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Peraí, nada de achar que é muito complicado, díficil, que não vai conseguir e, por antecipação da dificuldade, nem tentar. Essa é uma técnica muito simples que só requer manha. Depois que vc dominá-la (com o carro quase parado), não vai querer saber de outra coisa até que conheça outras técnicas que vamos postando com o tempo. Vamos à sequência de imagens com comentários, ok?

Uma limitação desta técnica é que ela só funciona se você consegue alcançar metade do pé no freio e a outra metade no acelerador. O Uno é um excelente carro para treinar essa técnica porque ainda que o pedal de aceleração seja baixo por natureza ele facilita alcançar metade de cada pé em cada pedal. No Celta, por exemplo, esse é um comando que não dá para fazer, pois o pedal de aceleração é baixo demais. 

1. Posição dos pés na meia embreagem

Essa é a posição dos pés normal numa meia embreagem


Na hora que vc fez a meia embreagem, o pé que está no freio escorrega para o do acelerador e dá umas pisadinhas de leve. Nesse momento, ouça o ronco do motor acelerando. Nesse ponto o carro tem giro no motor para sair e não volta nem com alguém empurrando lá na frente.

2. Posição dos pés nessa hora vista de cima

Vejam na foto que o pé que está no freio e acelerador ao mesmo tempo dá meio que uma viradinha como se fosse uma viradinha de salto. Essa viradinha é para compensar a distância entre freio e acelerador, o pedal mais baixo do carro. Mas nada que faça vc sentir desconforto ou dor: é só para alcançar o pedal do acelerador mesmo. 

3. Posição dos pés vista bem de perto.


Nessa hora o seu pé que está no freio e acelerador fica como na foto acima. Sempre ligado no ronco do motor, ok?
Ao mesmo tempo em que vc segura o carro no pedal de freio, o do acelerador já se movimenta para dar giro no motor do carro e garantir a saída sem voltar na ladeira. 

4. Posição dos pés vista de cima de novo



 Vejam que o pé da embreagem permanece no lugar que sempre esteve e que o pé direito está no freio e acelerador. 

Já com a primeirinha engatada, quando o sinal abrir ou se for a hora de subir a ladeira continue acelerando e pode tirar o pé do freio com folga passando todo pro acelerador que o carro não volta, pessoal.

É tudo questão de treino: quanto mais repete, mais seguro fica, vc fica mais tranquilo e sente total domínio do carro.



Na verdade, trata-se de uma meia embreagem normal só que dando uma aceleradinha com a metade do pé que está no freio só para encher o motor do carro e dar força na saída impedindo que volte.

Eu usava muito essa técnica no começo quando estacionava de frente em vaga de supermercado com alguma descida e o carro precisava de um pouquinho mais de força para sair de ré. 

Mas tem que treinar bastante antes em local calmo e tranquilo, ok? 

 Nada de ir aprender na situação real, onde algo pode dar errado. Tudo no ato de dirigir é ensaio, é treino antes em lugar calmo e tranquilo.


 
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