Anúncios Adsense para meu ID

Pois é, condutores

vocês esperavam que eu comentasse dos erros mais comuns como deixar o carro morrer, medo do carro voltar na ladeira, dificuldades para estacionar, mudar de pista, enfim, esses fundamentos básicos até os mais complexos, não é? 

Mas, essa postagem tem tudo a ver com essas dificuldades acima, embora a preocupação maior seja em dar alguns toques a respeito do COMPORTAMENTO do motorista recém-habilitado, pois isso faz toda a diferença no enfrentamento dos problemas para aprender. 

Muitas vezes, as pessoas dizem que tem medo de dirigir, quando na verdade elas tem pressa demais em sair por aí dirigindo sem dominar os fundamentos do carro completamente. Não treinam, acham que dirigir é só colocar o carro em movimento, ignoram os riscos da via, se envolvem num acidente por imperícia e chamam isso de medo. 

Outro caso clássico é do motorista recém-habilitado que está indo bem, também não treina, vai na sorte, até o dia em que o carro dá umas morridinhas básicas e ele se pergunta: quando esse medo vai passar de vez? Mas, peraí? Até ontem não tinha medo e agora tem?


Então, meus caros condutores, para que vocês não saiam por aí achando que tem medo mesmo e para não cairem no conto do medo de dirigir (kits milagrosos, vídeos, terapias caras que prometem tirar o medo de dirigir em dias), vamos refletir sobre alguns "erros" básicos de todo motorista habilitado. 

PECADOS MORTAIS DOS MOTORISTAS RECÉM-HABILITADOS!

1. O mais importante não é passar de primeira na prova do Detran: o mais importante é dirigir com cuidado, dominar os comandos básicos do carro e não causar acidentes por imperícia;

2. Olha para onde vais, pois irás na direção por onde olhas!: não adianta sair acelerando o carro e andando para a frente em linha reta sem procurar conhecer as condições da via, a sinalização, as placas, sem saber de quem é a preferência em rotatórias, sem olhar nos retrovisores. Nada de sair acelerando em linha reta e achar que sabe dirigir;

3. Permissão Para Dirigir (PPD) ou carteira provisória (como queiram) não é certificado de nada, não quer dizer que temos prática (essa vem com o tempo) ou que estamos prontos para enfrentar os desafios do trânsito! Prestem atenção! A recém conquistada PPD representa o direito que o estado nos dá de dirigir habilitado em via pública! A prática vem com os treinos, então, responsabilidade para não provocar acidentes!

4. Um pecado mortal dos motoristas recém-habilitados: ir aprender no trânsito! Gente, não se aprende nada de útil no trânsito de verdade sem dominar os comandos básicos do carro! Se o carro ainda morre não se enfie no trânsito de verdade, não vá se expor e expor aos outros em risco de acidente em via pública! Treine antes em local calmo e seguro, domine os fundamentos, os pedais, a troca de marchas, as ladeiras, os retrovisores, a mudança de pista e depois inicie por trajetos menores até os maiores e mais complexos!;

5. Querer pegar rodovia ou BR sem conseguir dominar o carro na cidade! Se você ainda não domina os pedais do carro, por favor, não vá para a rodovia! Rodovia tem aquela representação de velocidade, de que não precisa trocar muito de marcha, mas é ilusão!  Até o momento em que você pega um engarrafamento, um desvio, um acidente que deixa o trânsito lento e tem que enfrentar ladeiras, paradas em inclinação de pontes e viadutos; ter que andar em marchas baixas sem deixar o carro morrer com um caminhão carudão e gigante bem atrás de você tomando toda a imagem dos seus retrovisores. Já pensou nisso? Saberá o que fazer na hora? Então, tá;

6. Pare de ficar se comparando com os outros! Motoristas recém-habilitados são bebês mal saindo das fraldas enquanto os motoristas experientes, que dirigem há anos e com muitos vícios, não perdoam ingenuidades e falta de perícia no trânsito de verdade! Entenda que você nunca dirigiu um carro antes, está aprendendo agora (sim, carteira de motorista não é atestado de experiência e prática) e não pode se comparar a um motorista que dirige há anos, que já pisou nos pedais, trocou de marchas, que já estacionou milhares de vezes na vida enquanto você está A-PREN-DEN-DO ainda!;

7. Achar que como falta uma semana para a prova prática do DETRAN já pode ir aprender a dirigir sem habilitação em via pública! Isso é um crime contra a sua própria segurança, contra a segurança e a incolumidade das outras pessoas no trânsito e uma infração grave ao CTB.

- Você sabia que pode ferrar com a vida do dono do carro? Sabia que ele pode pagar uma multa de quase R$ 600,00 por colocar o carro na mão de pessoa não habilitada e ainda assumir a sua multa de quase R$ 600,00 também?

- Dirigir sem habilitação é crime de trânsito e você ainda corre o risco de arrumar um processo criminal para quem emprestou ou está junto com você no carro. Se estiver sozinho, o carro será guinchado, pagará o guinchamento e a diária no pátio. 

- Mas, acima de tudo, a segurança em primeiro lugar, não é, condutores?

8. Outro pecado mortal dos motoristas recém-habilitados: não treinar os fundamentos básicos e ficar revoltado consigo mesmo porque não consegue dirigir como os outros. Ok: pois eu vou contar um segredinho para vocês: 

- Autoescola não ensina tudo, ensina só o básico. 

