Condutores,
quem conhece o meu trabalho sabe que sou contra o adestramento dos alunos na autoescola e visceralmente contrária à essa coisa de ensinar o aluno com receitinhas de baliza, marcações nos vidros, risquinhas, botolotinhas, etc. e tal.
E sabem porquê sou contra? Porque o cara tem que aprender a fazer baliza para o dia a dia. O examinador não examina o aluno para saber como ele vai dirigir no dia a dia? Então, tem que ser assim com a baliza também!
Porque no dia a dia a gente não fica contando voltinha: ou o cara sabe o ponto universal que lhe dá a referência para todo tipo de baliza ou ele não aprendeu baliza direito na autoescola e muito menos oara as situações cotidianas.
Então, vamos às dicas com sequência de fotos para vcs entenderem melhor, ok?
OS PONTOS DE REFERÊNCIA UNIVERSAIS DA BALIZA
Condutores, são 3 os pontos universais de qualquer baliza:
1. alinhar traseira com traseira;
2. seu retrovisor de fora passando por trás da traseira do carro a ser balizado
3. Procurar no retrovisor do lado da vaga o ângulo que a quina da traseira do seu carro faz com o meio fio.
Vamos ver isso com fotos!
Vejam nessa foto abaixo que os pauzinhos amarelos simbolizam a frente e a traseira dos carros a serem balizados!
O número 1 em vermelho simboliza a frente do carro que estará estacionado atrás do seu carro depois de balizado e o número 2 em verde simboliza a traseira do carro da frente que vc vai balizar. Imaginem 2 carros aí deixando uma vaga no meio para você, ok?
O pauzinho da frente, esse amarelinho aí da foto, simboliza a traseira do carro que vc balizar, ou seja, a traseira do carro à sua frente. Tem instrutor que fica tão preocupado em adestrar o aluno que esquece de dizer para o aluno imaginar em vez desse pauzinho a traseira de um carro!
Prestem bastante atenção aqui: Tudo o que vc tem de fazer é girar todo o volante para o lado de fora da vaga: olhe a foto e imagine virando o volante para a esquerda (fora da vaga)! Com isso a traseira entra para a direita, na direção do meio fio. vc vai estacionar à direita, certo? Então gire todo o volante para a esquerda até que o retrovisor do carro carro passe por detrás do pauzinho à direita. Acompanhem na foto, gente!
Então, vire todo o volante para o lado contrário do que virou antes, ou seja, vire todo o volante para o lado direito, para dentro da vaga. Com isso vc vai trazer a cara do carro para alinhar com o meio fio.
Nessa hora você vai olhar no seu retrovisor direito, o do lado da vaga e procurar a imagem da foto de baixo. Nela substituimos o pauzinho por um carro de verdade (vermelho).
Procure no seu retrovisor o exato ponto em que a quina da traseira do seu carro encosta com o meio fio como na foto acima. ATENÇÃO! Não é a roda que encosta, gente! É a quina da traseira do seu carro, ok? Ainda falta muito para a roda encostar!
Quando achar esse ponto continue a puxar a cara do carro na mesma posição em que estava o volante.
Vejam na foto de cima que na hora em que vc achou o ângulo o carro vai estar mais ou menos assim (como na foto) e então é só puxar a cara do carro até que a quina do capô suma do ângulo que faz com o meio fio e o carro esteja alinhado.
O resultado vai ser esse da foto abaixo:
O carro vai estar alinhado com o meio fio e em vez da quina do capô fazendo ângulo com o meio fio vc vai ver um corredor, uma paralela perfeita que se forma entre o meio fio e o seu carro. Pronto, tá feita a baliza!
Tudo é treino, condutores.
Só treino!
Tem que pegar o carro e ir lá fazer para que a aprendizagem se torne significativa.
Pegou esses 3 pontos de referência universais (1. traseira com traseira; 2. seu retrovisor do lado da vaga passando por trás da traseira do carro da frente; 3. achar o ângulo da quina da traseira com o meio fio) faz qualquer tipo de baliza em que caiba um carro.
Bons treinos, condutores!