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Pois é, condutores,
Se vocês pensam que os problemas para estacionar estão relacionados só à falta de treino por conta das dificuldades iniciais, tais como: falta de prática, medo dos outros carros, não querer levar buzinada de motorista apressado, medo de bater no carro que está estacionado e será balizado, saibam que isso é só “café com leite” perto de tudo que envolve estacionar um carro nas ruas das nossas cidades. O problema é maior, mais amplo, e nós, como condutores, precisamos pensar no trânsito como um espaço coletivo, compartilhado. 


Não dá para pensar só no meu carro, na minha rua, na minha vaga de estacionamento, pois o seu carro é só mais um em meio a uma frota de milhões que não pára de crescer todos os dias; a sua rua é só mais uma em meio a uma malha viária apertada, argolada, sufocada, que não dá conta de escoar o trânsito com fluidez e com isso fica mais difícil achar uma vaguinha para estacionar nossos xodós e melhores amigos de lata. O espaço do trânsito é público, é coletivo, é compartilhado, portanto, não é nosso. Nem a CNH é nossa, pois trata-se de uma concessão do Estado para dirigir habilitado pelas vias públicas.

Então tá. Mas como fica o condutor recém-habilitado no meio dessa história? Alguém pensa em quem acabou de tirar a CNH ou está recomeçando a dirigir depois de anos habilitado? Em como esse usuário do trânsito vai estacionar? Não podemos pensar no trânsito como se todo mundo fosse fera em estacionar, como se já nascesse sabendo estacionar ou ignorando as dificuldades que, dependendo como são enfrentadas pelo aluno, podem causar acidentes por imperícia, ou seja, a falta de domínio do carro nas manobras de estacionamento. Pensem nisso quando alguém incentivar a ir treinar no trânsito assim, na cara e na coragem.

Então vamos a um "retrato" do trânsito nas grandes cidades e dos problemas de estacionamento que isso causa:
O último balanço do Denatran aponta que o Brasil fechou 2010 com exatos 64.817.974 veículos registrados.

- Com base nas estatísticas dos Detrans nos Estados até o último dia de 2010, segue o ranking das maiores frotas de veículos registrados por Estado em milhões. E adivinha quem está na frente? O Estado onde eu nasci:
1. São Paulo: 20.745.446 veículos
2. Minas Gerais: 7.095.155
3. Paraná: 5.214.179
4. Rio Grande do Sul: 4.854.442
5. Rio de Janeiro: 5.392.255
6. Santa Catarina 3.451.846
7. Goiás 2.462.848
8. Bahia 2.351.403
9. Pernambuco 1.806.276
10. Ceará 1.743.242
11. Espírito Santo 1.277.682
12. Distrito Federal 1.262.270
13. Mato Grosso 1.190.232
14. Pará 988.534
15. Mato Grosso do Sul 984.670
16. Maranhão 819.577
17. Rio Grande do Norte 743.040
18. Paraíba 714.322
19. Piauí 596.379
20. Rondônia 572.394
21. Amazonas 560.341
22. Alagoas 446.670
23. Sergipe 435.286
24. Tocantins 400.853
25. Acre 154.061
26. Roraima 127.262
27. Amapá 118.027

Esses números significam que a frota está aumentando a cada dia em todas as cidades por uma série de fatores e que nós, motoristas, temos de estacionar nossos carros todos os dias nas ruas. Considerando que estacionar é uma das maiores dificuldades nos primeiros meses depois de habilitado, vamos às dicas para perder o medo de estacionar e evitar acidentes por imperícia.

DICAS PARA SUPERAR O MEDO DE ESTACIONAR

1. Estacionar, assim como todo o ato de dirigir, requer calma, paciência, cuidado e treino para adquirir a prática. Ninguém nasceu sabendo estacionar e pode crer que o melhor motorista que você considera já teve dificuldades, já se entalou todo numa vaga, já pediu ajuda, já ralou a calota no meio-fio.

