Senhores condutores,
independente do tempo de carteira que cada um
tem, diga lá quem é que não ficou com essa dúvida um dia? O motorista vem
trafegando por uma via que tem semáforo e "de repente" fica amarelo. E agora?
Passo ou não passo? Será que vai dar tempo? E se tiver um guarda olhando eu levo
multa? Acelero e corro o risco de passar no vermelho ou freio e corro o risco do
motorista de trás bater na traseira? Bem condutores, vamos às explicações por
partes para vocês entenderem que não é tão difícil assim se sair com segurança
de uma situação dessas.
O SEMÁFORO NÃO FICA AMARELO "DE
REPENTE"
Primeiro fato:o sinal não fica amarelo "de
repente" como muitos motoristas tentam justificar. Os semáforos tem
temporizador, um dispositivo eletrônico que controla o tempo para a mudança das
cores. Ora, digamos que vem você trafegando numa via e vê de longe que o sinal
está verde. Naturalmente, ele vai ficar amarelo por alguns segundos até que mude
para o sinal vermelho. Então já existe a presunção de que o sinal irá ficar
amarelo depois do verde, o que exige mais atenção do motorista.
O QUE FAZER QUANDO AVISTAR O SEMÁFORO NO
VERDE
Acabei de avistar o semáforo e ele está verde. O
que eu faço? Passo logo de cara? manda o bom senso e a direção defensiva que
tenha-se cautela. Se você não viu o semáforo mudar de vermelho para verde, é
lógico que já estava verde antes de você passar, e como você não sabe há quanto
tempo o sinal está verde, o melhor nesses casos é ir se aproximando do semáforo,
tirar o pé do acelerador, não pisar em nenhum pedal do carro (nenhum mesmo) e
usar o freio motor. Ou seja, deixar que o carro vá perdendo aceleração aos
poucos. Isso se o carro de trás estiver respeitando a distância de segurança.
O
segundo passo é verificar no velocímetro quanta velocidade você perdeu tirando o
pé do acelerador e conferir se está na velocidade certa para a marcha. Por
exemplo, se você vinha de 4ª marcha a uns 50km/h e nessa de usar o freio motor a
velocidade caiu para 40 ou 45km/h, o ideal é baixar para 3ª marcha, recuperar a
velocidade e depois engrenar a 4ª de novo. Se rodar com baixa velocidade em
marcha mais alta o carro vai ficar pesadão, você vai acelerar, pisar fundo no
pedal e o carro não vai responder, além de ficar beberrão.
Tá, mas e se na hora em que eu estiver passando
no sinal verde sem saber quando ele abriu e o motorista de trás estiver colado
na traseira, o que fazer? Use a direção defensiva e na hora em que estiver se
aproximando do semáforo apenas dê um toquinho de alerta no freio. Basta encostar
o pé no pedal que as luzes de freio já acendem e o motorista de trás vai
entender que você pode parar o carro caso o sinal do semáforo fique amarelo.
Aliás, pessoal, essa é a melhor defesa de todo
motorista que trafega na frente de outro carro para evitar colisões traseiras:
se perceber que o motorista de trás está muito colado só encoste o pé no freio
que as luzes vão acender e o cara de trás vai se tocar e se afastar. Se ele
insistir mesmo assim, ligue o pisca-alerta por alguns segundos que daí o bicho
some de trás de você pensando que o carro está com problemas. Mas é só por
alguns segundos, pois o pisca-alerta só pode ser usado com o carro parado e em
situações de emergência (para avisar os outros motoristas que tem acidente mais
a frente).
Se ao se aproximar do sinal verde sem ter
certeza que vai ficar amarelo e correndo o risco de ficar amarelo quando você
passar, se estiver em baixa velocidade vai dar tempo tranquilo de parar o carro
sem sufoco, sem ficar na dúvida se acelera ou não e sem o risco de acidentes
caso passe no vermelho.
PASSAR NO SINAL AMARELO É INFRAÇÃO? DÁ
MULTA?
Lembram das aulas de teórica, condutores?
Aquelas aulas em que os instrutores explicavam que vermelho é obrigação e
amarelo é atenção? E que por este motivo é que toda placa vermelha é de
obrigatoriedade e toda placa amarela é de advertência?
Na verdade, a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de
1997, o nosso Código de Trânsito Brasileiro, em nenhum de seus artigos menciona
a luz amarela do semáforo, só a verde e para isso estabelece a infração
gravíssima, 7 pontos na CNH e R$ 191,54 de multa. Mas o amarelo não.
A única
legislação complementar de trânsito que menciona o sinal amarelo é a Resolução
nº 160/2004, que no item 4.1.2, sobre as cores das indicações luminosas do
semáforo, item b) sobre o controle do fluxo de veículos dispõe que a cor AMARELA
"indica atenção, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em
situação de perigo.
