Anúncios Adsense para meu ID

Condutores,
vocês estão vendo essa montanha? 



As cabras montanhesas moram lá. As águias constroem os seus ninhos no mais alto despenhadeiro dessa montanha e se protegem nas fendas ficando seguras mesmo no maior temporal. 

E se eu pedisse prá vocês subirem essa montanha o que vocês me diriam? "Não posso!"... "É difícil"... "Não vai dar"... "Não vou conseguir"... Peraí, já está dizendo que não vai conseguir sem ao menos tentar? 

Já está se derrotando, se desacreditando antes do tempo? Está se abandonando e se diminuindo porquê? 

Talvez alguém olhe a foto da montanha e me diga: "estou desistindo ou não posso porque não sou uma cabra montanhesa nem nasci águia". Ok. E eu vou responder prá você: "não nascemos com rodinhas nos pés e dirigimos carros de todos os tipos e tamanhos há séculos". 

Ou talvez eu te diga também que não nascemos pássaros, mas já estivemos na lua e ficamos bandeiras lá. 

Pessoal, o que eu quero dizer prá vocês é que essa mesma resposta negativa sobre o convite de subir a montanha é aquela que se ouve diante de uma dificuldade para dirigir ou até mesmo para treinar para a prova prática do Detran.

Também quero dizer prá vocês que esse sentimento negativo é normal em alguma fase da aprendizagem da direção. Esse sentimento de derrota, de fracasso, de impotência diante do carro, mas isso não significa que você seja um fracasso ou uma derrotado, mas sim, que está tendo dificuldades que precisam e podem ser superadas com os treinos iniciando da dificuldade maior para as demais dificuldades.

Nem todo medo de dirigir é caso de psicólogo, embora muitos gostem muito de dizer isso e fazer propaganda disso porque cobram caro e enchem os bolsos de dinheiro em cima do medo dos outros, da primeira reação de insegurança ou ansiedade.

Olha, toda pessoa que dirige bem, com prática, também sente medo em algum momento, por exemplo, quando passa por um acidente de trânsito tipo baterem na traseira. É normal que a gente dirija em estado máximo de alerta ou que fiquemos desconfiados, mas isso não significa que vai acontecer o tempo todo. Primeiro, temos que fortalecer nossa imagem como motoristas, melhorar a autoestima e colocar na cabeça que se a gente treinar certinho vai conseguir sim. Pode ser que outro medo esteja mascarando o ato de dirigir quando na verdade você consegue dirigir, mas esses outros medos interferem na hora H.

Se você dirige em tempo seco e tem medo de dirigir quando chove saiba que é fazer a mesma coisa só que com mais cautela. Se você colocar na cabeça que treinando, pegando o carro e começando os treinos do zero vai conseguir, você consegue. Assim como acontece ao visualizar uma montanha grande e alta como ela é e a primeira reação é: não vou conseguir, é isso que quase sempre acontece quando vemos o trânsito antes de entrar no carro.

Mas, se você chega perto da montanha e começa a subir só vai saber as dificuldades que vai enfrentar ou as possibilidades que tem de subir durante o trajeto, seguindo o caminho, a trilha. Tem uma pedra você contorna ou tira do caminho; se tem que desviar de alguma coisa você desvia e assim vai até que olhe para baixo e veja o quanto já caminhou. Assim é com o trânsito, com o ato de dirigir: domina uma dificuldade e segue em frente; domina outra e já são duas dificuldades superadas e assim vai até que esteja dirigindo com confiança, com segurança e com tranquilidade e domínio do carro. Ou seja, até que subiu a sua montanha.

Antes de pensar em desistir pergunte a si mesmo: o que estou fazendo por mim? Estou treinando o suficiente? Estou dedicando o tempo e a atenção necessária para superar essas dificuldades? Estou me concentrando no que estou fazendo? Estou avaliando e analisando a resposta que o carro que me dá quando executo um comando? Como estou consertando isso? Ou eu fico o tempo todo parado, só repetindo que não vou conseguir? Aí não consegue mesmo, gente! se não der o primeiro passo não sai do lugar! Se não acreditar em você mesmo, por mais que eu continue acreditando não vai funcionar se você se abandona.

