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Condutores, uma coisa muito grave e arriscada que muitos alunos fazem e que, pelo jeito, muitos instrutores não estão corrigindo é apoiar o calcanhar no chão do carro enquanto pisam no pedal. O correto e seguro é: pisou no pedal de embreagem, descansa o pé no assoalho do carro depois de ter passado a marcha. Jamais descansar o pé em cima da embreagem enquanto utiliza o pedal, tampouco utilizar o pedal e encostar o calcanhar no chão ao mesmo tempo.

Jamais façam isso! O único pedal em que o calcanhar descansa no assoalho do carro enquanto se usar o pedal é o de aceleração! Isso porque para o carro andar temos que pisar o tempo todo no pedal do acelerador, por isso que o pedal do acelerador é mais baixo de todos os pedais.

O pedal de embreagem é mais alto, mais pesado porque precisa um pouco mais de força para acionar o sistema formado pelo platô e pelo disco de embreagem. Se você estiver fazendo o processo de habilitação, peça para o seu instrutor abrir o capô do carro e pedir para que outra pessoa pise no pedal de embreagem para te mostrar o funcionamento ou a resposta do carro ao se pisar nesse pedal.

Para passar as marchas, pisa-se na embreagem com a parte de cima do pé (não os dedos), com aquela parte almofadinha do pé onde todos os dedos se cruzam, um pouco mais acima do que estão os dedos nessa foto. Não apoie o calcanhar no chão enquanto estiver usando o pedal de embreagem.



Não pise com a ponta dos pés, ainda mais se for iniciante, se estiver nas primeiras aulas, porque a parte dos dedos é flexível demais para aplicar a força necessária no pedal. Se pisar com a ponta dos dedos o seu pé vai escapar do pedal! Cuidado!

Vejam as fotos e notem que todos os condutores estão pisando com essa parte almofadinha do pé próximo aos dedos. 







 Também não é para pisar no pedal de embreagem como se estivesse esmagando a cabeça de uma cobra, gente!

Pisem só com a força necessária para o pedal ir até o fundo. Na volta do pedal, é como se ele empurrasse o seu pé de volta para cima, mas não fiquem esperando isso! 

DICAS DE EXERCÍCIOS

1. Com o carro desligado, experimente pisar na embreagem aplicando diferentes forças e sentindo as diferentes graduações de pedais;

2. Pise bem de leve e sinta o pedal mais pesado;

3. Coloque mais um pouquinho de força e sinta que o pedal responde diferente, abaixa mais rápido, e vá graduando as pisadas; 

4. É importante graduar as pisadas no pedal de embreagem: sem quase nenhuma força, com uma pisada mais forte  e muito forte, mas só nos treinos com carro parado para vocês sentirem como o pedal de embreagem responde. Isso como carro PARADO, desligado!

5. Na verdade, a questão não é a força, exatamente, mas o modo firme como você pisa!

6. Treine com almofadas em casa: pise bem devagarinho, afundando com delicadeza o pé na embreagem; depois vá mudando a firmeza da pisada até sentir a diferença; depois você treina com o carro desligado e depois aplica a graduação certa que encontrou quando estiver dirigindo nas aulas, ok? 

Vejam no desenho uma sugestão básica de treinos para exercícios com pedal de embreagem:



Nesse vídeo, vejam como se pisa no pedal de embreagem:


Bons treinos, condutores!
 
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