Pessoal, cuidado com as armadilhas nos postos de gasolina!
Conheço pessoas que se deram mal numa simples checagem do nível de água e óleo. Eu mesma já me ferrei. Lá vão algumas dicas:
1. Completar o nível da agua no radiador: sempre
estejam atentos e acompanhem o trabalho do frentista. Se completar até a
boca quando vc ligar o motor e começar a andar a água vai borbulhar, a
água fervendo vai fazer pressão e estourar a tampa. Imaginem o que a
água fervendo vai fazer nas mangueiras de gasolina do seu carro, nos
sensores, na junta do cabeçote.... o preju pode sair um motor novo e
isso é caro, viu!
2. Completar o nível de óleo: sempre
acompanhem, vejam, confiram em casa com o carro em piso plano. O nível
de óleo tem que estar entre o mínimo e o máximo (no meio). Cabe, em
geral, 4 litros e meio de óleo dentro do reservatório do motor. PONHA
SEMPRE A MESMA MARCA DE ÓLEO. Não mistura óleo mineral com sintético.
Uma vez o frentista empurrrou prá minha vizinha 1 litro de óleo,
transbordou no motor e ficou no meio da estrada com o prejuízo que não
deu pouco.
3. Nunca complete óleo de freio: óleo
de freio quando baixa é porque tá vazando, e se vazou tem que procurar o
furo na mangueira ou em outro componente. Leve no mecânico e TROQUE
TODO O ÓLEO. Minha amiga deixou completar no posto e ficou sem freio
numa descida de morro.
4. Não troque óleo no posto: um
colega trocou óleo no posto e espanaram o parafuso do cárter. Ficou
óleo vazando pela rodovia, o cara voltou no posto e amassaram o coletor
do cano de escape tentando consertar. Na mecânica foi preciso tirar o
bujão do carter fora e mandar no torneiro para soldar um parafuso novo.
Só troque óleo NA OFICINA MECÂNICA e troque o filtro óleo junto senão
não adianta óleo novo e filtro sujo.