Condutores, hoje nós vamos aprender a fazer uma
baliza significativa.
Mas o que é uma baliza significativa? É uma
baliza em que você compreende, aprende, constrói conceitos e encontra o significado dessa manobra ao fazê-la.
Estive pesquisando no
youtube vídeos sobre baliza com protótipos, mas voltei
desanimada porque muitos instrutores ainda usam aquela didática
ultrapassada de ensinar baliza contando voltinhas em volante, fazendo marcações coloridas nos vidros do carro e até
comentando que existe diferença de fazer baliza em diferentes tipos de carros
populares de mesmo tamanho e modelo parecido.
Gente, não adianta aprender baliza para passar na prova, tem
que aprender baliza para o dia a dia.
Se o instrutor cobra no exame
como você vai dirigir no dia a dia, então tem que fazer baliza para
o cotidiano do trânsito!
Tem que entender como faz uma baliza, pois
no dia a dia você não anda por aí com o carro todo enfeitado de adesivos e muito menos conta voltinha em
volante!
Tem que entender os pontos de referência universal de uma baliza para poder estacionar o carro em qualquer vaga de baliza!
Então, a única coisa que deu para
aproveitar foi uma foto dos protótipos. Vamos às
dicas! Primeiro vejam a imagem da vaga com os
protótipos:
1. Emparelhe o carro com o primeiro protótipo colocando
traseira com
traseira;
2. Sinalize, engate a ré, vire todo o volante para dentro
da vaga e venha trazendo o carro até que o espelho retrovisor do
lado do carona passe por trás da traseira do protótipo como na
foto:
3. Neste ponto da manobra a frente do carro vai estar mesmo dando a sensação de estar
enviesada, de tomar parte da pista de rolamento, mas é normal. No
dia a dia podem ver que quando tem um motorista fazendo baliza o
outro tem que esperar, pois não fica espaço suficiente para o outro
carro passar.
4. Daqui em diante o que você vai fazer é procurar no espelho retrovisor do seu carro do lado da vaga a imagem que se
forma da quina da traseira do seu carro parecendo encostar
no meio fio, como na foto:
5) No momento em que você avistar essa imagem da quina da traseira do seu carro parecendo
encostar no meio fio é o ponto exato de desvirar o volante todo para o outro
lado e puxar a frente do carro para dentro da vaga.
Com isso, a
frente do seu carro vai passar por trás da traseira do protótipo que simboliza o
carro de verdade e se alinhar com o meio fio. Ou seja, você deve ir
controlando nos retrovisores a hora em que o seu carro se alinha com o meio fio.
Feito isso, alinhe as
rodas.Fazendo a manobra vocês vão constatar que embora apareça na
imagem do retrovisor a quina da traseira se juntando com o meio fio, na verdade,
a roda não está encostando. O que encosta na imagem é a quina da traseira e
vejam que existe uma enorme distância entre a roda e o meio fio. É a roda que
não pode encostar, condutores.