APRENDER A CONHECER O CARRO QUANDO ELE PEDE
MARCHA MAIS ALTA OU MAIS BAIXA
Condutores, eu sempre digo uma coisa que é bem
certeira: todo motorista tem que aprender a ouvir o seu carro, a conhecer o seu
carro, aprender a se comunicar com o carro, porque o carro sempre avisa quando
vai dar problema ou quando está pedindo marcha mais alta ou mais baixa.
Se você
quer ser motorista mesmo, de verdade, vai ter que ter o seu carro como o melhor
amigo. Um não pode deixar o outro na mão. Um tem que entender o que o outro quer
e espera dele.
Tá bom, o carro é um objeto inanimado, um
amontoado de lata, ferro, mangueiras e fios, mas ele tem vida, ele fala com a
gente. Se o teu carro te deixou na mão no meio da rua é porque, provavelmente,
ele já vinha dando sinais de que algo estava errado, mas você não conseguiu
identificar.
Acabou a bateria? quantas vezes o teu carro demorou para pegar,
falhou na partida, morreu do nada e você não entendeu porque ele continuava
andando? Com as marchas é igual: o carro responde, avisa e até berra ou fica
pesadão se estamos andando na marcha errada. Vamos aos
exemplos:
Uma dica bem legal que funciona para entender a
relação entre marcha e velocidade é como se você usasse a lista que vamos postar como uma
espécie de tabelinha, pelo menos no começo da aprendizagem de troca de marchas.
Mais tarde, quando dominarem as marchas e aprenderem a se entender com o carro
vão descobrir exatamente o que ele pede de vocês.
MARCHA BAIXA É MAIS PESADA
Marcha mais baixa, carro mais pesado e mais fácil de controlar.
Marcha mais alta, carro mais leve e mais difícil de controlar devido à velocidade.
Em carros 1.0 geralmente a relação entre as marchas ideais e as velocidades certas são as seguintes:
Marcha a ré: só para manobrar o carro em pequenas distâncias. É a marcha mais pesada do carro.
1ª marcha: só para sair com o carro. Velocidade máxima dessa marcha é até 20km/h
2ª marcha: de 20km/h até 40km/h
3ª marcha: de 40km/h até 60km/h
4ª marcha: de 60km/h a 70km/h
5ª marcha: de 70km/h em diante
É a velocidade em que o carro está que vai dizer se você está na marcha certa ou não, ok condutores?
Agora aprendam a identificar alguns sinais do carro quando ele pede marcha mais alta ou mais baixa.
CARRO FICA PESADO E O MOTOR BERRA: ESTÁ PEDINDO
MARCHA MAIS ALTA:
Digamos que você acabou de sair com o teu carro.
Olhando na tabelinha da relação entre marcha e velocidade você vai ver que a
primeira marcha do carro só aguenta velocidade até 20km/h. O que acontece é que
se vc continuar acelerando e demorar prá passar a 2ª marcha o motor vai berrar,
vai fazer um barulhão: ou seja, é o carro pedindo marcha mais alta.
Numa outra situação, se você está rodando de 3ª
marcha, cuja faixa de velocidade é entre 40 e 50km/h, mas tem medo de colocar
marcha mais alta e continua acelerando o carro vai parecer pesadão, amarrado,
você pisa no acelerador prá ele andar mais depressa e nada. Daqui a pouco o
motor começa a berrar pedindo marcha.
Nesse momento, você estará andando
devagar, mas o carro vai estar gastão, vai consumir bem mais combustível, sem
falar que estará danificando o motor, pois ele estará sendo exigido demais. Ou
seja, o limite do motor em 3ª marcha é até 50km/h e se você exigir mais dele
nessa marcha o motor berra. Este princípio vale para todas as outras marchas
porque nunca devemos exigir mais velocidade do carro além daquela faixa de
velocidade ideal para cada marcha.
