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Boa noite, condutores!

Quem conhece o meu trabalho e meu compromisso com a aprendizagem significativa sabe o quanto condeno os métodos tradicionais, baseados em memorização e receitinhas de baliza anotadas no papel indicando quantas voltinhas dar no volante.

Trata-se de um método falido, adestrador do aluno, que não aprende porque não conseguiu construir sequer o conceito de baliza porque fica repetindo o que o instrutor manda sem encontrar um sentido nisso. 

Então, vamos a este segundo ponto de referência universal da baliza, que é a realização e o controle da manobra olhando no retrovisor do lado de dentro da vaga, ou seja, do lado que você vai estacionar. Lembrando que o primeiro ponto universal de referência da baliza é emparelhar traseira com traseira (e não retrovisor com retrovisor como se fazia antigamente). O terceiro ponto de referência também está relacionado à imagem que se forma no espelho retrovisor e que mostra a diferença de ângulos e espaço em relação à quina da traseira do carro e o meio fio. Vamos explicar!

Depois que alinhou traseira com traseira, engate a marcha a ré, vire todo o volante para colocar as rodas de trás do carro dentro da vaga e explore bem o uso dos retrovisores para se guiar por eles.Veja na imagem:

Esse é o ângulo que se forma entre a quina da traseira do carro e o meio fio quando olhamos nos retrovisores. Note que a traseira parece encostar, mas só parece! Isso porque o que temos na foto é a distância entre a lataria do carro e o meio fio e não a distância real da roda!

Na verdade, ainda existe pouco mais de um palmo entre a roda e o meio fio! Quando você avistar esse ponto no seu retrovisor, continue virando o volante sem contar voltinhas (pelo amor de Deus!). Guie-se pela visão que está tendo do ângulo da traseira com carro com o meio fio para que a manobra se torne significativa! 

Faça tudo bem lentamente, devagar, sem afobação, com calma e sem pressa! Veja como a imagem vai ficando conforme o carro se movimenta:




Neste ponto da manobra você tem a certeza de que o carro não vai subir no meio fio. Quando o carro estiver alinhado com a vaga a distância mostrada no retrovisor entre a lateral do carro e o meio fio será o de suas paralelas perfeitas. Ou seja, duas linhas retas sem afunilamento da imagem.

Então, aí é a hora de alinhar o carro e curtir a alegria de estacionar perfeitinho, numa boa, em qualquer tipo de baliza. 

Simples assim, condutores! 

Não tem complicação, esqueçam essa de contar voltinhas ao volante!

Bons treinos em local seguro e muitas evoluções na vida e no volante!




 
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