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O semáforo fechou e vc teve de parar. Como achar rápido o ponto da meia embreagem perfeita para o carro não voltar?

Fiz um tutorial com fotinhas prá vcs pegarem a manha. 

Enquanto a sinaleira está fechada, o que dá, no mínimo, 30 segundos, vcs podem achar com calma e tranquilidade o ponto da meia embreagem para o carro não morrer na saída e fazer uma saída segura, sem medo do carro voltar. Vamos às fotos com marcadores:

Enquanto o carro está parado na sinaleira, faça a meia embreagem do jeito que vc sabe. Para tirar "a prova dos 9", levante levemente o pé do freio para se certificar se o carro fica parado, se ele quer voltar prá trás (aqui é um pleonasmo mesmo usado como licença para a explicação ficar mais didática) ou se quer sair sozinho.

1. Posição dos pés na meia embreagem:


Os pés vão ficar como está na foto acima assim que vc parar na sinaleira e fizer a meia embreagem. Para se certificar que achou o ponto certo levante suavemente o pé do freio deixando o pé da embreagem na posição em que está. 


2. Se o carro quiser voltar:
Se ao levantar um pouquinho o pé do freio vc perceber que o carro quer voltar, recoloque o pé no freio, solte um pouquinho mais de embreagem e,agora na nova posição, solte de novo o pé do freio.


Essa é a posição quando vc já soltou mais um pouquinho de embreagem e recolocou o pé no freio para, com segurança, tirar o pé do freio de novo e ver como o carro se comporta. Se ficar parado, ok, é o ponto ideal. Na hora de sair, comece acelerando um pouco para dar giro no motor e aos poucos vá soltando o pedal da embreagem. 

3. Se o carro quiser sair sozinho, indo um pouco para a frente quando vc levanta o pé do freio:

Nesse momento vc pode optar em deixar o carro aceleradinho para sair, bastando só acelerar e soltar o pé do freio, ou então, pisar mais um pouquinho na embreagem para o carro ficar parado. 


Essa é a posição se vc não quiser sair com o carro aceleradinho, tipo: abriu a sinaleira, fui. Nesse caso, pise no freio de novo, pise mais um tequinho de embreagem e tira o pé do freio de novo até o carro ficar parado. Para sair, inicie primeiro o movimento de aceleração e depois solta a embreagem aos poucos que não morre nunca debaixo da sinaleira. 

Notem que a cada mudança no pedal de embreagem, pisando ou soltando, vc recolocará o pé no freio para garantir que o carro não volta enquanto procura o ponto certo da embreagem. 

Parece demorado, mas tudo isso acontece em questão de segundos na sinaleira e vc tem tempo de sobra para achar o ponto ideal e sair de boa. 

Agora é só treinar com o carro ligado, mas praticamente parado. Taí a melhor arma para surpreender instrutor que te enche a paciência com aqueles comentários que vcs já sabem sobre a dificuldade com a meia embreagem.



 
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