Olá
condutores,
esse
post foi uma sugestão da Kelly, participante do blog na plataforma UOL.
Vamos
lá:
a gente nunca sentou no banco do motorista na
vida e já na primeira aula, tome o volante! Beleza, é assim mesmo. Só que as
aulas vão passando e a gente ainda não se entendeu com os pedais do carro.
Bom,
eu costumo dizer que a sintonia necessária entre o condutor e o carro depende,
também, dos pedais. É como se os pedais fossem uma extensão dos nossos pés, um
casamento perfeito que vai te permitir aplicar a força necessária nos pedais,
seja de levinho ou mais pesadinho só prá manter a aceleração ideal. Então vamos
ao check list prá adiantar algumas situações que podem acontecer quando você
freia antes de chegar na sinaleira/farol/semáforo.
O CARRO MORRE QUANDO EU
FREIO ANTES DO SEMÁFORO
Ok. O
carro morreu porque vc freou de sopetão, muito forte e tirou o pé da embreagem.
Frear
é uma arte que a gente aprende freando. Então, a dica
é:
1. Assim que perceber que tem um
farol/sinaleira/semáforo lá na frente, já vai reduzindo a marcha e pisando de
levinho no pedal de freio só para o carro ir baixando a velocidade
gradualmente;
2. Para os mais avançados, experimentem ir
soltando o pé do acelerador de leve para sentir o carro ir perdendo velocidade
sem necessidade de frear. Nesse momento vcs estarão usando o freio motor, uma
espécie de freio natural do carro quando paramos de acelerar. A lógica é: se não
acelera o bicho não anda e vai reduzindo a velocidade até parar. Mas use o freio
motor (tirar o pé do acelerador) dependendo da necessidade;
3. Por exemplo, você vem de 3ª marcha a 50km/h e
tem uma sinaleira. Pouco antes de chegar para ficar atrás do outro carro, freie
gradualmente e SUAVEMENTE, colocando o pé aos poucos no pedal de freio (vc vai
sentir o carro ir diminuindo a velocidade aos poucos). Quando estiver quase
parando, FREIE PRIMEIRO, pise fundo na embreagem quase emendando o movimento
(isto é: freia e já vai pisando na embreagem) que o carro vai parar
completamente sem socos ou solavancos. Faça a meia embreagem, ache o ponto em
que o carro quer sair sozinho e pise no freio para conservar o ponto ideal. Na
hora de sair, só levante o pé do freio e a caranga já vai sair andando lentinho.
O CARRO DÁ SOCOS,
PULA, CORCOVIA E SE CHACOALHA TODO QUANDO FREIO ANTES DO
SEMÁFORO
Ok. isso acontece por falta de sincronia entre as pisadas de freio
e embreagem, seja porque vc pisou forte demais como se tivesse pisando no freio
como se pisa na cabeça de uma cobra, seja porque atrasou a pisada no pedal de
embreagem. É o ponto entre o carro morrer e evitar que morra, por isso soqueia.
1. repita o procedimento acima: vem pisando de leve e gradual no
freio já lá atrás, antes de chegar na sinaleira, que o carro vai diminuir
velocidade gradualmente;
2. freia primeiro, já emenda o movimento de pisada no pedal de
embreagem até o fundo e pronto: o carro pára suave, sem solavancos.
CANTO PNEU NA PARADA NA SINALEIRA OU NA
SAÍDA
Ok. mais um caso clássico
de falta de sintonia entre pisadas de pedais de freio e
embreagem.
1. Quando canta pneu na
sinaleira é porque vc vem numa velocidade em determinada marcha e freia de
repente, em seco, bruscamente. Acostume-se a ir freando antes, bem suave,
fazendo o carro comer na tua mão - e ele obedece bem quando mandamos
bem;
2. Na saída da sinaleira
canta pneu porque o pedal de embreagem está mais baixo, daí vc acelera, o carro
fica pesado, demora prá sair, mas sai cantando pneu. Ache o ponto do pedal de
embreagem em que o carro quer sair sozinho (vejam as postagens anteriores mais
recentes). Faz meia embreagem parado na sinaleira, levanta um teco o pé do freio
e com o pé na posição de meia embreagem ache aquela em que o carro quer sair
sozinho, daí pisa no freio de novo e espera a hora de sair. Prá sair, tire o pé
do freio e o carro já estará se movimentando vagarosamente;
A boa
frenagem vai depender da velocidade e da marcha em que estamos. Trocando em
miúdos, quando se diz "troca a marcha para uma mais alta" queremos dizer "anda
mais depressa", quando trocamos a marcha para uma mais baixa queremos dizer
"anda mais
devagar".
Imaginem que vocês deram uma corridinha prá pegar o ônibus. Notem
que no começo da corrida a gente senta o pé, mas para parar vamos desacelerando
porque se parar de repente periga levar um tombo: é assim que acontece com a
freada do carro, sacaram?
Antes de parar, freia suave bem antes, vem reduzindo a
marcha, daí sim, pára com segurança. Dúvidas, postem que a gente esclarece.
Boas
freadas,
condutores!