Condutores, quantas vezes vocês já tentaram subir um morrinho ou uma subidinha leve e o carro começou a perder força ou mesmo morreu?
Vocês sabem porque isso acontece?
Por quê acelerar no terreno plano é diferente de acelerar em aclives
ou subidas?
No terreno plano basta um toquinho, como se estivesse
pisando numa casquinha de ovo, que o acelerador responde bem.
Numa
subida a força da gravidade empurra o carro para baixo, exerce força,
entendem?
Isso requer um pouquinho mais de energia na pisada do
acelerador para compensar a força da gravidade.
Não é pisar demais, mas
sentir a sensibilidade do pedal para controlar o carro com a força
necessária e impedir que ele perca força na subida.
Subindo morro ou aclive acentuado em 1ª marcha, acelerem até 20km/h e mantenham ou graduem a pisada sobre o acelerador para manter a velocidade de subida.
Subindo em 2ª marcha, acelerem entre 20 e 40km/h de acordo com a exigência de velocidade para subir numa boa.
Só mudem a marcha depois que passarem a subida e começarem a trafegar em terreno plano, ok?