Bom dia, condutores,
essa postagem foi sugestão da Carina, leitora do
blog lá na plataforma UOL e na página oficial no Facebook. A dúvida da
Carina é em como proceder para agir defensivamente quando tem óleo na pista.
Primeiro, vamos identificar as origens do problema, ou seja, em quais condições
o óleo pode ser derramado na pista? Depois, vamos assistir um vídeo que vai
mostrar prá vocês as reais dificuldades quando se trafega numa pista com óleo e
quais os cuidados que o motorista deve tomar para evitar acidentes.
O QUE CAUSA O VAZAMENTO DE ÓLEO NA PISTA?
Dependendo da quantidade de óleo derramada na
pista as causas podem ser:
a) Acidentais: nos casos de acidente de trânsito
em que o impacto da batida arrebenta o cárter (reservatório ou bujãozinho de
óleo);
b) Derramamento de carga de óleo na via por
conta de carga mal amarrada ou acondicionada (isso dá multa);
c) Falta de manutenção preventiva no veículo.
Nestes casos, as causas do derramamento de óleo podem ser:
1. Motor que superaquece e funde, causando o
rompimento das mangueiras de óleo;
2. Vazamento de muito tempo na junta do cárter
(junta que veda as partes do bujãozinho de óleo embaixo do
carro);
3. Vazamento de óleo do(s)
amortecedor(es);
4. Vazamentos em retentores do motor (pecinhas
com a finalidade de evitar vazamentos);
5. Vazamento nas mangueiras de óleo de freio
(neste caso percebe-se a roda do carro melada de óleo ou poças na
garagem);
6. Entupimento no sistema de respiro do
motor;
7. Demora para trocar o óleo no período
indicado: o óleo queimado acumula, fica mais espesso, causa borras e
vazamentos;
Condutores, vejam as cenas desse filme: não é
montagem. Embora o derramamento de óleo não tenha sido no Brasil, basta uma
pesquisa rápida no Google para aparecer centenas de ocorrências de acidentes
graves por conta de derramamento de óleo na pista.
Independente da causa, o
derramamento de óleo chega a ser pior do que a aquaplanagem porque quando se
trata de poças de água na pista torna-se mais fácil recuperar o comando do carro
porque a água não é viscosa nem densa como o óleo. Vamos ao vídeo:
DIREÇÃO DEFENSIVA: O QUE
FAZER
Na prática, a presença de óleo na pista se
assemelha ao que acontece na aquaplanagem: forma-se uma lâmina de líquido entre
o pneu e o asfalto e faz com que os pneus percam o atrito e a aderência com o
solo. No caso da água, ela preenche os sulcos dos pneus, fazem com que uma das
rodas dianteiras recuperem a tração antes da outra e faça o motorista perder o
controle do carro. Neste momento o carro fica bobo, solto, a direção fica
molinha, levinha demais e sem controle.
No caso do óleo, por ser mais viscoso ele adere
por mais tempo nos sulcos dos pneus e mesmo depois de ter passado da poça, ainda
compromete a aderência dos pneus e potencializa o risco de acidentes.
1. Trafegando por uma pista ao ser surpreendido
por uma poça de óleo não freie bruscamente: freie gradualmente antes de entrar
na mancha ou poça de óleo, com firmeza, mas sem ser brusco. Nada de freadas
súbitas atolando os pés no freio;
2. Depois de frear gradualmente diminua uma ou
mais marchas antes de entrar na mancha ou poça de óleo para ajudar a baixar a
velocidade do carro mais rápido e com segurança;
3. Nunca freie em cima de uma poça de óleo, pois
o líquido é viscoso, vai entranhar nos sulcos dos pneus e eles vão perder o
atrito com o solo; a lâmina de óleo que seforma entre o pneu e o asfalto vai
fazer a direção ficar solta, sem controle e se frear as rodas vão travar, o
carro vai jogar para o lado e ficar sem controle;
4. Caso você não tenha percebido antes a mancha
ou poça de óleo e se for inevitável ter de passar por ela, mantenha-se na marcha
e velocidade em que está e não pise em nenhum pedal. Lembre-se: se frear trava
as rodas e o carro fica sem controle; se pisar na embreagem para baixar marcha o
carro vai ficar mais solto e bobo ainda;
5. Quando estiver passando pelo óleo na pista
não pise em nenhum pedal (essa manobra é segura porque o carro vai estar
engrenado na marcha); jamais coloque em ponto morto em qualquer situação com o
carro andando, ainda mais passando por uma poça de água ou óleo e mantenha as
duas mãos firmes no volante tentando manter as rodas do carro retas na posição
em que estava antes de entrar na poça de óleo;
6. se o carro jogar para o lado não tente
ajeitar no volante porque ele não vai responder: o volante fica bobo, soltinho,
sem resposta e girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem
ainda mais soltas, com grandes chances do carro rodar na
pista;
7. Avistando uma poça ou mancha de óleo antes de
entrar nela, freie ainda na parte seca da pista, diminua uma ou mais marchas
para tentar parar o carro e desviar do perigo. Ligue o pisca-alerta para avisar
os motoristas de trás.
8. Se puder desviar da poça de óleo, melhor
ainda, nem que isso te custe fazer um trajeto maior. Só quem já passou por isso
sabe a sensação de impotência e de falta de domínio do carro.
Condutores, dirigir sóbrio, atento a tudo e
sempre alerta faz toda a diferença nessas e em outras situações no
trânsito.
Faça as manutenções preventivas do seu carro na
data agendada ou informada pelo mecânico de sua confiança e mesmo que não
entenda nada de mecânica, de vez em quando abra o capô, agache-se e procure por
vazamentos embaixo do carro e nas rodas. Se tiver manchas de graxa nas rodas ou
calotas isso é sinal de rolamento estourado e tem de trocar o mais rápido
possível.
Se você constatar qualquer mancha de água ou
óleo saindo do motor, mecânico urgente!
Direção defensiva é isso: cuidar bem do nosso
carro para evitar riscos desnecessários e saber o que fazer para agir
defensivamente nesses casos!