Condutores,
na verdade essa sugestão de postagem tem chegado
até mim com a seguinte pergunta: "como estudar para a prova teórica?" ou por
meio de pedidos como: "Márcia, por favor, posta prá gente técnicas para decorar
a prova teórica."
Peraí, condutores, alguém estuda para dirigir? Algum motorista
decora as leis de trânsito? Conteúdo de legislação de trânsito a gente pesquisa,
analisa, conhece, constrói conhecimento.
Dirigir não tem decoreba: ou você sabe
ou não sabe. Lei de trânsito para ser respeitada tem que ser conhecida e não
decorada. Como educadora posso garantir prá vocês que essa coisa de decorar,
memorizar, é um ranço antigo do modo arcaico e tradicionalista que muitos
professores estimulavam antigamente.
Por outro lado, temos que nos colocar no lugar
do aluno que vai fazer a prova teórica: desde criancinha ele "aprendeu" que
estudar para a prova é decorar, é memorizar; provavelmente, não teve professores
preocupados ou engajados com a aprendizagem significativa. Quando chega na
autoescola o cara que nunca leu um texto jurídico antes na vida se depara com o
Código de Trânsito daquela grossura e mais de 300 artigos para conhecer, uma
penca de placas (regulamentação, advertência, sinalização de indicação,
turísticas) para saber identificar a mensagem. E agora? A pergunta que salta em
mente na hora é: "como é que eu vou decorar tudo isso para a prova?".
A FINALIDADE DAS AULAS
TEÓRICAS
Condutores, vocês sabem porque temos as aulas
teóricas antes das aulas práticas? É justamente para que quando formos dirigir o
carro da autoescola conheçamos as placas de sinalização e saibamos o que podemos
e o que não podemos fazer no trânsito. Se o aluno aprendesse a dirigir primeiro
nas aulas práticas ele não saberia identificar as placas, não teria a mínima
noção de preferência no trânsito, do que é seguro e o que não é seguro fazer, do
que pode e o que não pode fazer.
DICAS PARA AULAS DE MECÂNICA
BÁSICA
Por outro lado, soa estranho para um aluno que
nunca dirigiu, nunca "viu um carro na vida" do ponto de vista do motorista ficar
ali ouvindo o professor dizer nas aulas de Mecânica que a barra de direção é
ligada ao cardan da coluna de direção, que é ligada a articulação da direção,
que por vez é ligada à barra estabilizadora de direção, que forma um conjunto
que movimenta as rodas, que dependem das barras axiais que se ligam ao pivô e
que dependem das juntas homocinéticas para que você diga ao carro para que lado
as rodas devem virar. Oi?
Uma dica certeira para construir conhecimentos
sobre mecânica básica nas aulas de direção é pegar as apostilas da autoescola,
tentar relacionar o conteúdo com as figuras e pedir a alguém que conheça de
mecânica para abrir o capô do carro e começar a aula prática mais valiosa de
suas vidas. Na época em que fiz o processo de habilitação morava na minha rua um
garotão que vivia mexendo no carro dele. Era mais um "mexânico" (daqueles que
mexe em tudo no carro) do que um mecânico, mas o danado do guri conhecia um
monte de mecânica. Ele até se assustou uma tarde quando fui pedir ajuda. Disse
que estava fazendo aulas de mecânica básica na autoescola e gostaria que ele me
ensinasse um pouco sobre
mecânica. Condutores, que aula!
O garoto chamou um amigo e pediu que ele ficasse
dentro do carro pisando nos pedais enquanto ele me mostrava no motor os cabos se
movimentando, a comunicação de cada cabo do pedal com outras peças do carro, o
que fazia o carro andar, e por aí foi. Na parte de elétrica, onde nas apostilas
e na prova cai sobre alternador, bateria, fusíveis, o guri deu uma baita aula:
abriu a caixa de fusíveis, mostrou como identificar cada um, explicou que é o
alternador que alimenta a bateria e assim aquela tarde com um garoto que
entendia de carros ou pensava que entendia foi uma das melhores aulas de
mecânica para leigos que já tive. Apostilazinha do lado, identificando na página
o que o garoto ensinava. Resultado: não errei uma questão de mecânica na prova
teórica.
DICAS PARA CONHECER AS INFRAÇÕES DE
TRÂNSITO
Se eu estiver passando com meu carro num lugar
onde tem semáforo e ficar na dúvida se vai dar ou não para passar sem que fique
amarelo e depois vermelho e acabar parando com meu carro em cima da faixa de
pedestres, que tipo de infração que é? Quantos pontos na CNH eu levo? Quanto vou
ter de pagar de multa? Essa sim deveria ser a nossa maior preocupação como
motoristas do que decorar o art. 183 do CTB:
Art. 183. Parar o veículo sobre
a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso:
Infração - média;
Penalidade - multa.
Infração - média;
Penalidade - multa.
