouco para segurar o carro;

9. se soltar a embreagem nessa hora o carro anda; se pisar ele pára.

Vejam os vídeos: esse de baixo mostra as duas formas (meia embreagem e controle de embreagem acelerando constante): 


Esse outro vídeo mostra que todo motorista passa as mesmas dificuldades, portanto, não se intimidem diante das dificuldades


E aqui vai mais uma dica:


Ao longo das postagens a gente vai explicando mais dicas e macetes para as ladeiras e o principal, de como treinar com segurança. Detalhe: carro 1.0 pode ter menos potência, força e torque os carros de motores mais fortes, mas com a técnica certa a gente segura ele em ladeira sem problemas!


 
 
 
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