O CARRO FICA DEVAGAR, MAIS PESADÃO, DÁ SOCOS E
PARECE QUE VAI PARAR: CARRO PEDINDO MARCHA MAIS BAIXA:
Vamos supor que você já conseguiu chegar à
velocidade de 4ª marcha, que olhando na tabela/lista lá em cima da postagem,
indica que o carro deve rodar entre 50 e 65km/h. Mas digamos que por algum
motivo você teve de reduzir a velocidade seja porque tem uma fila de carros
andando devagar na frente, porque o semáforo vai fechar ou porque tem que fazer
uma conversão entrando numa rua. Nessa situação, se você apenas aliviar o pé do
acelerador é claro que velocidade vai baixar. Mas e a marcha? Lembra que ela
está em 4ª? Que é uma marcha ALTA? Que só deve ser usada para velocidades entre
50 e 65 kmh?
O que vai acontecer se você apenas aliviar o pé
do acelerador para baixar a velocidade e ainda estiver em 4ª marcha é que o
carro vai ficar pesadão: você vai pisar no acelerador até o fundo, gastar
gasolina à toa e o carro não vai responder. Se a velocidade baixar muito, mas
você não reduzir a marcha ele vai corcoviar, dar socos, o motor vai parecer que
está falhando. Se estiver numa rua com subida ou desnível o carro pode até
morrer e voltar. Então o que fazer nessa situação?
Se vc está de 4ª marcha entre 50 e 65km/h e
reduziu a velocidade para uns 30 km/h, por exemplo, se consultarmos a tabela de
velocidade para cada tipo de marcha o que vamos encontrar? Que é a velocidade
ideal para quem roda em 2ª marcha, não é? Então, vc tem que pisar fundo na
embreagem e passar a 2ª marcha direto. E pode? pode. E deve. Não tem problema
algum em reduzir marchas pulando uma ou mais, o que não pode é aumentar marcha
pulando uma que aí danifica a transmissão do carro.
PASSO A 1ª E ENTRA A 3ª MARCHA; PASSO A 2ª E
ENTRA A 4ª:
Pessoal, isso é super comum de acontecer no
início da aprendizagem seja nas aulas de direção na autoescola ou depois que já
estamos habilitados, dirigindo sozinhos. E vou explicar porque acontece: no
começo, quando ainda estamos aprendendo não temos a prática, a manha e a
habilidade do motorista experiente. E não temos, principalmente, a calma e a
tranquilidade que vem da segurança de quem já dirige a mais tempo. Por isso é
que tendemos a mudar a marcha meio rápido demais, com um pouquinho mais de
força, e é aonde passa a 1ª e entra a 3ª, onde passa a 2ª e entra a 4ª, onde
passa a terceira e entra a quinta. Vamos ver na figura abaixo o que está por
trás da alavanca de marchas e como é que funciona o engate de cada uma delas.
Pessoal, esse aí é o esquema de uma alavanca de
marchas do Fiat Uno, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para os outros
carros. Basicamente, existe duas molas centralizadoras na horizontal entre uma
marcha e outra que tem a missão de fazer com que a alavanca de marchas engate a
marcha certa.
Para engatar a primeira marcha tem que empurrar a alavanca para a
esquerda e depois para a frente. Se não fazemos isso e passamos a marcha com
muita força, a mola, que é sensível, vai fazer engatar a terceira.
Então, não precisamos passar as marchas com
muita força na alavanca de marchas: basta que façamos com que a alavanca passe
pelo ponto morto ou neutro e apenas demos um toquinho suave, segurando a
alavanca com se estivesseos segurando o bracinho de um bebê, entendem? Firme,
mas com suavidade. Pronto, acabaram os problemas. Se a alavanca arranhar na
passagem da marcha, verifique se você pisou certinho na embreagem até o fundo.
Agora que vocês já sabem a faixa de velocidade
ideal para cada tipo de marcha, já sabem que tem de mover a alavanca suavemente
e os principais problemas que dá na passagem da marcha é só treinar, praticar.
Não adianta ler e achar que aprendeu: tem que praticar para dominar mais essa
dificuldade. Dominando, vocês vão ficar mais seguros, mas calmos, mais
tranquilos e dirigir vai ficar muito mais gostoso e econômico. Bons treinos, condutores!