Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Primeiro passo para dominar o carro: domine a embreagem

Primeiro passo para dominar o carro: domine a embreagem
Condutores,
tava aqui lembrando de minhas dificuldades nas aulas de direção e cheguei a conclusão que no começo a maioria dos alunos de autoescola assim como a maioria dos habilitados que não dirigem tem a impressão de que o carro é um cavalo chucro que precisa ser domado. Parece que o carro tem vida própria, que vai sair disparado com a gente dentro ou que não vai obedecer aos nossos comandos. 

Prá falar a verdade, é daí que vem grande parte de nossa ansiedade e inseguranças na fase de aprendizagem e na fase de começar a adquirir prática de direção: a falta de controle dos pedais do carro. 

Pensem bem: um carro popular pesa em média 1,5 toneladas e o motorista, independente do peso, da altura ou da força domina esse pesadão só com os pedais. Portanto, dominar a pisada no pedal de embreagem achando o ponto ideal é o segredo, a manha, a estratégia para dominar o carro e as inseguranças e medos de principiante. 

Isso porque a partir do momento em que dominarmos os pedais do carro ele passa a nos obedecer e a comer na nossa mão: não morre mais quando vamos parar o carro, não morre mais nas saídas, nos semáforos, não morre mais nos cruzamentos, aprendemos a reduzir com tranquilidade e com aquela certeza de que o carro vai nos obedecer em qualquer situação. 

Dominar a pisada nos pedais do carro nos dá a segurança necessário, inclusive emocional, para continuarmos a avançar no domínio dos outros comandos, principalmente na aprendizagem da ladeira ou rampa. Uma coisa que todo motorista em formação ou já habilitado tem que entender é que na autoescola tudo é muito rápido: temos de aprender depressa, a aprendizagem ainda é superficial, não tem como aprofundar, pois o aprofundamento das aprendizagens para dirigir depende dos treinos, do quanto a gente se empenha, se esforça para treinar e aperfeiçoar.

Querer que um aluno saia da autoescola sabendo tudo é acreditar numa coisa que não existe: conhecimento acabado, concluído, pronto, do tipo "aprendeu tudo que tinha para aprender" e isso não é verdade, não existe. Vejam um médico que se forma: ele passa 6 anos na faculdade, depois mais 2 fazendo residência, depois se escolhe uma especialidade tem de estudar mais alguns anos aquela especialidade. 

Nos formamos na faculdade e se nós não continuarmos com as pós-graduações, com as especializações, se não continuarmos nos atualizando e estudando não vamos conhecer com profundidade a nossa área. Pois é, dirigir é a mesma coisa: sai da autoescola tem que continuar aperfeiçoando as técnicas de dirigir, os fundamentos, as técnicas de direção defensiva. 

Uma coisa é certa: se você quer mesmo dirigir tem que aprender logo de cara a dominar os pedais do carro, principalmente a embreagem, pois ela é a base de tudo. Por mais que muita gente pense que sabe dirigir porque sabe fazer o carro andar em linha reta, uma hora ele vai ter de parar esse carro, dominar esse carro com baixa velocidade, manobrar, fazer conversões e aplicar uma série de comandos que não treinou. E aí como fica?

Quer ver seu medo ir embora? domine a meia embreagem, a base de tudo.

Quer acabar com o sofrimento, com a insegurança, com a angústia e se sair cada dia melhor no ato de aprender a dirigir? domine a meia embreagem, a parada e a saída com o carro, domine comando de rampa e ladeira, domine o monstro-mestre e os demais monstrinhos ficarão sem líder.

Bons treinos, dominem a embreagem e comece a dominar seus medos e inseguranças.

47 comentários:

  1. queria saber se voce pode fazer um post sobre retrovisor laterais e também como fazer garagem ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,

    Gostaria de saber se é necessário pisar na embreagem ao ligar o carro?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca deve se fazer isso...se estiver no teste perde pontos, e além disso gera desgaste prematuro no disco de embreagem.Fica a dica.

