Postagem feita a partir da palestra de formação apresentada no Centro de Formação de Instrutores de Trânsito Interlagos, em Várzea Grande, no Mato Grosso, e em outras palestras e cursos de formação pelo Brasil pela educadora de trânsito, Márcia Pontes.
PRINCIPAIS DESCUIDOS DOS INSTRUTORES
- Fumar, comer e ingerir algum tipo de bebida durante as aulas. Água, suco ou refrigerante que seja, isso não é certo, não é ético;
- Usar o celular durante as aulas, se distrair conversando, enviando SMS, interagindo no Facebook e o aluno lá, com cara de pastel, ele que se vire;
- Ligar o rádio do carro durante a aula e, se a música for boa, aumentar o som, distraindo ainda mais o aluno e sem ensiná-lo a ouvir e valorizar os sons do trânsito;
- Falar mal dos outros instrutores, do CFC onde trabalha, dos donos do CFC e da própria profissão;
- Flertar e envolver-se emocionalmente com os(as) alunos(as);
- Ficar irritado com o aluno que deixa o carro morrer o tempo todo e passar a pisar nos pedais por ele;
- Provocar ou responder as provocações de outros motoristas durante a aula ensinando ao aluno tudo o que não se deve fazer;
- Discutir com os candidatos;
- Impor e não propor;
- Fazer piada e chacota com os erros e comportamentos dos alunos;
- Fazer comparações entre os alunos;
- Ficar fora do carro conversando com outras pessoas sem orientar o candidato;
- Falta de pontualidade;
- Falta de manutenção e limpeza do veículo de aprendizagem;
- Alterar os trajetos nas aulas para resolver assuntos pessoais e deixar o aluno esperando;
- Não cumprir com a carga horária das aulas;
- Ser irônico, ríspido, debochado, fazer cara feia e gritar com o aluno não importa se são mais novos e até senhoras.
SUGESTÕES
- Seja calmo, paciente, não grite, não seja
ríspido ou irônico com o aluno;
- Evite comentários negativos e pejorativos;
- Não faça comentários pessoais;
- Elogie
a cada acerto do aluno;
- Tente dizer a mesma coisa de forma diferente;
- Não imponha, proponha!
- Ajude seu aluno a pensar e a buscar soluções
diferentes para o mesmo problema;
- Trabalhe a autonomia com os seus alunos.
TORNE-SE UM INSTRUTOR INESQUECÍVEL PARA OS SEUS ALUNOS: O MELHOR EXEMPLO DE INSTRUTOR E DE MOTORISTA QUE ELES CONHECEM!