As respostas para essas perguntas nos dizem muito como estamos enfrentando as dificuldades para dirigir. O treino certo, seguro, em rua calma, tranquila, sem a pressão normal do trânsito fortalece a nossa autoestima, a nossa imagem positiva de nós mesmos como motoristas. Assim como não adianta querer subir a montanha toda de uma vez ou acreditar que não vai conseguir, também não adianta querer ganhar o trânsito de uma vez só sem treino. Não se pode queimar etapas: é um degrau de cada vez. Reflitam sobre isso e veja se vocês não estão se cobrando demais e treinando de menos.

Calma que tudo vai dar certo se vocês estiverem dispostos a treinar cada dia um pouquinho.Nãoa dianta achar que vai decorar e dirigir bem de uma hora prá outra porque isso não existe! Assim como não tem escada rolante que nos leve ao topo da montanha também não vai ter facilidades para aprender a dirigir, pois isso é algo novo na sua vida e algo muito sério, exige muita responsabilidade e muito treino. 

Condutores, as dificuldades já estão aí, a gente sabe que elas existem e ficar se derrotando antes do tempo sem ao menos tentar superá-las não adianta. 

Você vai subir a montanha assim, mas talvez chegue lá em cima todo ralado, com alguns arranhões, com algumas dores ou bolhas nos pés, mas vocês vão conseguir. Talvez cheguem até menos cansados ou machucados do que pensam, mas se o seu objetivo é subor essa montanha da foto ou qualquer outra montanha na vida você tem que estar disposto a subir essa montanha, a enfrentar os desafios de frente. 

E assim é com o ato de dirigir: se você quer mesmo dirigir, se você precisa dirigir essa é a sua montanha. Olhe bem prá ela, analise os caminhos, as trilhas, as rotas, as alternativas, esteja disposto a treinar, a focar nos comandos do carro, esteja disposto a ouvir o seu carro e esteja disposto a mandar nele, a fazer as coisas darem certo. E isso só acontece com os treinos, condutores. Então nada de desistir antes do tempo, nada de desanimar, nada de se sentir fraco. Foque nas suas metas, persiga os seus objetivos, seja mais leão do que você já foi em toda a sua vida, mas aceite o desafio, vá lá, mostre quem você é e chegue ao mais alto que puder dessa montanha. 

Porque eu não quero ver ninguém aqui andando de cabeça baixa feito derrotado quando tem capacidade, condições, força e coragem para ir mais longe, cada vez mais longe. 

Em tudo na vida é assim: ou você fica pelo caminho, caído, jogado no chão sentindo pena de si mesmo enquanto a vida e todo mundo passa por cima de você ou você junta o último caquinho que sobrou, se levanta, se ergue e parte prá cima com toda a sua força, a sua fé, a sua garra e vontade de vencer. 

Aprendi com a Andréa, lá do Grupo Aprendendo a Dirigir no Facebook o seguinte:
"Quando entrar no seu carro para os treinos pense: qual o meu medo ou suas dificuldades numa escala de zero a 10?"

Se o seu medo for 10 e se você treinar com afinco, levando a sério, no outro dia seu medo será 8, depois 5, depois 3 até que ele e as dificuldades sumam. Mas se você não treinar, não superar, não se esforçar, se você não se empenhar a cada dia o seu medo e as suas dificuldades aumentam. Numa dia é 3, depois 6, depois 11. 

Assistam esse vídeo do filme Desafiando Gigantes e tenho certeza que vão se identificar ao pensar que não dá, que não conseguem, que está doendo, que vai desistir. Mas ao final, vejam até onde vocês podem chegar, condutores! 

Eu fui uma pessoa que tinha tanto medo de dirigir quanto vocês e até mais medo do que muitos de vocês. Mas tem uma diferença: Eu não desisti, eu acreditei em mim, eu lutei por mim apesar de todos os descréditos dos outros. 

Hoje, condutores, eu faço de tudo para que vocês sigam o mesmo caminho da superação e sejam bons motoristas, responsáveis, éticos, defensivos, que adotem a direção defensiva como código de conduta para todas as suas práticas no trânsito desde a fase de treinamentos. E se pudessem tirar uma foto disso, seria essa como essa aí embaixo: uma mão ajudando cada um de vocês a subir essa montanha que num primeiro momento parece instransponível, impossível de subir!

E para terminar de colocar o coração em tudo que eu faço e digo prá vocês, segue o vídeo:



 
Topo