      Excluir
    2. éis aqui uma controvérsia, exemplo; Existem carros que vem já de fabrica com o sistema de (só dá partida se vc pisar na embreagem) no caso do EcoSport, isso de ser pra evitar que o motorista cometa o erro de dar partida com o carro engrenado e evitar que o carro sai pulando e cause acidentes, e agora o que fazer? simplesmente muitos conceitos usados no detran e nas autoescolas precisam ser revistos já que a própria indústria automobilística está em constante renovação (sou Dr. de Auto Escola)

      Excluir
    3. Bom não precisa por que na hora da partida o carro prescisa esta desengatado em ponto neutro os carros mais novo prescisa estar com a embreagem acionada porem tem que estar e. Ponto neutro tbm fica a dica (estrutor de trânsito)

      Excluir
  3. Não necessariamente, Roberto. Vc pode deixar o carro em ponto morto, liga ele e depois é que pisa no freio e embreagem para iniciar a postra de meia embreagem para saída. Só engate a primeira depois.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natália, tudo bem?
    Sobre os retrovisores laterais e, inclusive, a diferença entre a imagem dos retrovisores de dentro e de fora do carro já temos no blog. Observe que embaixo de cada postagem tem palavras-chave. Clique onde estiver escrito retrovisores e vai aparecer as postagens todas em sequência que tem no blog sobre o assunto. Boa sugestão a da garagem. Vou postar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Márcia !!! Amanhã estarei fazendo a minha 1ª aula prática de direção e estou meio nervoso, pois não sei como será a minha reação quando eu estiver que estar no banco do motorista, e não, no banco do carona. O que fazer diante de uma situação dessas ? Sei que devo manter a calma, escuto muito isso, mas na hora será vai dá pra pensar nisso ?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Márcia. Seu post foi informativo e muito motivador.

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel, ficar nervoso na primeira aula é normal, afinal, o carro é algo novo prá você. mas com o andar da carruagem você vai relaxando mais e se acostumando. Se sentir os nervos tensos, músculos enrijecidos, relaxe, deixe o braço molinho. Não precisamos de força para segurar o volante e nem pisar nos pedais. Tranquilo, ok? Nos conte como está se saindo nas aulas para podermos ajudar melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Achei excelente suas postagens Márcia, e está me ajudando bastante. Gostaria de saber quais exercícios fazer para dominar a meia embreagem. Tenho dificuldade ás vezes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia, nas primeiras páginas do Blog tem as postagens sobre meia embreagem. No canto esquerdo tem os links das postagens mais acessadas sobre meia embreagem. É só clicar e remete direto ao link. Abraços! Márcia.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Marcia. Adorei su blog!

    ResponderExcluir
  11. Agora ensina a dominar os pedais.

    ResponderExcluir
  12. muito bacana Márcia, hoje foi meu primeiro dia de Aula Prática, só tive dificuldade nos Pedais.. mas vou ficar sempre lendo...muito bacana Parabéns... ^^

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. marcia adoro seu blog, mas eh muito dificil ler essa letrinha azul no meio dos carros, quero ler todos os posts mas fica ruim de achar , tem como trocar o tamanho e a cor da fonte ou tirar esse papel de parede de carros que me confunde a vista , desculpa ... nao quero te incomodar

    ResponderExcluir
  15. Olá Márcia. Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Me ajuda a entender uma coisa.
    Uma vez que pedal de embreagem é tão fundamental para o controle do carro, sendo insubstituível em muitos casos, como é possível controlar um carro que não tem embreagem (automático) nas mesmas situações que você citou?
    Tenho esta dúvida porque, apesar de estar me habilitando com carro de cambio manual, pretendo dirigir carro automático depois.

