Peraí,
nada de achar que é muito complicado, díficil, que não vai conseguir e, por
antecipação da dificuldade, nem tentar. Essa é uma técnica muito simples que só
requer manha. Depois que vc dominá-la (com o carro quase parado), não vai querer
saber de outra coisa até que conheça outras técnicas que vamos postando com o tempo. Vamos à sequência de imagens com comentários,
ok?
Uma limitação desta técnica é que ela só funciona se você consegue alcançar metade do pé no freio e a outra metade no acelerador. O Uno é um excelente carro para treinar essa técnica porque ainda que o pedal de aceleração seja baixo por natureza ele facilita alcançar metade de cada pé em cada pedal. No Celta, por exemplo, esse é um comando que não dá para fazer, pois o pedal de aceleração é baixo demais.
1.
Posição dos pés na meia embreagem
Essa é
a posição dos pés normal numa meia embreagem
Na hora que vc fez a meia embreagem, o pé que
está no freio escorrega para o do acelerador e dá umas pisadinhas de leve. Nesse
momento, ouça o ronco do motor acelerando. Nesse ponto o carro tem giro no motor
para sair e não volta nem com alguém empurrando lá na
frente.
2. Posição dos pés nessa hora vista de
cima
Vejam na foto que o pé que está no freio e
acelerador ao mesmo tempo dá meio que uma viradinha como se fosse uma viradinha
de salto. Essa viradinha é para compensar a distância entre freio e acelerador,
o pedal mais baixo do carro. Mas nada que faça vc sentir desconforto ou dor: é
só para alcançar o pedal do acelerador mesmo.
3. Posição dos pés vista bem de
perto.
Nessa hora o seu pé que está no freio e
acelerador fica como na foto acima. Sempre ligado no ronco do motor,
ok?
Ao mesmo tempo em que vc segura o carro no pedal
de freio, o do acelerador já se movimenta para dar giro no motor do carro e
garantir a saída sem voltar na ladeira.
Na verdade, trata-se de uma meia embreagem normal só que dando uma aceleradinha com a metade do pé que está no freio só para encher o motor do carro e dar força na saída impedindo que volte.
4. Posição dos pés
vista de cima de novo
Vejam que o pé da embreagem permanece no lugar
que sempre esteve e que o pé direito está no freio e acelerador.
Já com a primeirinha engatada, quando o sinal
abrir ou se for a hora de subir a ladeira continue acelerando e pode tirar o pé
do freio com folga passando todo pro acelerador que o carro não volta,
pessoal.
É tudo questão de treino:
quanto mais repete, mais seguro fica, vc fica mais tranquilo e sente total
domínio do carro.
Na verdade, trata-se de uma meia embreagem normal só que dando uma aceleradinha com a metade do pé que está no freio só para encher o motor do carro e dar força na saída impedindo que volte.
Eu usava muito essa técnica no começo quando estacionava de frente em vaga de supermercado com alguma descida e o carro precisava de um pouquinho mais de força para sair de ré.
Mas tem que treinar bastante antes em local calmo e tranquilo, ok?
Nada de ir aprender na situação real, onde algo pode dar errado. Tudo no ato de dirigir é ensaio, é treino antes em lugar calmo e tranquilo.
Nada de ir aprender na situação real, onde algo pode dar errado. Tudo no ato de dirigir é ensaio, é treino antes em lugar calmo e tranquilo.