Fazendo baliza vc tem que usar e abusar dos retrovisores para comandar
as quinas do teu carro e as laterais. São elas que determinam o quanto
se vira de volante e não como alguns instrutores ensinam como se volante
fosse sinônimo de baliza bem feita. É errado ensinar voltinha de
volante porque daí o aluno desfoca do principal ponto de referência do
carro: as quinas e as laterais dele, que é justamente onde bate na
prova.
Conheçam no vídeo os pontos de referência universais da baliza:
Veja
no vídeo acima que aos 1:03 vc tem traseira com traseira alinhada, ok?
Aos 1:31 do vídeo vc já deu a ré e já virou todo o volante trazendo o
carro para dentro da vaga. Nesse momento o teu retrovisor do carona no
vídeo quando passa pela traseira do
outro carro indica que pode desvirar e puxar tudo para dentro da vaga
que não bate.
Aos 1:59 do vídeo vc procura a imagem que aparece no seu
retrovisor: a quina da traseira do teu carro tem que encostar, fazer um
ângulo com o meio fio. Aí sim, nessa hora vc continua virando todo o
volante para dentro da vaga para que a quina do capô que estava passando
por trás da traseira do outro carro fique alinhada com o meio fio.
Então é só desvirar as rodas e pronto.
Isso
para baliza rasa, se for balizar carro de passeio. Se for balizar
caminhão, que é mais largo, a quina da tua traseira ainda vai ficar
longe do meio fio e vc só precisa alinhar o volante, continuar uma ré em
linha reta até achar o ponto certo no retrovisor
em que a imagem da traseira seja encostada no meio fio. É tiro e queda.
Te garanto que vc compreendendo esses pontos universais a tua balizavai ser rápida, perfeita e segura com os treinos.