Então vamos interpretar essa recomendação da
Resolução nº 160: me digam, condutores, qual seria a situação de perigo a que
está exposto todo motorista ao passar pelo semáforo no sinal amarelo? O
motorista que vem atrás bater na sua traseira, não é mesmo? Mas vejam que isto
não é artigo do CTB, que o CTB não diz nada sobre a cor amarela do semáforo,
portanto, passar no sinal amarelo não é infração de trânsito, o que também
significa que o motorista não está livre de uma multa caso passe no amarelo e o
sinal fique verde. Daí não adianta fazer recurso de multa para a Junta
Administrativa de Recursos de Infração (JARI) dizendo que passou no amarelo e
ficou vermelho de repente que a resposta que você vai receber é a
seguinte:
1. É dever de todo motorista conhecer a
legislação e a sinalização de trânsito;
2. É dever de todo motorista ter atenção ao
identificar a mensagem do sinal amarelo;
3. Todo motorista deve saber que depois do
amarelo fica de que cor? VER-ME-LHO!
Sacaram, meus condutores defensivos? As JARI´s
tem entendido, indeferido e explicado aos motoristas acusados de infração que o
amarelo é sinal de atenção e que com ele vem a presunção de que o sinal vai
ficar vermelho em segundos, e que o motorista já sabia disso quando assumiu o
risco de passar no amarelo.
Abaixo coloco uma jurisprudência, ou seja, a decisão
dos juízes sobre o julgamento de um acidente de trânsito em que o motorista
passou no sinal amarelo, que ficou vermelho e causou um acidente. O juiz não
aceitou a "desculpa" de que passou no amarelo porque o carro de trás ia bater e
provocar uma colisão traseira.
Relator: Roberto Lucas Pacheco
Origem: Joinville
Orgão Julgador: Terceira Câmara Criminal
Data: 17/12/2010
Juiz Prolator: Gustavo Schwingel
Classe: Apelação
Criminal
Ementa:
APELAÇÃO CRIMINAL. CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO.
HOMICÍDIO CULPOSO CAUSADO NA DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR E EVASÃO DO LOCAL DO
ACIDENTE (CTB, ART. 302, INCISO III, E 305).
RECURSO DEFENSIVO. PEDIDO ABSOLUTÓRIO FUNDADO NA ALEGAÇÃO DE NÃO CONTRIBUIÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DO EVENTO DANOSO. RÉU QUE ADMITIU TER CRUZADO A VIA NO MOMENTO DA MUDANÇA DE SINAL, AFIRMANDO, CONTUDO, QUE A TRAVESSIA SE DEU DURANTE O SINAL AMARELO. CONDUTA QUE DENOTA A FALTA DE CAUTELA DO MOTORISTA, AINDA MAIS CONSIDERANDO QUE A PISTA ECONTRAVA-SE MOLHADA. CULPA EVIDENCIADA. AUTORIA E MATERIALIDADE SATISFATORIAMENTE DEMONSTRADAS NOS AUTOS.
RECURSO DEFENSIVO. PEDIDO ABSOLUTÓRIO FUNDADO NA ALEGAÇÃO DE NÃO CONTRIBUIÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DO EVENTO DANOSO. RÉU QUE ADMITIU TER CRUZADO A VIA NO MOMENTO DA MUDANÇA DE SINAL, AFIRMANDO, CONTUDO, QUE A TRAVESSIA SE DEU DURANTE O SINAL AMARELO. CONDUTA QUE DENOTA A FALTA DE CAUTELA DO MOTORISTA, AINDA MAIS CONSIDERANDO QUE A PISTA ECONTRAVA-SE MOLHADA. CULPA EVIDENCIADA. AUTORIA E MATERIALIDADE SATISFATORIAMENTE DEMONSTRADAS NOS AUTOS.
O
que o CTB diz no art. 42 é
que "nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de
segurança." Ou seja, o motorista está passando no semáforo, ele fica amarelo, o
motorista vê a imagem do carro de trás e julga que se ele frear ou parar vai
sofrer uma colisão traseira. Mas como vocês puderam ler na decisão dos Tribunais
aí no parágrafo de cima, os juízes tem entendido que:
1. A
direção defensiva é dever de todo motorista: dê os toquinhos de alerta no freio
para avisar o motorista de trás que você pode parar caso o sinal fique
amarelo;
2.
Todo mundo sabe que depois do sinal verde vem o sinal amarelo, que se deve ter
atenção e que depois do amarelo vem o vermelho: não tem justificiativa que ficou
amarelo "de repente";
3.
Ao passar no sinal amarelo o motorista assume o risco do sinal ficar vermelho e
com isso assume o risco do acidente: não tem chorinho, passou no amarelo sabe
que pode se dar mal, então use a direção defensiva e avise o condutor de trás
que você vai parar sim se o sinal amarelo e pronto.
Pessoal, um segundo de bobeira que seja no
trânsito e a nossa vida e a vida de outras pessoas mudam para sempre. Se você
passar no amarelo sabe muito bem que vai ficar vermelho e que poderá causar um
acidente. Lembrem-se bem disso e das imagens do vídeo abaixo. Tudo bem que foi
na China, mas os acidentes de trânsito e suas consequências são universais.