Na fase de
aprendizagem na auto escola todo mundo sabe que quem está sentado no banco do
motorista é um aluno, tem letras garrafais escrito AUTOESCOLA atrás e do lado,
mas muitos motoristas insistem em tratar o aluno como motorista, um igual,
independente de ter ou não habilitação (sim, pode ser um aluno habilitado
dirigindo carro de autoescola).
O fato, condutores, é que bastou sentar
no banco do motorista, mesmo que você não se sinta motorista, meu parabéns, você
é um motorista e vai ser tratado assim no trânsito, pela maioria das pessoas que
você conhece e pelos examinadores do DETRAN.
Vejamos: cada falta rende pontos
negativos na hora da avaliação. E o aluno de autoescola que está prestando o
exame é avaliado com base em quê? nas mesmas leis de trânsito que os
habilitados, tanto é que as infrações gravíssimas rendem eliminação sumária. No
dia-a-dia do trânsito significaria quase R$ 200,00 de multa e 7 pontos na CNH.
Sacaram?
Mas o que isso tem a ver com esquecer
de dar seta?
Acontece que esquecer de dar seta é uma
das faltas que mais reprova no exame, e como somos avaliados pelas mesmas leis
aplicadas aos motoristas habilitados e experientes, não podemos esquecer do
básico, do elementar, do óbvio: a nossa forma mais segura e preventiva de
comunicação com os outros motoristas, que é a bendita da seta.
As dicas para nunca mais esquecer de
sinalizar cada manobra, são:
1. Não pense que esquecer de dar seta
você perde pontos na prova, pense na sua segurança, pois no dia-a-dia, esse
"esquecimento" pode custar caro, e não falo só de danos materiais, falo de
outras sequelas. "Esquecer" de dar seta num cruzamento é o mesmo que
potencializar um baita acidente; atropelar um pedestre; sentir a frente de um
carro entrando pela traseira do seu carro e assim por diante;
2. Seta no trânsito é comunicação com
os outros motoristas: dou seta porque preciso me comunicar, dizer prá onde vou
já que não posso dirigir e botar a cabeça prá fora ao mesmo tempo e gritar: "ei,
eu vou entrar aqui, tá?";
3. Quando sinalizamos no trânsito não é
só para o motorista de trás ver, mas também:
- para se comunicar com o motorista
que trafega na pista contrária
- se comunicar com os
pedestres
- avisar que vai mudar de
pista
- avisar que vai
estacionar
- avisar que vai
ultrapassar
- se comunicar, enfim
4. Pense assim: sempre que for parar de
andar com o carro em inha reta, sinalize, o que significa que você vai entrar a
direira ou esquerda, vai mudar de pista e até para entrar numa curva fechada
dependendo do caso;
5. Faça assim: o volante vai virar? Já
ergue o dedinho e encosta na seta que ela vira automatizamente com o
volante;
6. "Ah, mas a curva ou desvio é
curtinho", e daí? sinalizando, vc avisa o motorista de trás que vai desviar de
um carro que aguarda na pista para fazer a conversão, que vai desviar de um
buracão daqueles, de uma carrocinha de pipoca, enfim, de tudo que é obstáculo
que tem na pista.
Principalmente para quem vai fazer
prova pense assim: "vou parar de andar em linha reta, então, devo avisar isso
para o motorista que vem atrás prá ele reduzir e evitar um acidente".
No dia da prova como no trânsito do
dia-a-dia temos de pensar na COMUNICAÇÃO com os outros motoristas e não com o
examinador.
O examinador é como qualquer pedestre no trânsito, com a diferença
que tem uma canetinha na mão que pode atrasar o seu lado, mas o que ele quer ver
é como você vai dirigir no dia-a-dia. Então mostre prá ele que sabe se comunicar
com os outros motoristas e manda bala na seta.
Comunicação é tudo na vida da gente.
Ainda mais no trânsito.
Volante virando, dedinho acompanhando e
ligando a seta.
Bons treinos, condutores!