- Autoescola não tem obrigação de proporcionar prática à ninguém, pois dirigir é um ato muito complexo e a prática vem com o tempo, dependendo do quanto somos cuidadosos, responsáveis e disciplinados nos treinos;

- Se o carro ainda morre e você não esforça para achar onde está o erro, se não conserta o erro, se não treina, como vai querer que o carro deixe de morrer? De um dia para o outro? Por mágica? Como diria o Padre Quevedo: "isto non ecsiste!"

- Parem de achar que insistindo no erro de ir para a via pública sem preparação, sem treinos de fundamentos básicos, uma hora o carro vai parar de morrer ou que a direção vai melhorar ou que os erros se corrigirão sozinhos! Sem treinos não se dirige, condutores!;

9. Parem de andar por aí feito derrotados, dizendo aos quatro cantos do mundo que tem medo de dirigir, pois a maioria que pensa que tem medo de dirigir, que pensa que precisa de psicólogo, de comprar kits e tratamentos milagrosos só tem PREGUIÇA DE TREINAR os fundamentos básicos! Tem FALTA DE PACIÊNCIA para os treinos e, por isso, querem ir para a via pública logo de cara sem preparação suficiente!

10. Parem com essa FALTA DE PACIÊNCIA de treinar! Dirigir requer paciência e sem paciência você vai se estressar, vai ficar nervosinho no volante, vai jogar a sua autoestima no chão, se achar um derrotado e isso você não é! 

SOLUÇÕES PARA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS

1. O carro ainda morre: ah, é? e o que você está fazendo para ele não morrer mais? Está treinando os fundamentos básicos ou está se jogando no trânsito de verdade para ir "aprender" por tentativa e erro? Tentativa de quê? De causar um acidente por imperícia? Esqueça a tal tremidinha e ache no pedal de embreagem o ponto em que o carro começa a se mover. Pronto: é assim que se dirige qualquer carro sem ele morrer.

2. Erro na troca de marchas o tempo todo: tente treinar a passada de marchas com o carro desligado, sempre pisando na embreagem. Isso vai fazer você ter melhor coordenação dos movimentos quando o carro estiver em movimento;

3. O carro soqueia o tempo todo: como você está passando as marchas? Apenas reduzindo ou aumentando sem prestar atenção na velocidade? Pois, saiba que para cada marcha corresponde uma faixa de velocidades ideal e que aumentar ou reduzir só pode quando o carro atingiu determinada velocidade ou você teve que frear para reduzir e trazer a velocidade para baixo, para adequar à velocidade ideal. 

1ª marcha: só para sair e até 20km/h em carro 1.0;
2ª marcha: de 20 a 40km/h;
3ª marcha: de 40 a 60km/h;
4ª marcha: de 60 a 70km/h;
5ª marcha: de 70km/h em diante.

Os críticos das postagens didáticas para quem está começando a dirigir (e o que mais tem são críticos e pessoas que pensam que já nasceram sabendo dirigir) dizem que temos que olhar o contagiros, observar as rotações por minuto (RPM). 

No começo da aprendizagem guiem-se pela velocidade e ponto final. Não tem como dominar conta giros se a pessoa ainda tem dificuldades para entender os conceitos do carro, os fundamentos básicos, as consequências de fazer isso ou aquilo ao dirigir. Entendam primeiro o que estão fazendo, depois aperfeiçoem o ato de dirigir, mas para aperfeiçoar tem que saber o básico!

4. medo de bater no carro da frente: parem já com esse papo de medo, pois isso tem outro nome e chama-se falta de domínio do carro, dos pedais, pois quando a pessoa domina os pedais e a marcha certa, quando ela faz exercícios de comando do carro em movimento para pará-lo quando quiser ela perde esse medo. Fica mais segura porque sabe que vai controlar o carro, sabe que ele não tem vida própria e que o carro só faz o que mandamos. Então, vamos treinar, fazer exercícios básicos de comando do carro antes e só depois ir para o trânsito de verdade!




5. Parem já com essa coisa de sair por aí dizendo e acreditando que nunca vai conseguir fazer uma baliza na vida! Não adianta ir para o trânsito, escolher a vaga e não saber os fundamentos! O carro não vai acertar sozinho e você não vai acertar sem treinos!


Parem de ficar contando voltinhas em volante e de ficar pegando receitinhas, pois tem diferença na hora de balizar um carro de passeio, uma caminhonete ou caminhão! Então, vejam o vídeo abaixo, pausem ele para compreender os fundamentos, entendam e treinem em rua calma, sem carros! Isso mesmo: sem carros! Substitua os carros por caixas de papelão, baldes, cabos de vassoura, mas treinem. Treinem muito! Exaustivamente! 

Tudo, mas absolutamente TUDO no ato de dirigir requer treino, repetição, análise das consequências de cada movimento que fazemos no carro para entender como ele responde. 

Entendendo como o carro responde nos treinos vai te dizer como ele vai responder nas ruas, no trânsito de verdade!

Condutores, já temos acidentes demais e não precisamos virar estatística de acidentes por imperícia, ok?

Bons treinos, sejam disciplinados e determinados que superarão as dificuldades mais cedo do que imaginam!




 
Topo