Essa
postagem foi sugestão da Elaine, participante do blog na plataforma UOL.
Bom pessoal, quando estamos nas primeiras aulas
de direção, com o instrutor do lado, temos a tendência de nos "agarrarmos" nele,
esperar as instruções, fazer só o que ele manda.
É normal inclusive pensar que o
instrutor é o melhor motorista do mundo, assim como acreditamos que todo
motorista habilitado seja. Afinal, ainda estamos aprendendo tudo: como pisar nos
pedais, sair com o carro sem morrer, como passar marchas.... temos só 2 olhos e
3 retrovisores; 2 pés e 3 pedais, aí começamos a pensar que carro foi feito prá
ET dirigir. Mas conforma a prática vem, vamos descobrindo que não é bem assim,
que vamos usar um comando de cada vez, etc...
Para fazer tudo isso e ainda
olhar as placas de sinalização tem alguns macetes. Lembram das aulas teóricas?
Sim, aquelas que a gente procura decorar, memorizar as placas para a prova? Isso
acontece porque ainda não se tornou significativo para nós, alunos, a
importância real das placas enquanto ainda não começam as aulas práticas.
1º. Temos de saber o que
significa cada placa: não adianta ver uma e não entender a mensagem que ela está
dando. por exemplo, placa de curva não tem segredo, pois é tudo torta mesmo,
umas mais tortinhas, sinuosas, que indica curva braba, e outras menos sinuosas,
mas todo mundo sabe que é curva;
2º Se vc pretende virar numa
rua, então já tem que ir prestando atenção um trecho antes e olhando rápido se
tem placa indicando que é proibido convergir ou se é rua sem saída;
3º Outras placas de
sinalização a gente vai visualizando como parte do cenário do trânsito. Lembram
quando o professor de teórica diz que para dirigir temos de ter visão
periférica? Visão Panorâmica? Significa que dirigimos olhando prá tudo como se
fosse um animal á espreita ou um soldado reconhecendo o território. Dirigir não
é só olhar prá frente numa direção só, é ir treinando a
visão;
4º Treine a visão panorâmica
prá olhar prá frente, mas também prá ter visão do que acontece na frente, dos
lados, atrás do seu carro, e também para ver as placas. Tudo bem que isso vem
com o tempo, dirigindo, mas tornar isso significativo logo no começo ajuda
bastante;
5º Uma dica: quando estiver
dando uma caminhada na cidade ou de dentro do ônibus mesmo ou como carona num
carro tente ampliar essa visão, tipo: cadê as placas?Uma diferença entre o
pedestre habilitado e não habilitado é que o pedestre habilitado usa sua visão e
instinto de motorista catando as placas. Na verdade, nos tornamos melhores
pedestres depois de habilitados porque aprendemos a ter visão ampla e a
desconfiar de tudo no trânsito;
6º depois que vc for
começando a procurar as placas de dentro do ônibus ou a pé no caminho até a
autoescola vai perceber que nota as placas com mais facilidade e isso vai ajudar
na aula.
Treinar a visão é tudo.
Visão ampla, visão de soldado na guerra, visão de predador no
trânsito.
Parou na
sinaleira/farol/semáforo? Dá aquela olhadinha pros lados sem esquecer de
controlar o sinal verde. Vão ver que em breve estarão craques.
Bons treinos,
condutores!