Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, hoje nós vamos aprender a fazer uma baliza significativa. 

Mas o que é uma baliza significativa? É uma baliza em que você compreende, aprende, constrói conceitos e encontra o significado dessa manobra ao fazê-la. 

Estive pesquisando no youtube vídeos sobre baliza com protótipos, mas voltei desanimada porque muitos instrutores ainda usam aquela didática ultrapassada de ensinar baliza contando voltinhas em volante, fazendo marcações coloridas nos vidros do carro e até comentando que existe diferença de fazer baliza em diferentes tipos de carros populares de mesmo tamanho e modelo parecido. 

Gente, não adianta aprender baliza para passar na prova, tem que aprender baliza para o dia a dia. 

Se o instrutor cobra no exame como você vai dirigir no dia a dia, então tem que fazer baliza para o cotidiano do trânsito!

Tem que entender como faz uma baliza, pois no dia a dia você não anda por aí com o carro todo enfeitado de adesivos e muito menos conta voltinha em volante!  
Tem que entender os pontos de referência universal de uma baliza para poder estacionar o carro em qualquer vaga de baliza! 

 Então, a única coisa que deu para aproveitar foi uma foto dos protótipos. Vamos às dicas! Primeiro vejam a imagem da vaga com os protótipos:


1. Emparelhe o carro com o primeiro protótipo colocando traseira com traseira;

2. Sinalize, engate a ré, vire todo o volante para dentro da vaga e venha trazendo o carro até que o espelho retrovisor do lado do carona passe por trás da traseira do protótipo como na foto:


3. Neste ponto da manobra a frente do carro vai estar mesmo dando a sensação de estar enviesada, de tomar parte da pista de rolamento, mas é normal. No dia a dia podem ver que quando tem um motorista fazendo baliza o outro tem que esperar, pois não fica espaço suficiente para o outro carro passar.

4. Daqui em diante o que você vai fazer é procurar no espelho retrovisor do seu carro do lado da vaga a imagem que se forma da quina da traseira do seu carro parecendo encostar no meio fio, como na foto:


5) No momento em que você avistar essa imagem da quina da traseira do seu carro parecendo encostar no meio fio é o ponto exato de desvirar o volante todo para o outro lado e puxar a frente do carro para dentro da vaga. 

Com isso, a frente do seu carro vai passar por trás da traseira do protótipo que simboliza o carro de verdade e se alinhar com o meio fio. Ou seja, você deve ir controlando nos retrovisores a hora em que o seu carro se alinha com o meio fio. 

Feito isso, alinhe as rodas.Fazendo a manobra vocês vão constatar que embora apareça na imagem do retrovisor a quina da traseira se juntando com o meio fio, na verdade, a roda não está encostando. O que encosta na imagem é a quina da traseira e vejam que existe uma enorme distância entre a roda e o meio fio. É a roda que não pode encostar, condutores.



 
Topo