Então, vamos analisar algumas situações da vida real para lembrar um pouquinho das aulas de legislação e mostrar que aplicação elas tem na vida prática do motorista, ok?
Vejamos a primeira foto: quando você vem pela avenida para fazer o contorno e analisar passo a passo as medidas de segurança.
Fonte: Lilian - Leitora do Blog
Você está vindo por essa avenida aqui e quer fazer o retorno para pegar a rua ali à sua esquerda.
1. Primeira coisa: visualizar o cenário à sua frente e dos lados, procurar as placas de sinalização e obedecê-las sem infringir nenhuma lei de segurança no trânsito e do CTB;
2. Veja que você tem 3 faixas: a do retorno à esquerda, a do meio com a seta meio apagada e a da direita, certo? Sinalize com antecedência a intenção de fazer o retorno e pegue a faixa da esquerda!
3. Veja que tem uma ciclofaixa, então você vai ter que tomar muito cuidado, saber reduzir bacaninha e estar ligado na imagem do retrovisor o tempo todo, pois a preferência sempre será do ciclista!
4. Assim que você se posicionar sinalizando o tempo todo, vai ver a imagem da segunda foto. Essa:
e tome ciclofaixa do outro lado também, condutores! Isso vai exigir de vocês uma aproximação cautelosa, sinalizando sempre, baixa velocidade e total domínio dos pedais do carro para pará-lo ok?
Olhe para os dois lados da via porque pode vir ciclista na contramão ou contrafluxo, então, tem que ficar esperto!
Sinalize tudo, olhe bem prá ver se não vem carro nem bicicleta, calcule a distância e a velocidade do carro que vem trafegando e só saia em segurança!
Preferência sempre do ciclista!
Se quiser ir para a faixa da esquerda, a do lado de onde vem o carro e o caminhão, aí vocês terão que mudar uma faixa de cada vez, entenderam? nada de sair mudando 2 ou 3 faixas assim, de vereda (de uma vez só), que não é seguro.
É só prestar bastante atenção, ficar calmo, tranquilo, ter domínio do carro e entender que dirigir não é andar para a frente em linha reta! Tem que ter treino antes em rua calma e tranquila. Nada de ir aprender no trânsito!
Prudência, cautela, direção defensiva e boa viagem!