2. Não tente estacionar no trânsito de verdade sem treinar antes em lugares e ruas calmas, com pouco trânsito: uma das maiores preocupações do blog é a APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DEFENSIVA, ou seja, significativa, que faça sentido, e defensiva, sem riscos desnecessários, com segurança e evitando acidentes. Muitas vezes, o motorista recém habilitado ou com dificuldades para estacionar é incentivado por pessoas da família a ir aprender direto no trânsito com a justificativa de que foi assim que aprenderam. Pois vou dizer uma grande verdade prá vocês: o trânsito NÃO PERDOA ERROS; 1 minuto no trânsito faz a diferença; uma atitude apressada faz a diferença; a precipitação causa acidentes, então, não se exponham a acidentes desnecessariamente por imperícia. 

3. Não cedam às pressões para ir aprender a dirigir no trânsito, sem treinos: tem comentários aqui no blog de pessoas que reclamam que seus maridos, namorados, noivos, parentes e amigos dizem: "prá que carteira se tem que ficar treinando?", ou "você vai ficar quanto tempo da sua vida dirigindo em ruas de bairro?", ou ainda "aprendeu o quê na autoescola?". Antigamente, as pessoas iam aprender direto no trânsito porque era uma prática cultural; a frota de veículos não era tão grande; não tinha tantos problemas de estacionamento, de circulação, de mobilidade e de comportamento humano ao volante. Antigamente os carros não tinham retrovisor até que todo mundo se esbarrava fazendo manobras. Antigamente os carros saiam de fábrica sem cinto de segurança, até que a frota aumentou, o trânsito complicou, as imprudências aumentaram junto com as estatísticas de acidentes graves e mortes; foi só neguinho sair voando pelo pára-brisa e sendo atropelado pelo próprio carro que o cinto se tornou obrigatório para salvar vidas. Pensem nisso.

4. Treinem em ruas calmas, sem carros estacionados. ah, tá, então como eu vou treinar baliza sem carro prá ser balizado? Com criatividade, com bastante segurança, na exata medida da sua dificuldade. Seguem alguns exercícios, dicas e macetes para vencer o medo e as dificuldades de estacionar.

EXERCÍCIOS PARA SUPERAR AS DIFICULDADES PARA ESTACIONAR

1. se for treino de baliza, pare seu carro numa rua calma, paralelo ao meio fio e sem carros estacionados do lado do seu. Calcule, mais ou menos, a distância se tivesse um carro ali. Nesse exercício, o mais importante é treinar as olhadas no espelho retrovisor e a aproximação da traseira do carro do meio fio. Quanto mais você treinar esses fundamentos, mais segurança emocional e habilidade prática vai adquirir. Não se importe com os comentários dos outros, o mais importante é você dominar os fundamentos com esse treino seguro, sem riscos, sem quase nenhuma velocidade.

2. Essa é uma dica universal para a baliza em qualquer lugar: você tem que ter toda atenção na aproximação da quina da traseira do carro próximo ao meio-fio olhando sempre pelo retrovisor direito (se vai estacionar do lado do carona) ou o retrovisor do lado do motorista (se a vaga é desse lado). Quando a gente olha pelo retrovisor, temos a impressão de que vai bater, mas lembrem-se que a imagem do espelho é convexa e engana: parece mais próximo, mas está mais longe. Vejam as imagens:


É essa imagem que vocês terão que ver no retrovisor na hora de fazer a baliza. Notem o ânguilo que o meio-fio faz com a quina da traseira do carro. Agora vejam, conforme a gente vai se aproximando do meio-fio, como esse ângulo diminui, fica mais fechado. 


Parece que vai bater no meio-fio, né? Mas é só impressão. Na hora que você atinge essa imagem pelo retrovisor no treino de baliza, então é hora de desvirar todo o volante e alinhar o carro na vaga. Só desvira que ele se ajeita sozinho, bem pertinho do meio-feio, mas sem bater. Vejam o resultado:


Estão vendo que maravilha? É só alinhar as rodas e o carro está bem estacionadinho.

Mas tem que treinar antes, pessoal. Não dá prá ir treinar a aproximação do meio-fio com calma, devagarinho, analisando e ajeitando o carro até pegar a manha direto no trânsito, né? Isso é imprudência e a imperícia pode resultar em acidentes.

A frota pode estar aumentando, pode ter mais carros nas ruas, pode ter menos vagas para estacionar, mas fazendo os treinos certinho a gente estaciona belezinha, com segurança, com responsabilidade.

Não esqueçam: aprendizagem significativa e defensiva sempre!

Bons treinos, meus multiplicadores da direção defensiva!



 
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