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O que eu faço? saio correndo? Fico lá tentando ligá-lo de novo?

Bem condutores, uma pessoa conhecida minha comentou que numa das entradas em rodovia super-movimentada em São Paulo o carro morreu bem na saída do cruzamento e uma carreta em alta velocidade tirou fina, por pouco não acontece um acidente grave, até fatal. Demos o nosso apoio e a nossa força, pois o trânsito não distingue entre motorista aprendiz e experiente. Graças a Deus, outros motoristas tentaram ajudar, sinalizar para o motorista da carreta e deu para desviar.

1. Aperfeiçoe o domínio da meia embreagem em qualquer situação: treine em ruas calmas, retas e compridas o controle de saída e de parada do carro. Simule uma parada, estabeleça um ponto onde vc parar e onde vai sair com o carro. Fazendo a meia embreagem, encontre o ponto em que o carro quer sair sozinho, pise no freio e mantenha o pé da embreagem no mesmo lugar. Na hora de sair, só levante o pé do freio e comece a acelerar. 

2. Num cruzamento, tente não ficar nervoso com a buzinada do condutor apressado atrás de você e só saia em segurança. Deixa buzinar até gastar a bateria se for o caso, mas só saia em segurança. Seu carro não vai levitar para o outro passar; muito condutor apressado ainda não sabe, mas os carros que morrem na via não ligam só ao som de buzina. 

3. Num cruzamento, seu carro está em menos velocidade do que o carro que trafega pela rodovia, ou mesmo parado, em inércia. Você vai precisar de mais tempo para sair com o carro e para que ele comece a ganhar velocidade. Calcule a velocidade que o outro carro vem. Em rodovias, muitos motoristas desrespeitam a velocidade da via e rodam com mais velocidade, aumentando as dificuldades até para frear e evitar um acidente. Uma carreta precisa de mais tempo e mais espaço para parar e quando tombam, tombam em L: freia a parte da frente, mas a carroceria entorta na pista (em L) e vem arrastando tudo.

4. Se possível, evite os cruzamentos movimentados e só os enfrente depois de dominar a meia embreagem, principalmente nas saídas de cruzamentos.

5. Ficar nervoso nessas horas só piora as coisas: dá branco, vc fica "cego" do nervosismo e a situação sai do controle. Acalme-se, tenha visão de tudo e só inicie a manobra em segurança, sem cortar a frente dos outros carros. Treine o uso dos retrovisores: estacione o carro rente ao meio fio onde é permitido e veja a aproximação dos outros carros pelo retrovisor de fora do carro. Coloque a cabeça para fora e compare a distância da imagem que você vê no espelho e com os próprios olhos, pois isso vai ajudar a se acostumar com os retrovisores. 

6. Se o carro morrer numa saída de cruzamento, ligue o pisca-alerta imediatamente, fique calmo, tente ligar o carro de novo e sair em segurança. Nada de ligar e sair "rasgando", com pressa.

7. Aprender a dirigir exige paciência para treinar o básico. Não adianta evitar olhar nos retrovisores e deixar de treinar meia embreagem, por exemplo, porque "é difícil" ou porque não está acostumado. Essas são ferramentas básicas do motorista. 

Não apele para o tratamento de choque indo treinar no trânsito sem domínio dos comandos básicos do carro.
 
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