Dirigir em rodovias tem lá as suas vantagens
sobre dirigir na cidade: muda-se menos de marcha, a velocidade é constante, não
tem sinaleiras, mas, por outro lado, dirigimos entre caminhões, carretas, temos
de dar mais distância do carro da frente e redobrar os cuidados. Na autoescola
os instrutores dizem que quem dirige na cidade, dirige na BR. Vamos à algumas
perguntas que podemos nos fazer para saber se estamos preparados para pegar a
BR. O momento certo só o próprio condutor é quem sabe:
1. Conheço o trajeto que vou fazer? pesquise antes no Google Earth
e Google Maps, peça dicas a motoristas mais experientes sobre trechos
específicos onde tem serra, subida, descda, pedágios,
etc.
2. Eu domino bem os comandos básicos do carro
como meia embreagem, parada em subida com um monte de carros atrás? Como fico
nas situações sob pressão, em um engarafamento, por exemplo? Calmo? Tenso? Tenho
controle emocional diante dessa
situação?
3. Como vou me sentir se tiver um engarrafamento e um monte de
carro do meu lado? Vou lidar bem com essa situação? Vou me apavorar? Vou prestar
atenção nos carros da frente mantendo a distância de
segurança?
4. Como vou me comportar nos cruzamentos? Vou
redobrar a atenção? Vou ter a calma necessária para observar bem todas as
situações e sair com segurança?
Dirigir em rodovias no
final de semana pode ajudar nas primeiras experiências com troca de marchas,
paradas, reduções, distância de segurança dos carros da frente, sinalização,
etc...
Se
estiver a 70km/h dê 70 metros de distância do carro frente, 80km/h 80 metros de
distância e assim por
diante.
Evite as ultrapassagens no começo e se algupem quiser passar, vá
mais para a direita e mantenha a velocidade constante ou mesmo diminua para
facilitar a vida do outro
condutor.
Sinalize tudo com antecedência, relaxe a
musculatura e curta o prazer de dirigir, massempre atento a tudo que acontece na
rodovia.
Tudo é questão de treino,
de prática, de manter a calma e o controle emocional, e, claro, dominar os
fundamentos básicos do carro como a meia embreagem e saídas em subidas caso
pegue o trânsito parado na
rodovia.