Salve,
condutores!
A dica de hoje vai para quem ainda tem
dificuldades para sair da sinaleira sem deixar o carro morrer. Então, vamos a um
exercício passo a passo prá vocês treinarem, pegarem a manha e repetir certinho,
que aí automatiza.
1. Ligue o carro e deixe em ponto morto
sem pisar em nenhum pedal (só prá pegar a manha do exercício porque no dia a dia
é meia embreagem mesmo na sinaleira - pelo menos no começo da
aprendizagem);
2. Pise fundo no pedal da embreagem e
passe a 1ª marcha
3. Pise no pedal de freio e traga o pé
da embreagem para o meio do pedal
4. Tente levantar aos poucos o pé do
freio e veja como o carro se comporta:
a) se ele quiser voltar um pouco,
solte mais um pouquinho de embreagem
b) se o carro ficar parado,
provavelmente vc achou o ponto de embreagem
c) se o carro quiser ir prá frente
melhor ainda, pois esse é o ponto em que ele quer sair sozinho (prefiro e
procuro sempre esse ponto)
5. Quando vc levanta o pé do freio e
sente o carro querer sair sozinho, beleza: é só manter o pé da embreagem no
ponto em que está, pisar no freio e esperar a sinaleira abrir para sair
6. nesse ponto o carro sai sem
problemas, sem voltar, sem morrer... é só acelerar até chegar em 20km/h e passar
a 2ª marcha
Antes que tenhamos
aqui uma celeuma por conta da meia embreagem, ou defesas ferranhas de que meia
embreagem não pode, gasta o conjunto, etc... como sempre acontece em alguns
posts por parte dos sempre bem-vindos motoristas mais experientes ao blog, vamos
a algumas considerações:
1. o começo da aprendizagem costuma
difícil para quem nunca pegou um carro antes;
2. depois que pegamos prática a gente
fica com aquela sensação de que o carro faz tudo sozinho, achamos o ponto da
embreagem de olhos fechados, saímos rapidinho de sinaleira com o carro em ponto
morto, mas para quem está começando parece um monstro de 7 cabeças e temos de
respeitar isso
3. Autoescola ensina meia embreagem
porque imagina o cara que nunca dirigiu antes achar na horinha o ponto ideal dos
pedais. Gente, isso leva tempo, precisa de uma prática que temos, mas quem está
começando não tem e não adianta cobrar isso no começo que só piora
4. No começo da aprendizagem andamos na
pista em zig-zag, imagina segurar um carro na ladeira sem usar meia embreagem ou
sair da sinaleira com o carro em ponto morto nas primeiras aulas, semanas ou até
meses
Então a autescola ensina errado? Eu
ensino errado? Claro que não!
quem está aprendendo a dirigir tem
dificuldades que precisam ser acolhidas, explicadas, entendidas e respeitadas.
Se muito motorista experiente tivesse mais paciência, recriminasse menos,
cobrasse e criticasse menos e de forma menos cruel tudo ficaria menos difícil.
Treinem com a meia embreagem, saiam de
sinaleiras com meia embreagem se isso for mais fácil e seguro no começo da
aprendizagem, depois que pegarem a prática, que se sentirem seguros e confiantes
aí sim, desenvolvam o seu próprio estilo de comandar o carro, de dirigir,
desenvolvam a própria "tocada", sempre pensando numa direção defensiva, segura e
econômica.
É isso condutores!