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Bom dia, condutores,
essa postagem foi sugestão da Carina, leitora do blog lá na plataforma UOL e na página oficial no Facebook. A dúvida da Carina é em como proceder para agir defensivamente quando tem óleo na pista. 

Primeiro, vamos identificar as origens do problema, ou seja, em quais condições o óleo pode ser derramado na pista? Depois, vamos assistir um vídeo que vai mostrar prá vocês as reais dificuldades quando se trafega numa pista com óleo e quais os cuidados que o motorista deve tomar para evitar acidentes. 

O QUE CAUSA O VAZAMENTO DE ÓLEO NA PISTA? 

Dependendo da quantidade de óleo derramada na pista as causas podem ser:

a) Acidentais: nos casos de acidente de trânsito em que o impacto da batida arrebenta o cárter (reservatório ou bujãozinho de óleo);

b) Derramamento de carga de óleo na via por conta de carga mal amarrada ou acondicionada (isso dá multa);

c) Falta de manutenção preventiva no veículo. Nestes casos, as causas do derramamento de óleo podem ser:

1. Motor que superaquece e funde, causando o rompimento das mangueiras de óleo;

2. Vazamento de muito tempo na junta do cárter (junta que veda as partes do bujãozinho de óleo embaixo do carro);

3. Vazamento de óleo do(s) amortecedor(es);

4. Vazamentos em retentores do motor (pecinhas com a finalidade de evitar vazamentos);

5. Vazamento nas mangueiras de óleo de freio (neste caso percebe-se a roda do carro melada de óleo ou poças na garagem);

6. Entupimento no sistema de respiro do motor;

7. Demora para trocar o óleo no período indicado: o óleo queimado acumula, fica mais espesso, causa borras e vazamentos;

Condutores, vejam as cenas desse filme: não é montagem. Embora o derramamento de óleo não tenha sido no Brasil, basta uma pesquisa rápida no Google para aparecer centenas de ocorrências de acidentes graves por conta de derramamento de óleo na pista. 

Independente da causa, o derramamento de óleo chega a ser pior do que a aquaplanagem porque quando se trata de poças de água na pista torna-se mais fácil recuperar o comando do carro porque a água não é viscosa nem densa como o óleo. Vamos ao vídeo: 


DIREÇÃO DEFENSIVA: O QUE FAZER

Na prática, a presença de óleo na pista se assemelha ao que acontece na aquaplanagem: forma-se uma lâmina de líquido entre o pneu e o asfalto e faz com que os pneus percam o atrito e a aderência com o solo. No caso da água, ela preenche os sulcos dos pneus, fazem com que uma das rodas dianteiras recuperem a tração antes da outra e faça o motorista perder o controle do carro. Neste momento o carro fica bobo, solto, a direção fica molinha, levinha demais e sem controle. 

No caso do óleo, por ser mais viscoso ele adere por mais tempo nos sulcos dos pneus e mesmo depois de ter passado da poça, ainda compromete a aderência dos pneus e potencializa o risco de acidentes. 

1. Trafegando por uma pista ao ser surpreendido por uma poça de óleo não freie bruscamente: freie gradualmente antes de entrar na mancha ou poça de óleo, com firmeza, mas sem ser brusco. Nada de freadas súbitas atolando os pés no freio;

2. Depois de frear gradualmente diminua uma ou mais marchas antes de entrar na mancha ou poça de óleo para ajudar a baixar a velocidade do carro mais rápido e com segurança;

3. Nunca freie em cima de uma poça de óleo, pois o líquido é viscoso, vai entranhar nos sulcos dos pneus e eles vão perder o atrito com o solo; a lâmina de óleo que seforma entre o pneu e o asfalto vai fazer a direção ficar solta, sem controle e se frear as rodas vão travar, o carro vai jogar para o lado e ficar sem controle;

4. Caso você não tenha percebido antes a mancha ou poça de óleo e se for inevitável ter de passar por ela, mantenha-se na marcha e velocidade em que está e não pise em nenhum pedal. Lembre-se: se frear trava as rodas e o carro fica sem controle; se pisar na embreagem para baixar marcha o carro vai ficar mais solto e bobo ainda;

5. Quando estiver passando pelo óleo na pista não pise em nenhum pedal (essa manobra é segura porque o carro vai estar engrenado na marcha); jamais coloque em ponto morto em qualquer situação com o carro andando, ainda mais passando por uma poça de água ou óleo e mantenha as duas mãos firmes no volante tentando manter as rodas do carro retas na posição em que estava antes de entrar na poça de óleo;

6. se o carro jogar para o lado não tente ajeitar no volante porque ele não vai responder: o volante fica bobo, soltinho, sem resposta e girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem ainda mais soltas, com grandes chances do carro rodar na pista;

7. Avistando uma poça ou mancha de óleo antes de entrar nela, freie ainda na parte seca da pista, diminua uma ou mais marchas para tentar parar o carro e desviar do perigo. Ligue o pisca-alerta para avisar os motoristas de trás.
8. Se puder desviar da poça de óleo, melhor ainda, nem que isso te custe fazer um trajeto maior. Só quem já passou por isso sabe a sensação de impotência e de falta de domínio do carro. 

Condutores, dirigir sóbrio, atento a tudo e sempre alerta faz toda a diferença nessas e em outras situações no trânsito.

Faça as manutenções preventivas do seu carro na data agendada ou informada pelo mecânico de sua confiança e mesmo que não entenda nada de mecânica, de vez em quando abra o capô, agache-se e procure por vazamentos embaixo do carro e nas rodas. Se tiver manchas de graxa nas rodas ou calotas isso é sinal de rolamento estourado e tem de trocar o mais rápido possível. 

Se você constatar qualquer mancha de água ou óleo saindo do motor, mecânico urgente!

Direção defensiva é isso: cuidar bem do nosso carro para evitar riscos desnecessários e saber o que fazer para agir defensivamente nesses casos!

 
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