    ResponderExcluir
  16. Olá Márcia. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, tem me ajudado muito.
    Eu Já estou na sétima aula de direção, porém quando tenho que reduzir as marchas ou parar em uma parada obrigatória eu me apavoro e erro, eu até sei o conceito de meia embreagem teoricamente, mas não consigo aplicar nas aulas de percurso. E o que dificulta é que eu não tenho carro para treinar após as aulas. Tem alguma dica ou treino que não seja com carro que você possa me passar para melhorar essa dificuldade?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  17. oi Marcia eu já fiz 10 aulas praticas de carro e precisei comprar mais 15 tenho muita dificuldade em fazer converçoes a esquerda,gostaria que fizesse um video como fazer converçoes a esquerda pra tirar nossas duvidas....obrigada parabéns pelo blog..meu exame ja esta marcado para o dia 22/11/2013

    ResponderExcluir
  18. MARAVILHOSO SEU BLOG
    ADOREI MESO,ME AJUDOU MUITO
    PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcia esta semana fiz minha prova de direção, mas infelizmente rodei, vou fazer novamente daqui a quinze dias, mas estou muito nervosa, esta é minha 2° carteira, na primeira carteira estava com a provisória e o meu namorado estava dirigindo o meu carro ele levou 2 multa, só fiquei sabendo dessas multas quando fui pegar a definitiva, então perdi, agora estou fazendo tudo novamente. Mas rodei porque era para entrar a esquerda, era para fazer um L e entrei fazendo um C e esqueci de dar um pisca. um grande abraço amei teu blog

    ResponderExcluir
  20. Márcia ,estou na aula de direção ,mas estou preocupadissima com uma coisa!tenho o braço um pouco curto e tenho medo de não alcançar o retrovisor do lado direito para regular. me parece que é obrigatório mecher nele para melhor visão.meu professor ainda não me pediu! tenho muito medo de não alcançar e meu sonho ir por água abaixo.será que quando for fazer o exame posso ser reprovada?

    ResponderExcluir
  21. Márcia ,estou na aula de direção ,mas estou preocupadissima com uma coisa!tenho o braço um pouco curto e tenho medo de não alcançar o retrovisor do lado direito para regular. me parece que é obrigatório mecher nele para melhor visão.meu professor ainda não me pediu! tenho muito medo de não alcançar e meu sonho ir por água abaixo.será que quando for fazer o exame posso ser reprovada?

    ResponderExcluir
  22. Márcia ,estou na aula de direção ,mas estou preocupadissima com uma coisa!tenho o braço um pouco curto e tenho medo de não alcançar o retrovisor do lado direito para regular. me parece que é obrigatório mecher nele para melhor visão.meu professor ainda não me pediu! tenho muito medo de não alcançar e meu sonho ir por água abaixo.será que quando for fazer o exame posso ser reprovada?

    ResponderExcluir
  23. Márcia pontes, já escrevi pra você ,dizendo que fiz auto escola passei em tudo de primeira , mais nunca tinha dirigido a carteira estava guardada a mais de 6 anos .Hoje com muita alegria venho te dizer que depois que descobri seu site, li todas as postagens, assisti vídeos botei tudo em prática depois de 2 meses já estou dirigindo devagar ,mais com muita segurança porque sei que estou fazendo a coisa certa.

    ResponderExcluir
  24. Amanhã é minha primeira aula pratica, tô bem nervosa porque sou muito desastrada, não sei se consigo entender isso de meia embreagem, parece que não entra na minha cabeça. !! <0>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minhas aulas começão dia 10/02/14 estou um pouco ansiosa

      Excluir
  25. Gostaria de um video ou um post só de recomendações para quem tem medo , estou na 8 aula e ainda tenho receio , o carro morre demais ....
    Após trocar de marcha , o pé está fundo na embreagem como faz para continuar na velocidade que está ?

    ResponderExcluir
  26. oi Márcia.acompanho vc no youtube.é quero tirar umas dúvidas.quando estivar fazendo a prova prática,e o examinador pedir para eu fazer uma parada.Tenho que sinalizar,encostrar,parar,colocar no ponto neutro e depois puxar o freio de mão?
    Tem que fazer tudo isso,ou posso só sinalizar e parar??
    me explique........abraços

    ResponderExcluir
  27. boa tarde,
    marcia preciso de sua ajuda,comecei ontem minhas aulas de direção, treinei um pouco com meu marido ele sempre me falava como eu tinha que proceder e eu não fazia ,a mesma coisa aconteceu ontem com o instrutor.me ajude me de umas dicas o que eu faço.sou mal ouvida preciso perder essa mania,tenho que escutar o que ele me diz e não fazer pela minha cabeça.

