É
aquilo que eu digo: é mais fácil ensinar a embreagem a partir do ponto
em que o carro se move do que o ponto em que o carro morre, mas muitos instrutores ainda insistem naquela prática tradicional e mais complicada de ensinar a achar o ponto de embreagem assim que o volante começa a tremer.
Como o aluno ainda tem dificuldades para desenvolver a sensibilidade necessária para sentir os pedais e também para graduar as pisadas e buscar o ponto certo, é natural que fiquem esperando o carro se tremer inteiro. E é aí onde o carro morre: porque ficam se "treinando", se "programando" para a tremedeira e a morrida do carro.
Para quem
está começando a dirigir e só aprendeu no carro da autoescola, vai
sentir uma
diferença enorme em relação aos outros carros na hora de achar o ponto de embreagem e isso é perfeitamente
normal. Os carros de autoescola são de frotas novas, sistema de
embreagem novo sem muito desgaste e tudo isso influencia na hora de
achar o ponto de saída do carro. Além disso, com a tecnologia moderna dos carros hoje em dia, tem muito instrutor que não se tocou ainda que os carros nem trepidam mais.
Nem
todo carro trepida e para um aluno de autoescola ou motorista
recém-habilitado, é normal que espere o carro se tremer todo. Procurem o
ponto em que o carro começa a andar, que é bem diferente em todos os
carros. Mas, todo carro tem o ponto certo em
que começa a se mover.
EXERCÍCIOS
Primeiramente:
1. Se tranquilizem, tentem conter a
tensão, relaxem a musculatura do corpo e das pernas para ter melhor
sensibilidade na leitura dos pedais.
2. Assim
que você afundar o pé na embreagem para passar a primeira marcha em
terreno bem plano, vá trazendo o pé da embreagem bem devagarinho mesmo
até o meio;
3. Observem que vai ter uma hora, um momento, em que o pedal da
embreagem vai segurar o carro paradinho, mas também um momento em que
mudando pouquinha coisa a pisada, soltando mais embreagem aos poucos, o
carro vai começar a se mover; em qualquer carro é assim!
4. Nesse momento,
mantenha o pé da embreagem onde está e pise no freio;
5. Agora faça a
seguinte brincadeira: solte o freio e sinta o carro se mover, depois
pisa no freio de novo e vai fazendo isso até sentir controle sobre o
carro. Nunca mais vc perde o ponto.
Este é o primeiro exercício em terreno plano para dominar o carro em ladeiras.
Agora vamos começar a terapia do TBC: tirar a buzanfa da cadeira, ir lá fora, pegar o carro e começar a dominá-lo de uma vez por todas.
Lembrem-se: quase sem velocidade, em local plano, só de primeira marcha e andando pouquinha coisa mesmo, só para pegar a manha do carro não morrer mais!