A Sra
meia embreagem costuma dar trabalho nas primeiras aulas deixando o aluno tenso a
cada vez que o carro morre. A sensação de que nunca vamos conseguir achar o
ponto ideal de embreagem é normal, ainda mais quando o instrutor faz aquela cara
de quem não tá gostando. Isso só deixa o aluno mais tenso ainda, nervoso, e daí
é que o carro apaga/morre feito um doido.
Calma,
condutores! Prá isso tem remédio. Esses exercícios aqui podem ajudar bastante a
entender a tal sincronia entre os pedais de embreagem e acelerador. Quando vc
pergunta para quem dirige há mais tempo ou para o instrutor eles costumam dizer:
"vai soltando a embreagem aos poucos e acelera". Mas isso não é suficiente para
quem está aprendendo, né pessoal? Bom, vamos lá:
1. Exercício para achar o ponto ideal de embreagem com as
mãos
Sim, é com as mãos mesmo, moçada. O movimento das mãos deixa mais
fácil de entender como funciona a sincronia entre os pedais. Vejam a foto de
como vcs devem colocar as mãos a frente, com os braços esticados e iniciar o
movimento. Pode ser com os dedos mais fechados se quiserem (essa foi a
única foto que achei).
1. As
2 mãos tem que estar alinhadas uma do lado da outra.
2. Devagar,
dobre o punho empurrando a mão esquerda para baixo até formar um ângulo com a
mão direita e imagina que esse é o pé da embreagem indo até o
fundo.
3. Na
hora em que a mão esquerda começa a voltar para a posição anterior, para cima,
quando ela chegar no meio em relação à outra mão que ainda não saiu do lugar, a
mão direita que simula o pedal de acelerador já começa a baixar, como se
estivesse pisando no acelerador
4.
Notem a sincronia dos movimentos: uma vai subindo (soltando a embreagem) e a
outra já vai baixando (pisando no pedal do acelerador)
5. Se a mão esquerda volta rápido (solta embreagem muito rápido),
na hora que vc vai baixar a mão direita o carro já morreu. Porque? Porque faltou
sincronia: uma mão vem voltando e a outra já tem que ir baixando tipo uma
gangorra, sacaram?
É assim que funciona com os pedais de
embreagem e acelerador. Igualzinho. Sincronia,
condutores!
Vamos treinar com as mãos, compreender o movimento e depois passar
para os pés?