O semáforo fechou e vc teve de parar. Como achar rápido o ponto da meia embreagem
perfeita para o carro não voltar?
Fiz um tutorial com fotinhas prá vcs pegarem
a manha.
Enquanto a sinaleira está fechada, o que dá, no mínimo, 30
segundos, vcs podem achar com calma e tranquilidade o ponto da meia embreagem
para o carro não morrer na saída e fazer uma saída segura, sem medo do carro
voltar. Vamos às fotos com marcadores:
Enquanto o carro está parado na sinaleira,
faça a meia embreagem do jeito que vc sabe. Para tirar "a prova dos 9", levante
levemente o pé do freio para se certificar se o carro fica parado, se ele quer voltar prá trás (aqui é um
pleonasmo mesmo usado como licença para a explicação ficar mais
didática) ou se quer sair sozinho.
1. Posição dos pés na meia
embreagem:
Os pés vão ficar como está na foto acima assim
que vc parar na sinaleira e fizer a meia embreagem. Para se certificar que achou
o ponto certo levante suavemente o pé do freio deixando o pé da embreagem na
posição em que está.
2. Se o carro
quiser voltar:
Se ao levantar um pouquinho o pé do freio vc
perceber que o carro quer voltar, recoloque o pé no freio, solte um pouquinho
mais de embreagem e,agora na nova posição, solte de novo o pé do
freio.
Essa é a
posição quando vc já soltou mais um pouquinho de embreagem e recolocou o pé no
freio para, com segurança, tirar o pé do freio de novo e ver como o carro se
comporta. Se ficar parado, ok, é o ponto ideal. Na hora de sair, comece
acelerando um pouco para dar giro no motor e aos poucos vá soltando o pedal da
embreagem.
3. Se o
carro quiser sair sozinho, indo um pouco para a frente quando vc levanta o pé do
freio:
Nesse
momento vc pode optar em deixar o carro aceleradinho para sair, bastando só
acelerar e soltar o pé do freio, ou então, pisar mais um pouquinho na embreagem
para o carro ficar parado.
Essa é a
posição se vc não quiser sair com o carro aceleradinho, tipo: abriu a sinaleira,
fui. Nesse caso, pise no freio de novo, pise mais um tequinho de embreagem e
tira o pé do freio de novo até o carro ficar parado. Para sair, inicie primeiro
o movimento de aceleração e depois solta a embreagem aos poucos que não morre
nunca debaixo da sinaleira.
Notem que a cada mudança no pedal de embreagem, pisando ou
soltando, vc recolocará o pé no freio para garantir que o carro não volta
enquanto procura o ponto certo da embreagem.
Parece demorado, mas tudo isso acontece em questão de segundos na
sinaleira e vc tem tempo de sobra para achar o ponto ideal e sair de boa.
Agora
é só treinar com o carro ligado, mas praticamente parado. Taí a melhor arma para
surpreender instrutor que te enche a paciência com aqueles comentários que vcs
já sabem sobre a dificuldade com a meia embreagem.