    ResponderExcluir
  28. Rosilda estou fazendo aula de transito mas as vezes fico um pouca comfusa qdo eu tenho que parar o q devo fazer. sei q é pisar no freio e embrenhagen

    mas na hora fico apreensiva pois o instrutor reclama muito. me ajude a ter mas segurança

    ResponderExcluir
  29. Oiii..marcia, adorei seu blog, está foi minha principal dificuldade e desisti, não consigo dominar os pedais e os intrutores que fiz me passaram mt insegurança, dirijo bem o automatico, mas, ,tenho medo de seguir no trânsito por falta de prática, oque faço?tá difícil encontrar alguém que dá aula no próprio carro.

    ResponderExcluir
  30. olá! marcia gostaria de saber oq é bom de fazer para que minhas pernas parem de tremer quando eu ligo o carro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. weverton, para parar de tremer vc precisa no inicio ficar bem, calmo e não se afobar, vc pode controlar a saida ligando o carro, pisando no freio e na embreagem que ele vai permanecer parado, se vc tremer ao voltar devagar o pedal da embreagem vc correrá o risco de voltar demais.

      Excluir
  31. Olá Márcia, boa tarde, hoje foi a minha segunda aula de volante e fiquei muito nervosa, minhas pernas tremiam muito, e esqueci tudo o que aprendi na primeira aula.Adorei a matéria, obrigada.

    ResponderExcluir
  32. ola marcia td bem,gostaria de um incentivo pra vencer o medo de pegar no carro,principalmente quando meu marido está comigo de carona.obrigada

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite Márcia! Estou na 13ª aula e não consigo controlar os pedais e a direção, estou preocupada com isso, pq estou na CNH Social.

    ResponderExcluir
  34. eu jose costa dias fiz a prova escrita com voces eu quero saber o que fazer agora
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
  35. MARCIA,BOA NOITE.FIZ 35 AULAS DE DIREÇÃO.EU ESTAVA MUITO DESANIMADA E COM MUITO MEDO.DEPOIS QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER O SEU BLOG,MIM ANIMEI +++++++.TROQUEI DE ALTO ESCOLA NO QUAL A ANTERIOR NÃO ESTAVA MIM SENTINDO BEM.ESTOU EM OUTRA NO QUAL ENCONTREI UM INSTRUTOR MARAVILHOSO.ELE E DIVINO,ATENCIOSO,DEDICADO,PROFISSIONAL E MUITO PACIÊNTE.COMO OS DEMAS FUNCIONARÍOS DA MESMA.ESTOU PRESTE A FAZER MEU EXAME.E COM ÁS BENÇÃO DE DEUS E A FORÇA ENORME QUE VC NÓS DA IREI PASSAR.BJS MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  36. minha dúvida é: quando estou na br..e venho de 5º marcha.. adiante tem uma cuva bem fechada e contínua.. primeiro, eu freio sem usar a embreagem? depois pé na embreagem e 4º marcha? mas se reduzir muito.. da 5º já posso passar para a 3º ou 2º..? me ajude.. que dúvida!..

    ResponderExcluir
  37. Márcia, como faço para adquiri seu livro sobre direção?

    ResponderExcluir
  38. adorei as dicas me ajudaram bastante muito grata!

    ResponderExcluir
  39. Gostei da dica pois estou com muita dificuldade,estou passando por isso,e no mais ainda um instrutor muito estressado

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, Marcia, fiquei muito esperançosa quando achei seu blog, pois ja estava pensando em desistir, por favor me ajude. Meu problema é que antes de fazer auto escola já peguei o carro do meu marido para aprender, e agora na auto escola estou tendo muitas dificuldades com os pedais, pois na auto escola o carro já sai só qdo tira o pe da embreagem aos poucos, e quando aprendi com meu marido tem que colocar o pe na embreagem, e tirar aos poucos e ir acelerando devagar até sentir a meia embreagem para o carro nao morrer, dai sim pode tirar o pe com seguranca. por que essa diferença? O carro da auto escola é acelerado? Tem a ver com a potencia do carro? Me ajude por favor, estou muito confusa!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar essa postagem!