É fundamental, condutores que quando estivermos
"estudando" para a prova teórica nos coloquemos no lugar do enunciado da
questão. Faz de conta que eu sou o motorista que está naquela situação que o
enunciado de uma questão teórica apresenta. Se eu me colocar naquela situação,
se eu pegar um pedaço de papel e desenhar o que a questão teórica está pedindo,
isso vai ser simplesmente a situação em que um dia eu vou estar no trânsito. Daí
eu faço o quê? Decoro? Não. Torno essa aprendizagem significativa porque um dia
eu vou passar por isso e como motorista eu tenho o dever e a obrigação de
conhecer as leis de trânsito para não colocar a minha vida e a dos outros em
risco no trânsito. Pronto! É assim que se estuda para a prova prática, é assim
que se aprende.
Vamos dizer que cai na prova uma questão
perguntando qual a gravidade da infração de racha, ok? É gravíssima (7 pontos),
grave (5 pontos), média (4 pontos) ou leve (3 pontos)?:
1. Dica: toda infração gravíssima é aquela que
coloca a pessoa em risco de morte, portanto será sempre gravíssima e renderá 7
pontos negativos na CNH, por exemplo, deixar de dar preferência ao pedestre na
faixa correndo o risco de atropelá-lo e matá-lo.
2. Toda infração grave é aquela que potencializa
o risco de acidentes, mas sem previsão de morte. Por exemplo, estacionar o carro
a mais de 1 metros da calçada. Qual o risco? de outro carro bater no carro que
está estacionado.
3. Toda infração média é aquela que atrapalha o
trânsito. Por exemplo, estacionar em cima da faixa de pedestres ou no
cruzamento, impedindo a passagem dos outros veículos e empacando o
trânsito.
4. Toda infração leve é aquela que não traz
riscos para a vida no trânsito num primeiro momento, mas que atrapalha a
circulação. Por exemplo, parar o carro (sem desligar o motor) em cima da faixa
de pedestres ou buzinar por qualquer coisa.
ENTENDENDO AS MEDIDAS
ADMINISTRATIVAS:
APREENSÃO, REMOÇÃO E RETENÇÃO DO
VEÍCULO
Condutores, tem aquelas infrações brabas mesmo
que além da multa e dos pontos na carteira o carro é apreendido, removido ou
retido. Entendam as diferenças para distinguir cada situação lembrando que todas
são multas gravíssimas.
1. Apreensão é quando alguma coisa está errada
na documentação do carro ou do motorista. Por exemplo: dirigir sem CNH. O carro
é apreendido até que outro condutor habilitado chegue para dirigi-lo; sempre que
um carro é apreendido ele é removido, ou seja, é apreendido porque não pode
circular por algum motivo e é removido porque o motorista ou o dono do carro não
pode botar mais a mão nele até que a irregularidade seja sanada. Então, a
autoridade de trânsito chama o guincho para remover até o pátio.
2. Remoção: o carro é removido em caso de racha
por exemplo, ou seja, infrações deste tipo rendem o recolhimento da CNH, a
aplicação da multa multiplicada por 3, a apreensão do veículo e a remoção.
3. Retenção: o veículo é retido, por exemplo, se
o motorista é flagrado dirigindo com película irregular, com pouca visibilidade.
Nese caso, além da multa o veículo é retido, geralmente por pouco tempo, até que
se arranque a película e possa seguir em segurança. Portanto, retido tem a ver
com alguma irregularidade que pode ser resolvida em pouco tempo, quase que na
hora.
OUTRAS DICAS
Condutores, outra dica para estudar e construir
conhecimentos significativos sobre legislação de trânsito para a prova teórica é
acessar o CTB digital pelas páginas da internet. Por exemplo:
1.
abra o CTB;
2.
para saber quais são todas as infrações gravíssimas, por exemplo, dê Ctrl + F e
digite a palavra GRAVÍSSIMA; do lado vai ter uma setinha que quando você clicar
vai te levar para todo o lugar do CTB onde tiver a palavra
GRAVÍSSIMA;
3.
faça uma relação de todas as infrações gravíssimas, graves, médias e leves e
compare para ter ideia da gravidade;
4.
Identifique as infrações que tem só multa e pontos na CNH; depois faça um grupo
das infrações que tem retenção, remoção, recolhimento da CNH e assim por
diante;
5. O
mais importante é que você vai aprender significativamente a diferença entre
cada tipo de infração e as medidas administrativas que elas geram e não vai se
confundir no dia da prova.
FAÇA OS SIMULADOS DA
INTERNET
1.
Procure na internet nas páginas de Detrans dos Estados, nas páginas de
autoescolas e em outras páginas os simulados de prova teórica e faça todos. A
maioria dá a resposta certa quando você erra no final da prova;
2.
Faça a mesa prova simulada mais de uma vez;
3.
Faça a prova de diferentes Estados e veja como varia de um lugar para outro o
grau de dificuldade.
Para
nós, motoristas já habilitados, é uma grata brincadeira refazer as provas para
testar nosso conhecimento das leis de trânsito e nos auto-avaliarmos para saber
como estamos dirigindo.
É
DEVER e OBRIGAÇÃO de todo motorista conhecer as leis de trânsito. Como vai
dirigir se não conhece as placas? Se não sabe o que deve fazer no
trânsito?
Boas
aprendizagens, condutores!