Anúncios Adsense para meu ID

Condutores, a postagem de hoje é sobre uma constatação e uma reflexão! A constatação é que a maioria dos motoristas recém-habilitados pensa que dirigir é só colocar o carro em movimento e andar para a frente! Podem ver: o cara acaba de pegar a PPD e na primeira voltinha com o carro depois da permissão para dirigir já quer sair dirigindo por tudo em linha reta e em terreno plano, ignorando alguns pontos: 

1. Carteira de motorista provisória ou definitiva não é atestado de bom motorista seja para quem acabou de sair da autoescola ou para quem dirige há anos!; 

2. O carro não vai só andar para a frente e em linha reta: uma hora você vai ter de pará-lo no farol, sair do farol, vai ter ladeira, vai ter que usar os retrovisores para mudar de faixa, para estacionar, para sair da vaga, vai ter que dar uma ajeitadinha de leve aqui, outra ali. Vai ter que manobrar de ré. E agora?

Por conta dessa ideia, dessa representação e dessa construção de que dirigir é só com o carro em movimento é que acontecem a maior parte dos problemas. Uma hora o cara vai ser exigido a ajeitar o carro na vaga e como ele não deu importância ou não treinou o suficiente essa manobra algo vai dar errado e a pessoa vai se sentir mal, triste, vai querer chorar de raiva, vai destruir a própria autoestima como motorista e como pessoa e pode até deixar de dirigir, abandonar o sonho na gaveta por anos ou pela vida toda! 

Gente, dirigir significa comandar a direção, estar no comando, guiar, conduzir o carro EM QUALQUER SITUAÇÃO! Não é só com o carro andando! Sendo assim, dirigir é manobrar com o carro devagarinho, é entrar numa vaga, é saber ajeitar o carro na vaga, é saber olhar nos retrovisores para entender aonde está a traseira do carro ou a frente dele e fazer a manobra do modo mais correto e seguro!
 
A partir do momento em que entendermos que dirigir também é saber parar o carro e comandá-lo em pequenas manobras a velocidade quase zero, aí sim, nós vamos entender a importância dos treinos, de aperfeiçoar as habilidades, os comandos básicos porque sem comando básico do carro ninguém dirige.  

De que adianta sair no trânsito só se sentindo seguro andando em linha reta e em terreno plano? Isso não é dirigir, condutores, isso é adestramento, isso é ilusão! As chances disso dar errado são enormes porque uma hora seu carro vai parar, você vai ter de reduzir, você vai ter de manobrar, você vai ter de ter controle dos pedais em diferentes situações: com carro parado, andando devagarinho e quase parando, numa curva, numa manobra de ré e em tantas outras manobras que evitamos fazer em rua calma, tranquila, na frente de casa!

DIRIGIR EM LINHA RETA E A ATENÇÃO MOTORA

Condutores, como já falamos aqi no blog, existem 4 tipos de atenção para dirigir: a atenção motora é o tipo de atenção em que o aluno foca só nos movimentos que está fazendo no carro, nos comandos, aí ele deixa de olhar para tudo à sua volta, para o trânsito, fica ali agarrado ao volante como se estivesse preso, pregado, braços duros, musculatura tensa e dolorida. É a síndrome de andar em linha reta. Precisou reduzir tá feito o drama! Precisou parar o carro, frear e sair do farol é o desespero! Porquê? Porque o motorista acha que dirigir é só isso: colocar o carro para andar em linha reta, e não é! Dirigir é mais do que isso!

A atenção difusa é quando conseguimos dirigir, ter atenção motora, mas conseguir olhar tudo que acontece à sua volta no trânsito. A atenção concentrada é quando concentramos nossa atenção num estímulos ou mais estímulos do meio, do trânsito, sem perder a atenção motora. A atenção sustentada é quando conseguimos concentrar a atenção no que estamos fazendo: dirigir, cuidar, dirigir defensivamente, sem se distrair.

SEM TREINO NÃO SE DIRIGE!

Condutores, uma grande verdade: todo mundo foge dos treinos porque pensa que treinando atrasa a aprendizagem. Pensa que já pode fazer tudo de uma vez só porque é habilitado e aprendeu na autoescola. Então, vou lhes contar um segredo: a autoescola ensina só o básico, aperfeiçoar esse básico é com a gente, com os treinos em local calmo e seguro. Outro segredo: PPD ou CNH definitiva não é garantia de saber dirigir! Sabe dirigir quem sabe que os treinos são fundamentais para aperfeiçoarmos os fundamentos.

A todo momento os fundamentos básicos nos vão ser cobrados no trânsito e quem não treinar fundamentos básico (meia embreagem, retrovisores, ré, giro de volante, saber onde está e onde colocar a frente ou traseira do carro, passar marchas, etc....) não vai dirigir. Vai continuar colocando o carro para andar em linha reta pensando que dirige e se expondo a si mesmo e aos outros em riscos desnecessários, a traumas desnecessários, a acidentes por imperícia.

O cara não treina e fica lá se achando um derrotado quando na verdade está se derrotando sozinho por preguiça, falta de paciência ou teimosia para não treinar. Sinto muito, condutores: sem treino, sem aperfeiçoamento, sem vivência nos treinos, sem entender como o carro se comporta ao seu comando e sem aperfeiçoamento desses comandos não tem direção. Isso não é dirigir! 

Dirigir é guiar o carro, é saber conduzi-lo em todas as situações, inclusive parado, quase parando e para isso tem que ter treino, gente!Não existe vantagem em sair andando em linha reta e achar que dirige, pois quando aparecer uma ladeira como fica?Depois não adianta reclamar que esse ou aquele não empresta o carro, não confia em você ou não quer ajudar, pois a pessoa sabe que dirigir não é só andar em linha reta e em terreno plano. 

Por favor, repensem sua representação e seu conceito de dirigir e vamos treinar! Aproveitem as dicas do blog, tenham em mente que o aperfeiçoamento só vem com o comando do carro em qualquer situação e que dirigir também é comandar nosso melhor amigo de lata quase parado!



 
Topo